O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
ARMANDO MIRANDA DE SOUZA

O zelador pode fazer a vistoria do telhado mensalmente ou a cada três meses?

Por ARMANDO MIRANDA DE SOUZA
46 dias

Mensalmente, o zelador pode verificar se o telhado está em condições adequadas de conservação e analisar se as telas de proteções possuem danos provados pelos pombos e demais aves. Se constatado defeitos/avalias, ele deve fotografar os incidentes e enviar as fotos para as providências do sindico.

Por se tratar de uma altura considerada com risco de queda, para esse tipo de vistoria o zelador deve utilizar o equipamento de proteção, visando eliminar os riscos de acidentes.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (11)

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
46 dias

Armando - Vai depender do telhado do seu condomínio. Nos condomínios que administrei, junto ao telhado haviam a caixa de água, concreto, onde se poderia ficar encima e de lá ter plena visão de todo o telhado do condomínio e não oferecia riscos a quem quer que seja. Nesta caso todos os zeladores vaziam vistorias semanais, verificando as calhas de escoamento de água da chuva, como também o nível de água da caixa. Não sei como é a construção em seu condomínio, portanto, será você que terá que analisar esta questão. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Delfes Engenharia
Delfes Engenharia respondeu
46 dias

Segue a periodicidade recomendada por normas e conselhos se avaliação de patologias para auxiliar na manutenção e conservação dos sistemas, foi elaborada por engenheiro para resumir algumas atividade no edifício que ajudam muito a cuidar e manter o patrimônio. (no final fala de telhado e calhas, elas dever estar sempre desobstruídas para evitar transbordamento e transtornos em dias de chuvas fortes)

SERVIÇO: PERIODICIDADE:

RELATÓRIO DE INSPEÇÃO DE ELEVADORES: ANUAL
RELATÓRIO E ATESTADO DE INSPEÇÃO DO SPDA: ANUAL
ATESTADO DE MEDIÇÕES ÔHMICAS: 5 ANOS
TESTE HIDROSTÁTICO DAS MANGUEIRAS DE HIDRANTE: ANUAL
RECARGA DOS EXTINTORES DE INCENDIO: ANUAL
LIMPEZA E DESINFECÇÃO DOS RESERVATÓRIOS: SEMESTRAL
DESRATIZAÇÃO: SEMESTRAL
DESINSETIZAÇÃO: SEMESTRAL
LIMPEZA E ESGOTAMENTO DA CAIXA DE GORDURA: SEMESTRAL
TROCA DOS ELEMENTOS FILTRANTES DO FILTRO CENTRAL DE ÁGUA: ANUAL
LAVAGEM DE FACHADA: 4 - 5 ANOS
IMPERMEABILIZAÇÃO DOS RESERVATÓRIOS: 3 A 5 ANOS
LIMPEZA DE CALHAS E LAJES DE COBERTURA: MENSAL


Temos também essa tabela em excel para quem precisar: contato@delfesengenharia.com.br

Fonte: http://laudodereformaemsantos.com/como-acabar-com-os-problemas-no-condominio-em-epocas-de-chuvas/ http://laudodereformaemsantos.com/obras-no-telhado-do-condominio-de-quem-e-a-responsabilidade/

DELFES ENGENHARIA- LAUDOS, PERÍCIAS DE ENGENHARIA, ASSESSORIA TÉCNICA e ENGENHARIA DIAGNÓSTICA.
http://laudodereformaemsantos.com/laudo-de-inspecao-predial/

Feitor Engenharia
Feitor Engenharia respondeu
46 dias

De acordo com a norma de manutenção de edifícios, a periodicidade da verificação do sistema de cobertura é anual, nesta, verifica-se integridade estrutural dos componentes, vedações, fixações e reconstitui-se onde necessários, contudo, mensalmente recomenda-se a verificação e limpeza de calhas, especialmente em época de chuvas mais intensas.

Fonte: NBR5674:2012

Saudações,
Eng. Especialista Alice Feitor.

Forti & Forti Consultoria Treinamentos e Serviços

Prezado;
Sr. Arnaldo Miranda de Souza
Existem alguns requisito para este profissional possa realizar este tipo de Trabalho (Trabalho em Altura NR 35)
. E preciso que este profissional tenha o Curso de Trabalho em Altura como determina a NR 35;
. Ter os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs.) necessário para realizar este serviço como: Cinto de Segurança Tipo Paraquedista, Trava Quedas Capacetes Luvas Anti Derrapante
. Este serviço não Pode ser exercido por uma unica Pessoa
Colocamos a disposição para esclarecimento.

Fonte: Norma Regulamentadora NR 35

Benedito Carlos Forti Araujo

PBR - Perícias de Engenharia Civil

O correto é o zelador do Condomínio fazer uma vistoria de toda a cobertura do prédio 01 vez por mês. Limpar as calhas e telhados, verificar se há telhas quebradas ou mal postas e relatar o síndico para providenciar o conserto. Fazer manutenção corretiva, sempre que houver necessidade de reparo, e preventiva periodicamente. Os reservatórios superiores de água devem ser limpos e desinfectados há cada seis meses.

Plenty Pinturas e Reformas
Plenty Pinturas e Reformas respondeu
46 dias

-1) É PRECISO SABER SE ELE FOI CONTRATADO PARA ESTE TIPO DE TRABALHO.
-2) É PRECISO TER TREINAMENTO E CERTIFICADO DE SERVIÇOS DE ALTURAS NR 35.
-3) MAS ACREDITO QUE ESTE NÃO É SERVIÇO DE ZELADOR E SIM DE TÉCNICO TELHADISTA OU PROFISSIONAL QUE TENHA CONHECIMENTO DE CAUSA E COM NR.35


PLENTY PINTURAS E REFORMAS 19-98123-7031

Engesus Engenharia Sustentável

O ideal é solicitar a vistoria de um Engenheiro e montar a programação. É preciso um Engenheiro de Segurança analisar os riscos do local, peso e conhecimento do zelador. etc. Cuidado, já vi engenheiro cair do telhado durante a perícia.

Não arrisque, chame um engenheiro para analisar os riscos.

E além dos prazos da norma, é sempre bom uma vistoria antes dos períodos chuvosos e quando ocorrerem manutenções que acessem o telhado (Ex,: serviço de TV a cabo (quebram telha durante o serviço).

Necessário montar a pasta de todos os funcionários autorizados a subir no telhado, principalmente com a relação de EPI, exames, laudos, etc.

Importante que o acesso ao telhado seja controlado por meio de chave na portaria. nunca deixe alguém subir no telhado sem a portaria saber. Verificar se existe linha de vida no telhado e escada marinheiro com segurança.

Verificar a altura do peitoril do telhado, muitos telhados não possuem beiral ou peitoril, se a pessoa passar mal, vai pro chão. Verificar se a construtora forneceu o laudo de ancoragem dos pontos de segurança

www.engesus.eng.br

Guardian Predial
Guardian Predial respondeu
45 dias

Guardian Predial - Para mais informações contacte-nos através do telefone (11) 94007-1273 ou pelo e-E-mail: contato@guardianpredial.com.br
www.guardianpredial.com.br

Guardian Predial - Para mais informações contacte-nos através do telefone (11) 94007-1273 ou pelo e-E-mail: contato@guardianpredial.com.br
www.guardianpredial.com.br

Vila Velha Seguros
Vila Velha Seguros respondeu
44 dias

Sr. Armando, bom dia
Os itens e periodicidades apresentados pela ABNT NBR 5674:2012 são norteadores quanto às boas práticas para a Manutenção da Edificação, devendo esta buscar periodicidades que se adequam melhor à sua tipologia e uso.

Quanto ao risco de trabalho em altura pontuado na questão, deve-se atender aos requisitos técnicos pontuados pela Norma Regulamentadora nº 35 (NR 35), sendo elas:
a) Exame Médico específico ao funcionário que irá realizar o trabalho em altura, constando no ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) sua aptidão (item 35.4.1.1);
b) Aprovação em treinamento teórico e prático, com carga horária mínima de 8 horas (35.3 e demais itens);
c) Possuir anuência formal da empresa para realização do trabalho em altura (35.4.1.1);
d) Desenvolver Procedimento Operacional (PO) aos serviços rotineiros, Análise de Risco (AR) e Permissão de Trabalho (PT), quando aplicável (35.2.1);
e) Possuir os Equipamentos de Proteção (Coletivos ou Individuais – EPC e EPI, respectivamente) conforme risco existente na atividade, pontuado pelo PO, AR e/ou PT (35.2.1 / 35.4.5.1 / 35.4.6.1;
f) Todo trabalho deve ser realizado sob supervisão, cuja forma será definida pela análise de risco de acordo com as peculiaridades da atividade (35.4.3).

Sr. Armando, bom dia
Os itens e periodicidades apresentados pela ABNT NBR 5674:2012 são norteadores quanto às boas práticas para a Manutenção da Edificação, devendo esta buscar periodicidades que se adequam melhor à sua tipologia e uso.

Quanto ao risco de trabalho em altura pontuado na questão, deve-se atender aos requisitos técnicos pontuados pela Norma Regulamentadora nº 35 (NR 35), sendo elas:
a) Exame Médico específico ao funcionário que irá realizar o trabalho em altura, constando no A

ECO CONTROL SYSTEM Save Water

Ola Armando,

Penso que esta atribuição não é do zelador devido a vários fatores entre eles que, exige alem de conhecimento técnico específico, necessita de treinamento, equipamento e segurança no trabalho para lidar na altura.

Att.

Ruy Medeiros
ECS Sistemas Ecológicos Ltda. WhatsApp 47.99655.2324 www.ecocontrolsytem.com.br ECO CONTROL SYSTEM Save Water - economia de água potável em até 25%

Minha Obra Segura
Minha Obra Segura respondeu
35 dias

Mensalmente, principalmente com relação a calhas e telhas quebradas/deslocadas. Importantissimo o zelador ter treinamento para trabalhos em altura(NR 35) E utilizar epis nas vistorias.

Fonte: Eng. Fernando Tognolo

Eng. Fernando Tognolo
19 999206006

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

110.034 Compradores
344.017 Cotações
2.787 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...