O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Alexsandra Baptista Diogenes

Seguro de condomínio

Por Alexsandra Baptista Diogenes
34 dias

Algum seguro de condomínio cobre terceiros fora do condomínio?
Uma árvore do condomínio caiu no telhado da casa do vizinho, e nosso corretor falou que nenhum seguro cobre as áreas externas

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
34 dias

Boa tarde! Não é que não cobre, precisa observar o que foi contratado isso está na apólice do seguro,o que não pode é não contratar e achar que tem este direito.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Shelter Corretora de Seguros
Shelter Corretora de Seguros respondeu
34 dias

Prezada Alexsandra, boa tarde.

Embora o seguro patrimonial obrigatório não cubra instalações que não pertençam condomínio - como por exemplo instalações externas, a garantia de responsabilidade civil condomínio - muito comum na maioria dos seguros prediais, indeniza, sim, danos a terceiros, mesmo que os bens atingidos estejam fora do perímetro do local do risco.

No nosso entendimento, o que faltou seu corretor informar é que danos causados a bens de terceiros, quando em decorrência de caso fortuito ou força maior - ex: queda de árvores do condomínio em razão da força do vento, excluem a responsabilidade do condomínio, conforme previsto no Código Civil.

A questão a levantar é se o seguro predial incluiu cobertura de responsabilidade civil ou não, e, caso positivo, se a dinâmica do acidente teve ou não como componente causador do dano um vendaval - excludente de responsabilidade civil.

Se há cobertura de responsabilidade civil na apólice, e se a queda da árvore se deu por omissão ou negligência do condomínio na manutenção e/ou poda da mesma, cabe, sim cobertura à reclamação de danos causados a imóveis vizinhos. Esta cobertura não possui franquia, de modo que o ressarcimento é de 100% dos prejuízos apurados.

Atenciosamente,
Pedro Bento Carlos Neto
(Moderador homologado – Canal Tira-Dúvidas SíndicoNet)
Shelter Corretora de Seguros
www.shelter.com.br

Versatile Corretora de Seguros
Versatile Corretora de Seguros respondeu
34 dias

Boa tarde, Alexsandra!

Dependendo das coberturas contratadas e das particularidades da ocorrência, pode haver sim amparo na Apólice de Seguro do Condomínio. Sendo assim, nós gostaríamos de deixar uma recomendação: faça a comunicação do sinistro e deixe a seguradora avaliar o caso, pois mesmo que ela recuse, será emitida uma carta com os motivos da negativa e você poderá apresentá-la em uma possível tratativa com o proprietário da casa afetada.

A comunicação do sinistro pode ser feita tanto através do corretor detentor da Apólice, quanto pelo próprio segurado, diretamente na central de atendimento da seguradora.

Atenciosamente,

Thiago Silva
(21) 3088-8810
www.versatile.com.br

Pivatto e Franco Corretora de Seguros

É preciso ver a sua apólice.

Em geral, o RCF deveria cobrir, mas algumas seguradoras têm cláusulas de exclusão de responsabilidade.

Se você quiser, posso analisar sua apólice sem compromisso.

William Franco de Lima
Pivatto e Franco Corretora de Seguros
www.pivattoefranco.com.br - (11) 3744-2335

HGN Corretora de Seguros
HGN Corretora de Seguros respondeu
32 dias

A GARANTIA DE RESPONSABILIDADE CIVIL DO SEGURO DE CONDOMÍNIO TEM O OBJETIVO DE COBRIR DANOS CAUSADOS À TERCEIROS, POR CULPA OU RESPONSABILIDADE DO CONDOMÍNIO.

VEJA ABAIXO, POR EXEMPLO, O QUE PREVÊ O CONTRATO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL GERAL DA CHUBB SEGUROS:

"4 - OBJETIVO DO SEGURO
4.1 Este Contrato de Seguro tem por objetivo garantir o interesse legítimo do Segurado, indenizando-o, até o Limite Máximo de Indenização (LMI), e/ou Limite Agregado (LA) da Cobertura Contratada e/ou Limite Máximo de Garantia da Apólice (LMG), conforme definido na especificação da Apólice, das quantias pelas quais vier a ser responsável civilmente, em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora, relativas a reparações por Danos Corporais, Danos Materiais, Danos Morais e/ou Danos Estéticos causados a Terceiros, bem como com relação a despesas de Salvamento e Contenção, suportadas pelo Segurado, durante ou após o evento, ou quando na iminência dele ocorrer, com o objetivo de evitá-lo, combatê-lo ou de minimizar seus efeitos decorrentes de Riscos Cobertos, ocorridos durante a vigência deste mesmo Contrato de Seguro."

VOCÊ DEVE ANALISAR O CONTRATO DE SEGURO (AS CONDIÇÕES GERAIS) DE CADA SEGURADORA ANTES DE CONTRATAR O SEGURO DO CONDOMÍNIO.

A ESCOLHA DE UM CORRETOR DE SEGUROS ESPECIALIZADO NA COMERCIALIZAÇÃO DE SEGUROS DE CONDOMÍNIOS TAMBÉM É UMA OPÇÃO IMPORTANTE PARA A BOA PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO DOS MORADORES DE UM CONDOMÍNIO.

Fonte: CHUBB SEGUROS

Magalhaespenna Corretora de Seguros

Bom dia Alexsandra!

Se foi contratada a cobertura adicional de Responsabilidade Civil o seguro cobre os danos a que o Condominio for condenado em ação judicial. O Mercado de Seguros costuma dar cobertura administrativa a esses eventos, mesmo
sem que haja uma ação judicial, se ficar constatada a inequívoca culpa do Condominio.

Fonte: Veja as Condições Gerais da sua apólice.

DIRCEU PENA
MAGALHAESPENNA CORRETORA DE SEGUROS
Consultor especialista em Seguros
Telefone: (31) 3021-2558 / 9122-8370 (TIM)

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

109.056 Compradores
341.061 Cotações
2.781 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...