Pergunta

No nosso condomínio utilizamos central de gás com botijões de 45 quilos, este sistema é ilegal
Por Antonio José Dias de Moraes
Perguntou há mais de 1 ano
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Respostas (3)
Ordenar:
Bom dia prezado,
Não conheço a lei na sua cidade, porém, o normal é a determinação de não manter em apartamentos botijões de gás.
Assim, quando o gás do condomínio não for canalizado, o cilindros deverão ser armazenados fora do prédio, um uma central, a qual distribuirá o gás por meio de ramais para os apartamentos.
Esse local deverá ter ventilação natural, protegido de sol e chuva, afastados 1,5m. de ralos, caixa de gordura e esgoto e não poderá haver iluminação no local.
Abraços - Kleber - SP
Antonio
Não há nenhum problema. A central de gás do condomínio pode ser composta de cilindros de 45 kg. Ou então, com tanques de 200, 250 kg ou mais, abastecidos a granel. É escolha do condomínio.
No "meu" condomínio, a construtora construiu a central de gás com 2 baterias de cilindros P45. Depois, uma empresa de gás (SHV) ofereceu a instalação de uma central a granel. Discutimos o assunto em assembléia e optamos por fazer a troca. Vendemos os cilindros e ela instalou os tanques, manômetros e válvulas, que pertecem a ela.
As 2 opções tem vantagens e desvantagens.
A GRANEL:
VANTAGEM: A empresa de gás, fornece em comodato, os tanques, a instalação e a manutenção da central de gás. Além de seguro para danos materiais e pessoais a terceiros, em caso de acidentes.
DESVANTAGEM: Devido ao contrato de exclusividade com o fornecedor, o preço que inicialmente era mais barato, ficou bem mais caro com o tempo.
CILINDRO P45:
VANTAGEM: Como existem vários fornecedores, aqui na minha cidade, o produto pode ser comprado de qualquer um, por preço menor.
DESVANTAGEM: Como a instalação é do Condomínio, a manutenção e inspeção dos cilindros, mangueiras e manômetros deve ser feita pelo condomínio. Existem empresas que fazem a instalação em comodato, mas exigem exclusividade no fornecimento do gás que vai custar pouco no início do contrato, mas depois vai sofrendo reajustes maiores que o da concorrência.
Nos cilindros e botijões, nem todo o gás contido é utilizado, pois sempre fica um pequeno resíduo líquido. Por isso, às vezes, se a diferença de preço for pequena, pode não compensar.
Deve-se tomar cuidado de quem se compra, pois há muitos casos de fraude, como empresas que vendem botijão pirata. Isto é, enche de gás o botijão de outras distribuidoras e algumas que esvaziam parte do cilindro ou não enchem completamente e colocam água e areia como ?lastro?. Quem vai pesar um botijão para saber se está correto? Nestes casos, também não é feito manutenção adequada e os cilindros que deveriam ser sucateados, são vendidos livremente, colocando em risco o consumidor.
Olá, é permitido desde que siga algumas normas, como o afastamento da divisa, o afastamento de bueiros e/ou ralos e o encanamento que deve ser embutido na parede. Não tenho como citar a norma agora, mas ilegal não é.
Comentou há mais de 1 ano
Kleber,
Nossa central fica na garragem, com ventilação e etc, minha dúvida é que se este uso aínda é permitido ou tenho que tracar por aqueles botijões grandes que são alimentados dor caminhões.
Comentário é útil
(0)Comentário não é útil
(0)