O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Maria G

Danos ao veículo causado por infiltração no teto da garagem.

Por Maria G
12 dias

Olá,

Há algo que proteja o condômino sobre danos ao veículo causado por infiltração no teto da garagem? Eu li que “a jurisprudência estadual e federal tem seguido o princípio de que se o dano for causado por reboco descolado do teto, queda de telha ou evento semelhante, o condomínio deve ressarcir o proprietário.”. Uma infiltração numa tubulação da garagem danificou a pintura do meu carro e me custará R$ 400 para reparar (orçamento já apresentado a síndica e administração). Porém, mesmo com todas as provas levantadas para a administração, a síndica fez pouco caso e falou que levantaria para a advogada quando ela voltasse de férias. Parece não querer resolver amigavelmente e já me preparo para ter que entrar na justiça.

Obrigada,

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (24)

Karina Nappi
Karina Nappi respondeu
12 dias

Sra. Maria, boa tarde, comprovada a falta de manutenção em área comum do edifício ou problema eventual que tenha causado tal dano, o condomínio deverá arcar com o prejuízo.

Caso não seja comprovado, o prejuízo é do condômino.

Espero ter ajudado.

Karina Nappi (Moderadora homologada | Canal Tira-dúvidas)
Mario Dal Maso Administradora de Condomínio
www.mariodalmaso.com.br
(11) 5095-1333
karina@mariodalmaso.com.br

Vesta Administradora de Condomínios

Olá, Maria

Sim, a responsabilidade é do condomínio.

Atenciosamente,
Vesta Administradora de Condomínios
www.administradoravesta.com.br
comercial@administradoravesta.com.br
(21) 2323-7336

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
12 dias

Boa tarde! A tubulação sendo de uso comum a responsabilidade é do condomínio.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Yusuf Arquitetura
Yusuf Arquitetura respondeu
12 dias

Maria!

A responsabilidade é total do Condomínio, porque isso é falta de manutenção, você tem que ser ressarcida.

Fonte: yusufarquitetura@gmail.com

Cleide Yusuf-Arquiteta

Stainer Manutenções Prediais
Stainer Manutenções Prediais respondeu
12 dias

Boa noite,

Esse tipo de problema acontece muito , como você falou e comprou para a síndica que o problema foi ocasionado por uma infiltração no condomínio então o mesmo deve arcar com seu prejuízo.

Fábio Stainer Engenheiro eletricista .
Pós graduado em projetos e mestrando em energias renováveis.
Síndico profissional á 8 anos Diretor da Stainer engenharia

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
12 dias

Maria - Para que um gotejamento danifique a pintura de um veículo demorará meses. Você viu o gotejamento encima do seu veículo e não questionou a Síndica? Você viu o gotejamento e não providenciou um plastico para que este gotejamento pingasse direto no plastico e não direto no teto seu veículo? Você viu o gotejamento e não trocou de vaga? Neste caso, eu deixaria de pagar a pintura do teto do seu carro, aguardando uma solução data pela Justiça. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Gilmar Marçal da Rosa
Gilmar Marçal da Rosa respondeu
12 dias

Oi Maria!
Acho difícil, más na justiça tudo pode acontecer?
Então se entrar, colabore trazendo o resultado.
Um abraço!

MARÇAL - Síndico Profissional - (Porto Alegre - RS)
E-mail: marcal627@gmail.com - Tel.(51) 986366900
Bacharel em Administração de Empresa

Maria G
Maria G respondeu
12 dias

Olá @geraldo,

Um gotejamento não demora meses para danificar a pintura. Não estamos falando de somente líquido puro sem nenhuma química. Já que o mesmo havia resíduos brancos secos no capô do meu veículo.

No caso do meu veículo, ocorreu em dois dias como constatado quando tentado remover por um profissional de pintura automóvel.

A síndica e administração foi informada imediatamente quando constatado, retirei o meu veículo e pedi que a vaga fosse interditada para que não ocorresse com outro veículo. A síndica informou que estava ciente da goteira e que não interditou a vaga pois os moradores iriam reclamar. Não há vagas fixas no condomínio e não paro nesse vaga sempre. Porém, você levantou um bom ponto: se a síndica e a equipe da manutenção estava ciente, ocorreu uma negligência, pois como você mencionou, poderia ter sido colocado um plástico para evitar que a goteira caísse nos veículos ali estacionados.

Obrigado a todos pelo feedback. Retornarei para contar o que aconteceu.

Já estou com todas as fotos para o processo caso a advogada e síndica do condomínio não queriam responsabilizar a ausência de manutenção e negligência da equipe de manutenção.

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
12 dias

Maria - No enunciado inicial, tudo que colocou no segundo, tem que constar no primeiro para que você recebe uma resposta justa. Omitir informações não resolverá o seu problema. O branco é o cal usado no emboço do teto e a química usada na tinta da pintura da garagem. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
12 dias

Maria eu sou bem pragmática: numa vaga rotativa onde muitos condôminos estacionam e apenas você sofreu prejuizo vai ser complicado provar que o prejuizo veio do condomínio. Porque o seu carro é estacionado também em outros locais, certo?

E como bem coloca o Geraldo: coloque a situação toda na sua primeira postagem; nada pior do que ter que ficar colhendo informações a conta gotas.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

ARP Manutenção e Serviços
ARP Manutenção e Serviços respondeu
12 dias

Sra. Maria, bom dia!

Danos a veículos causados por infiltração na garagem é sim de responsabilidade do, pois isso provavelmente se deve a impermeabilização da laje, tubulações ou ralos.
O importante é contratar uma empresa para realizar uma perícia no local e verificar o sistema de impermeabilização, tubulações e ralos para não causar prejuízos em outros veículos.

Fonte: Própria

ARP MANUTENÇÃO E SERVIÇOS
Alexandre Rangel
Telefones: (21) 3254-8535/ 3619-1379
e-mail.: contato@arpmanutencao.com.br
site.: www.arpmanutencao.com.br

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
12 dias

Vejam que eu não falei que a responsabilidade não é do condomínio. Apenas pontuei o óbvio: vaga rotativa, muitos estacionam nessa vaga e só um foi azarado para ter problemas. Questão de como a justiça analisará o mérito. Num processo de R$400,00 imagino que nem mesmo patrono você conseguirá contratar. E litigar sozinha no JEC tendo como oponente um condomínio representado por advogado (cujos honorários você ajudará a pagar) pode ser decepcionante.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Hidráulica Oceano
Hidráulica Oceano respondeu
12 dias

Olá Maria

Comprovado o problema de falta de manutenção nas áreas comuns do Edifício deve-se levar ao Conhecimento do Síndico para que os devidos reparos seja realizados. E arque com os prejuízos causados.

Deisy Cristina Souza dos Anjos
Hidráulica Oceano
orcamento@hidraulicaoceano.com.br
(11) 2717-5945

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
12 dias

Maria, bom dia. Eu como síndico, também não pagaria. Você tem provas que o ocorrido com seu veículo é decorrente desta infiltração? Vá a justiça, você pode ir até no juizado especial, até porque fica mais fácil para o síndico justificar o despêndio com o veículo.

Masterconcret Restaurações Ltda.

Resposta de ordem jurídica não técnica, não cabe resposta!

M@ster

Maria G
Maria G respondeu
12 dias

Olá,

Sim, tenho todas as provas (fotos, vídeos, inclusive eu entrando na vaga sem a marca e saindo com a marca). Meu carro é preto e o resíduo é bem branco.

Aliás, hoje de manhã, a administração me ligou para conferir o mesmo ocorrido em outro carro que entrou em contato para reclamar sobre marcas iguais a do meu carro. O carro do condômino é branco e só reparou ontem.

Eu acredito que a administração do prédio irá pagar o dano e a síndica somente está complicando um pouco.

Quanto aos advogados do condomínio, é exatamente isso que falei com a síndica, uma causa na justiça iria sair parcialmente do meu bolso também e mais cara para o condomínio. Espero que não chegue a isso, mas independente do valor, irei entrar sim caso não arquem com a responsabilidade.

Maria G
Maria G respondeu
12 dias

Olá @geraldo,

Em nenhum momento omiti informações. Para sua informação, a pergunta inicial somente permiti 800 carácteres no corpo do texto.

Seu ponto sobre o porquê de não prevenirem o gotejamento com um plástico foi muito relevante para levantar para administração. Não só houve ausência de manutenção e negligência pois a síndica nos informou que já estava ciente da goteira.

Obrigada pela ajuda!

Maria G
Maria G respondeu
12 dias

Olá Compliance Sindico Profissional não entendi o seu comentário: "Caramba!! pensa!!". O Senhor está nervoso? Um pouco agressivo, não?

Em nenhum momento houve coação ou constrangimento de ambas partes e nem haverá. Somos adultos e civilizados. Estou esperando a reposta da síndica e advogada para proceder.


Queria agradecer novamente a todos. Como falei, retorno para contar.

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
11 dias

Maria, você não precisará contratar advogado, poderá propor a ação no juizado especial, se tem provas que o vazamento é proveniente de uma tubulação do condomínio, ocorrido por falta de manutenção, sim, você recebe sem problemas. Gotejamento da lage não demora para deteriorar ou deixar marcas na pintura, uma vez que pode passar por ferragens, e haverá oxidação, a mancha tende a ser mais escura, ou em contato com o cimento da lage, mesmo curado, haverá calcificação, a mancha é mais para claro. Agora toda a noite ter que cobrir o carro com plástico, discordo.

Hydramax
Hydramax respondeu
11 dias

Sra. Maria,

Se a infiltração é proveniente de uma tubulação da área comum do condomínio, entendemos que eles devem se responsabilizar.

Fabio Tessaroli Hydramax
(21) 3492-1413
contato@hydramax.com

Difeh Serviços Verticais
Difeh Serviços Verticais respondeu
11 dias

Sim é de responsabilidade do condomínio.
Vc vai ser reembolsada, visto que a tubulação faz parte do condomínio.
A administração tem área jurídica e vai te orientar sobre esse problema.

Difeh Serviços Verticais
21 969480935

Imagine Sustentável
Imagine Sustentável respondeu
11 dias

Boa noite! Resposta amplamente respondida acima.

Olavo A. Oliveira - Eficiência na Redução do Consumo de Água (11)98527-7257 contato@imagineisso.com
http://imagineisso.com Grande ABC(SP) e Região Criciuma(SC)

Dom Impermeabilizações
Dom Impermeabilizações respondeu
10 dias

Bom dia,

É dever do condomínio ressarci-lo, pois garagem é área comum, portanto cabe ao condomínio a sua manutenção. A Dom impermeabilizações faz esse tipo de impermeabilização for infusão química de poliuretano. Um serviço rápido, 1 dia, por baixo, sem quebra quebra ou interdições, com garantia de 15 anos.

Rui Gouveia da Silva
Rui Gouveia da Silva respondeu
10 dias

O condomínio deverá arcar com o pagamento do dano causado. Caso a síndica se negue a ressarcir as despesas você deverá procurar os meios jurídicos. Não se esqueça de pedir mais de um orçamento referente ao conserto do dano.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

109.190 Compradores
341.414 Cotações
2.788 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...