O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Marise Borba da Silva

Em caso de fraude, ex-conselheira, posso entregar meus pareceres e registros em caso de auditoria?

Por Marise Borba da Silva
59 dias

Como ex-conselheira, não assinei nunca nenhum Balancete. Mas sempre evidenciei coisas erradas procedidas pela síndica, inclusive fraudes. Pedi renúncia. Em recente movimento no prédio, moradores pediram minha ajuda e entreguei minhas observações, anotações e pareceres para fins de auditoria, os quais a síndica nunca apresentou em assembléia. Nunca tive voz. Se errei, faltei com ética, mas isso quase um ano depois.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (12)

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
59 dias

Marise - Todo o seu relado, teria que ter apresentado em assembleia na época e não agora. Se os condôminos vão solicitar auditoria, você não deveria ter dado agora o seu parecer sobre casos passados, deixava que a auditoria apurasse os casos errados e os auditores demonstravam os fatos aos condôminos e não você um ano depois. Sinal que você não conhece condôminos nem o ser humano, na hora de um possível engano, com certeza, a responsabilidade desta auditoria cairá no seu colo e será sua responsabilidade, porque os condôminos com certeza vão cair fora, deixando você sozinha neste caso. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Marise Borba da Silva
Marise Borba da Silva respondeu
59 dias

Quem deveria colocar nossos pareceres em Assembléia, pelo que li no SINDICO.NET, deveria ser a síndica. Ela nunca fez, nem os outros conselheiros o fizeram. E daí? Eu o faria, e seria considerado subjetivo.

Fonte: Pessoal e SINDICONET

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
59 dias

Boa noite! A pergunta esta no título.

Procure não falar o que não pode provar,mas pelo visto os condôminos estão cientes dos erros administrativos da síndica.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
59 dias

Marise quem deveria apresentar seus pareceres para a assembleia seria você. E qualquer condômino interessado em prestação de contas também poderia tê-lo feito. O que exatamente é sua dúvida agora? Se pode rever contas aprovadas? Sim, pode. 1/4 dos condôminos pode convocar assembleia a qualquer momento.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Gilmar Inácio Silva
Gilmar Inácio Silva respondeu
58 dias

Marise,
Você alertou a sindica e o condomínio sobre as irregularidades apresentadas e não sendo regularizado sua situação, renunciou ao cargo. Fazendo isso cumpriu sua obrigação de conselheira e resguardou sua responsabilidade.
Nesse momento de auditoria todas as informações relevantes devem ser apresentadas, com objetivo de identificar e sanear as irregularidades prejudicam o condomínio.

Gilmar Inácio.
Contador.

Diogo R. Leite Assessoria Contábil

bom dia,

Como conselhiera deveria ter colocado no teu parecer as dúvidas e se possível apontar as provas de que houve fraude.
Quanto a assembléia, poderia ter pedido a palavra e ter expressado tua opnião em assembléia, visto ser um direito de qualquer condomino expressar sua opinião na assembléia.
Referente a auditoria, certamente o auditor irá conferir se suas anotações são releventes e levar em consideração na realização de seu trabalho.

Diogo R.Leite Assessoria Contábil
contato@drlassessoriacontabil.com.br

WP Auditoria Condominial
WP Auditoria Condominial respondeu
58 dias

Olá, Marise!

Enquanto conselheira, seu papel era dar parecer sobre as contas do síndico (Art. 1356 - CC) e não precisava ser somente na Assembleia Geral Ordinária, deveria ter dado ciência por meio de convocação de Assembleia Extraordinária e, ou circular aos demais condôminos.

Agora que as contas serão auditadas, as divergências que tem ciência contribuirá para o trabalho do auditor, o qual deverá analisar se há fundamentação no que você alega, e, lógico, aprofundar-se nas análises.

Embora você não tenha feito seu papel adequadamente a época, a responsabilidade civil e criminal continua sendo INTEGRALMENTE da síndica do período.

Teve um que comentou que agora a culpa é sua, não é! Portanto, não tenha medo!

Apenas não faça acusações públicas, sem o devido embasamento/comprovação para não caracterizar crime contra a honra da síndica. O papel de apuração será da auditoria.

Inclusive, estamos à disposição!

João Carlos dos Santos Júnior
WP Auditoria Condominial
wpauditoria.com.br
Tel: (11) 3225-0306

katia
katia respondeu
58 dias

Marise complicado né os outros condôminos estão lhe procurando vc quer fazer algo para ajuda-los se quiser manda um e-mail pra mim contado um pouco mais do que realmente esta acontecendo e por la eu te mostro qual o caminho para vc ajuda todos ai ta bom se quiser ta manda que eu te ajudo como vc deve proceder em casos assim fico aguardo grata Katia

Katia styllus.atendimento@bol.com.br

Consultoria Legal Souza
Consultoria Legal Souza respondeu
58 dias

Sra. Marise,

Se passaram o momento adequado para as providencias sobre o seu parecer técnico como conselheira (FISCAL - espero).

Mas o sindico responde civil e criminalmente pelos seus atos durante a sua gestão.

Neste contexto, fique tranquila, ainda é tempo para recuperar, revendo as suas anotações a respeito daquela gestão.

A Sra. cita que durante a sua gestão como conselheira, "nunca assinou nenhum balancete". Não basta assinar, Sra. Marize. Antes precisa analisar e apontar as divergências. Esses apontamento devem ser notificados/formalizados ao sindico(a) e posteriormente apresentados em assembleia de prestação de contas (AGO).

Nos colocamos a disposição dos referidos condôminos para a proposição de uma AUDITORIA INDEPENDENTE em busca de se apurar os indícios de irregularidades apontados por V.Sa.

Att, Nivaldo Souza






Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
56 dias

Vc não faltou com a ética. Sim, entregue seus pareceres e registros, e destituam a sindica fraudadora.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Marise Borba da Silva
Marise Borba da Silva respondeu
55 dias

Boa noite! Gente, muito obrigada, vocês foram muito gentis! Tudo o que anotei mandei a ela por whatsapp, tenho anotado em um Caderno e no meu computador, em que a data de digitação está nas propriedades dos arquivos. E muita coisa fiz orientada por outro Conselheiro que era o Síndico anterior a ela, coisas como não assinar o Balancete e colocar na reunião as observações feitas. Ela sempre fugia das respostas e quase me avançava. Nas Assembleias eu reclamava, eu colocava questões, mas ela tinha a maioria que conquistou fazendo-lhes favores, coisas do tipo liberar de condomínios atrasados, pode? Então, eu olhava tudo tim por tim-tim, anotava no Balancete, lia o que observei, todos ficavam cientes. Em pesquisa que fiz aqui mesmo, neste site, li que essa função de levar nossos pareceres à Assembléia, deveria ser da Síndica, ela nunca o fez. Se era obrigação dela, por que eu o faria? Outra coisa, nunca constavam em Ata as minhas considerações. O que eu dizia passava em branco. No outro dia, moradores do lado dela me olhavam com cara feia, agora, muitos deles estão cientes da gravidade da coisa e assinaram documento para a Auditoria. Fiz minha parte, até adoeci e pedi para sair. Resgatei as postagens que mandei para ela no Whatsapp, e encontrei um aplicativo para resgatar as deletadas, caso ela o tenha feito. Muito obrigada, estou mais aliviada! Vou dormir melhor essa noite!!

Fonte: Pessoal

Marise Borba da Silva
Marise Borba da Silva respondeu
55 dias

Katia styllus.atendimento@bol.com.br Muito obrigada por sua atenção, creio que com minha explicação você entenderá todo o cenário. Abraços.

Fonte: Pessoal

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...