O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Alexsandra Baptista Diogenes

Seguro de condomínio

Por Alexsandra Baptista Diogenes
3 meses

Algum seguro de condomínio cobre terceiros fora do condomínio?
Uma árvore do condomínio caiu no telhado da casa do vizinho, e nosso corretor falou que nenhum seguro cobre as áreas externas

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
3 meses

Boa tarde! Não é que não cobre, precisa observar o que foi contratado isso está na apólice do seguro,o que não pode é não contratar e achar que tem este direito.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Shelter Corretora de Seguros
Shelter Corretora de Seguros respondeu
3 meses

Prezada Alexsandra, boa tarde.

Embora o seguro patrimonial obrigatório não cubra instalações que não pertençam condomínio - como por exemplo instalações externas, a garantia de responsabilidade civil condomínio - muito comum na maioria dos seguros prediais, indeniza, sim, danos a terceiros, mesmo que os bens atingidos estejam fora do perímetro do local do risco.

No nosso entendimento, o que faltou seu corretor informar é que danos causados a bens de terceiros, quando em decorrência de caso fortuito ou força maior - ex: queda de árvores do condomínio em razão da força do vento, excluem a responsabilidade do condomínio, conforme previsto no Código Civil.

A questão a levantar é se o seguro predial incluiu cobertura de responsabilidade civil ou não, e, caso positivo, se a dinâmica do acidente teve ou não como componente causador do dano um vendaval - excludente de responsabilidade civil.

Se há cobertura de responsabilidade civil na apólice, e se a queda da árvore se deu por omissão ou negligência do condomínio na manutenção e/ou poda da mesma, cabe, sim cobertura à reclamação de danos causados a imóveis vizinhos. Esta cobertura não possui franquia, de modo que o ressarcimento é de 100% dos prejuízos apurados.

Atenciosamente,
Pedro Bento Carlos Neto
(Moderador homologado – Canal Tira-Dúvidas SíndicoNet)
Shelter Corretora de Seguros
www.shelter.com.br

Versatile Corretora de Seguros
Versatile Corretora de Seguros respondeu
3 meses

Boa tarde, Alexsandra!

Dependendo das coberturas contratadas e das particularidades da ocorrência, pode haver sim amparo na Apólice de Seguro do Condomínio. Sendo assim, nós gostaríamos de deixar uma recomendação: faça a comunicação do sinistro e deixe a seguradora avaliar o caso, pois mesmo que ela recuse, será emitida uma carta com os motivos da negativa e você poderá apresentá-la em uma possível tratativa com o proprietário da casa afetada.

A comunicação do sinistro pode ser feita tanto através do corretor detentor da Apólice, quanto pelo próprio segurado, diretamente na central de atendimento da seguradora.

Atenciosamente,

Thiago Silva
(21) 3088-8810
www.versatile.com.br

Pivatto e Franco Corretora de Seguros

É preciso ver a sua apólice.

Em geral, o RCF deveria cobrir, mas algumas seguradoras têm cláusulas de exclusão de responsabilidade.

Se você quiser, posso analisar sua apólice sem compromisso.

William Franco de Lima
Pivatto e Franco Corretora de Seguros
www.pivattoefranco.com.br - (11) 3744-2335

HGN Corretora de Seguros
HGN Corretora de Seguros respondeu
3 meses

A GARANTIA DE RESPONSABILIDADE CIVIL DO SEGURO DE CONDOMÍNIO TEM O OBJETIVO DE COBRIR DANOS CAUSADOS À TERCEIROS, POR CULPA OU RESPONSABILIDADE DO CONDOMÍNIO.

VEJA ABAIXO, POR EXEMPLO, O QUE PREVÊ O CONTRATO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL GERAL DA CHUBB SEGUROS:

"4 - OBJETIVO DO SEGURO
4.1 Este Contrato de Seguro tem por objetivo garantir o interesse legítimo do Segurado, indenizando-o, até o Limite Máximo de Indenização (LMI), e/ou Limite Agregado (LA) da Cobertura Contratada e/ou Limite Máximo de Garantia da Apólice (LMG), conforme definido na especificação da Apólice, das quantias pelas quais vier a ser responsável civilmente, em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora, relativas a reparações por Danos Corporais, Danos Materiais, Danos Morais e/ou Danos Estéticos causados a Terceiros, bem como com relação a despesas de Salvamento e Contenção, suportadas pelo Segurado, durante ou após o evento, ou quando na iminência dele ocorrer, com o objetivo de evitá-lo, combatê-lo ou de minimizar seus efeitos decorrentes de Riscos Cobertos, ocorridos durante a vigência deste mesmo Contrato de Seguro."

VOCÊ DEVE ANALISAR O CONTRATO DE SEGURO (AS CONDIÇÕES GERAIS) DE CADA SEGURADORA ANTES DE CONTRATAR O SEGURO DO CONDOMÍNIO.

A ESCOLHA DE UM CORRETOR DE SEGUROS ESPECIALIZADO NA COMERCIALIZAÇÃO DE SEGUROS DE CONDOMÍNIOS TAMBÉM É UMA OPÇÃO IMPORTANTE PARA A BOA PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO DOS MORADORES DE UM CONDOMÍNIO.

Fonte: CHUBB SEGUROS

Magalhaespenna Corretora de Seguros

Bom dia Alexsandra!

Se foi contratada a cobertura adicional de Responsabilidade Civil o seguro cobre os danos a que o Condominio for condenado em ação judicial. O Mercado de Seguros costuma dar cobertura administrativa a esses eventos, mesmo
sem que haja uma ação judicial, se ficar constatada a inequívoca culpa do Condominio.

Fonte: Veja as Condições Gerais da sua apólice.

DIRCEU PENA
MAGALHAESPENNA CORRETORA DE SEGUROS
Consultor especialista em Seguros
Telefone: (31) 3021-2558 / 9122-8370 (TIM)

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.774 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...