O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
cleide almeida freitas

Instalação de Gerador.

Por cleide almeida freitas
3 dias

Lí no site da Enel - Norma de Distribuição 6002 de abril de 2019, sobre instalação de geradores em condominios.
Gostaria de uma resposta sobre esta norma. A empresa que está fazendo a instalação diz que não viu nada de relevante.
Paralelo a isso estamos trocando as prumadas e o centro de medição para ter capacidade maior de energia ( para instalação de ar condicionado nas unidades), e o Eng. da empresa responsável me disse que não pode ser instalado o QTA do gerador no Centro de Medição.

Estou numa posição preocupante. Não quero fazer nada que não seja dentro da lei.

Posso contar com a ajuda de vcs.
Obrigado
Cleide Freitas

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
3 dias

Cleide - O seu Problema é técnico e não administrativo, portanto, se não confia na empresa que contratou, consulte um Engenheiro Elétrico especificamente este setor. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
3 dias

Boa noite! Este tipo de projeto deve atender as exigências legais ( projeto) e de fato o profissional técnico habilitado e o engenheiro eletrotécnico, a empresa que vende este produto também sabe dos trâmites a serem seguidos.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
2 dias

Cleide, boa tarde. Vocês precisam seguir a orientação da empresa contratada, afinal quem vai assinar a RT é o engenheiro.

Ricardo Rodrigues Paneczko
Ricardo Rodrigues Paneczko respondeu
2 dias

Cleide, boa tarde.


Primeiramente parabéns pelo investimento.
A norma 6002 foi criada em 2003 e a grande preocupação da concessionária de energia em regulamentar o uso de sistemas de geração, até aonde conheço um pouco, foi de abranger várias situações de instalação que até então eram pouco utilizadas mas possíveis causadoras de acidentes graves para os colaboradores da companhia.
A grosso modo o risco para a concessionária é de ter um eletricista trabalhando numa rede "desligada" e por falha ou ligação indevida de um gerador de terceiros, este realimentar a rede causando acidente.
A norma 6002 descreve basicamente os tipos de transferência automática que você pode optar de acordo com sua necessidade e vai chamando outras normas para cada tipo de solução.
Num prédio residencial aonde o gerador vai atender cargas não críticas de elevadores, bombas, iluminação, etc... quase via de regra em se utilizar transferência rede/gerador de transição aberta.
Na falta de energia ou no seu retorno sempre há uma interrupção "piscada".
Mesmo sendo o sistema mais simples tem regras a serem seguidas.
A sua obra, pela descrição, foi motivada pelo aumento de carga ( ar condicionado ) e está envolvendo retrabalho até das prumadas. Tudo redimensionado e creio que o gerador é um plus pra atender a área comum.
Para tudo isso, a empresa que está realizando os serviços já deve ter entrado com o projeto junto à concessionária objetivando, no mínimo, o aumento de carga.
Devem ter solicitado a informação do nível de curto-circuito no ponto de entrega pra dimensionar corretamente os equipamentos a serem utilizados e por aí vai.
Se tudo está sendo seguido conforme se deve, o seu projeto enviado para aprovação já deve ter contemplado o gerador e a empresa deve ter apresentado toda a documentação pra regulamentar o uso do gerador conforme as normas da concessionária.
Tudo isso com ART, claro.
O quadro de transferência automática ( QTA ) pode ficar junto ao gerador no caso de uma máquina com carenagem ( uso ao tempo ) ou no mesmo ambiente ( sala ) do gerador quando abrigado.
Realmente no centro de medição você tem o quadro com a entrada de cabos, quadro com os medidores das unidades e disjuntores de saída, quadro geral e distribuição da área comum com sua medição também, medição para bombas de incêndio, etc... conforme a norma da concessionária.O QTA não.
Só gostaria de te alertar quanto ao restante de implicações para se instalar o gerador além das exigências da concessionária.
- BOMBEIROS : Quantidade máxima permitida de combustível na sala do gerador ( 250 litros ) ; Iluminação de emergência ( bloco autônomo na sala ) ; o gerador carenado ou aberto dependendo do local da instalação assim como a necessidade de dutar a entrada de ar dependendo do local de instalação.
Vocês devem ter um projeto de prevenção e combate a incêndio aprovado no corpo de bombeiros e o ideal é revisar o mesmo com a inclusão do gerador pra não ter dor de cabeça na renovação do AVCB assim como contrato com uma empresa de manutenção.
- CETESB : Cuidados com o nível de emissão de poluentes do gerador ( catalizador ou não ) , ruído de saída de ar e escapamento, etc...

Espero ter ajudado.

Ricardo R. Paneczko
Técnico em Eletrotécnica
ricardo_paneczko@hotmail.com

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

110.748 Compradores
346.199 Cotações
2.784 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...