O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Samuel Rocha

Síndico obriga a condôminos a construir garagem contra à vontade.

Por Samuel Rocha
34 dias

Em 2013 o meu condomínio de casas germinadas definiu em assembleia o padrão das garagens e dos pavers que cada morador poderia, a seu momento, instalar de acordo com a sua vontade. No entanto, a nova administração veio com uma ideia de obrigar a todos os moradores a construir a garagem e colocar os pavers sob pena de multa. Teremos 2 anos para instalar tudo. Se não colocar, serei multado. Acontece que eu não tenho interesse em fazer a garagem, e não tenho dinheiro. Como eu, outros moradores pensam o mesmo. Tem morador que nem carro tem e não gostaria de instalar a garagem. Gostaria de saber se essa exigência procede perante a lei, considerando que o imóvel é meu, e pago regularmente todos os boletos de condomínio e prestações da casa. Caso não proceda, em qual artigo é lei posso basear?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Gilmar Marçal da Rosa
Gilmar Marçal da Rosa respondeu
34 dias

OI SAMUEL!
O SEU CONDOMÍNIO PODE EXIGIR UMA PADRONIZAÇÃO PARA AS GARAGENS, MÁS NÃO OBRIGAR A CONSTRUIR INDIVIDUAL, MÁS INFELIZMENTE COMO FOI UM DETERMINAÇÃO EM ASSEMBLEIA, SÓ PODERÁ DISCUTIR ISSO JUDICIALMENTE PARA AVALIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE UM JUIZ.
UM ABRAÇO!


MARÇAL - Síndico Profissional - (Porto Alegre - RS)
E-mail: marcal627@gmail.com - Tel.(51) 986366900
Bacharel em Administração de Empresa

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
33 dias

Samuel, bom dia. Não, dentro da sua unidade, o condomínio não pode exigir nada, nem a construção da garagem nem a instalação dos pavers. A assembleia também não pode te obrigar, ela tem poder sobre a área comum, nas unidades privadas, não. Recolha as notificações e multas, contrate um advogado especialista em direito tributário e entre na justiça contra o condomínio. Outra coisa a construção das garagens altera todo o condomínio, exige projeto, aprovação por parte da prefeitura e mudança no registro de imóveis.

SINDICO MARCELINO
SINDICO MARCELINO respondeu
32 dias



Prezado Samuel


Primeiramente as modificações das garagens em 2013, altera a parte comum do seu condomínio. Para isso, exige--se projeto e aprovação por parte da Prefeitura Municipal e alteração no Cartório de registro de Imóveis com relação as especificações do condomínio. Creio que não foi feito.

Sua unidade condominial não pode ser modificada, nem alterada, sequer exigir a construção da garagem, tampouco instalação dos pavers.

Assembleia Geral não pode obrigar modificar área comum nas unidades privadas.

Recolha as notificações e multas, contrate um advogado especialista e proponha na justiça contra o condomínio. ESTOU SUA DISPOSIÇÃO

Sindico Marcelino Fone: (11) 3251-0822 / 97621-9322 ou sindicomarcelino@uol.com.br

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

109.190 Compradores
341.414 Cotações
2.788 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...