O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
allisson

Comércio na calçada do condomínio

Por allisson
2 dias

Car@s colegas,

Assumi recentemente a gestão do meu condomínio como síndico. Somos 10 blocos residenciais, mas cada um deles tem sua administração independente. Ocorre que a pessoa que me antecedeu permitiu que fosse instalado um comércio na porta do prédio, o que causa muitos transtornos: portão da garagem sempre aberto; pessoas estranhas entrando; além do aspecto feio de barracas e mercadorias na calçada.

Conversei recentemente com os responsáveis que são inquilinos, mas que pretendem adquirir um dos apartamentos. Dei um prazo para resolverem, só que parece que eles não estão dispostos a acatar integralmente os meus pedidos.

Parece que tenho um abacaxi na mão. Nosso condomínio fica em um dos bairros mais centrais e valorizados da cidade.

O que vocês me orientam?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (10)

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
2 dias

Vc deve se apoiar na convenção e notificar esses comerciantes para que encerrem as atividades e desobstruam o local. Havendo resistencia, ajuize ação de obrigação de fazer.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
2 dias

Allisson – Se as barracas então instaladas na rua é problema da prefeitura local, portanto, denuncie os ambulantes na Prefeitura local.
Se as barracas então instaladas dentro do condomínio o problema passa a ser do síndico local e do Síndico Geral, que deve ser você. Advirta-os pelo uso indevido das partes comuns do seu condomínio, baseando-se no artigo 1.331 Código Civil como também a existência de outros como 1.228. Após advertência multe-os e acione os mesmos na Justiça, contratando um Advogado, talvez uma ação de reintegração de posse da área comum. Se não tomar providências as barracas continuarão no mesmo local. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
2 dias

Na porta do prédio você quer dizer na área comum do prédio ou na área pública?

Se for na área pública denuncia à prefeitura. E não há mais nada a ser feito vez que o síndico apenas gere as áreas comuns do condomínio;

Se for na área comum em princípio existe um contrato a ser honrado, ainda que esse contrato tenha sido verbal. Verifique os termos desse contrato.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
mari.marta_imoveis@hotmail.com

allisson
allisson respondeu
2 dias

Obrigado pela pronta resposta de tod@s. São duas situações. A primeira é que eles realmente usam a calçada/rua e a prefeitura sempre faz vista grossa depois das denúncias. Eles alegam que estão na rua e que o condomínio nada pode interferir, mas esteticamente é horrível! A segunda é que eles fazem das áreas comuns de depósito particular. Essa segunda coisa pra mim é mais tranquilo porque vou notificá-los independente de quem permitiu que isso acontecesse no passado.

Se a própria prefeitura faz vista grossa, eu não sei a quem recorrer.

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
2 dias

Boa tarde! Procure ler as regras internas ,acredito que seja vetado .

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
2 dias

Allisson é preciso ver se existe algum ajuste sobre o uso desse espaço. Regular ou não se existe contrato de locação é preciso distrato, ok?

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
mari.marta_imoveis@hotmail.com

Mari Bauer
Mari Bauer respondeu
1 dia

Desculpa, vc além de sindico também é o prefeito? É frustante observar como há sindico que carregam o nome e o peso do cago, mais não conhece absolutamente nada sobre suas atribuições conforme estabelece a lei, convenção, regulamento, etc. Assim: vc não tem "um abacaxi na mão" vc tem sim uma tremenda falta de conhecimento das suas funções para ocupar e ficar no cargo.

allisson
allisson respondeu
1 dia

Mari, que tipo de pessoa é você? Arrogante e prepotente! Se você não sabe, fique sabendo que em muitos casos a pessoa que assume o cargo de síndico o faz porque grande parte dos condôminos se omite de seu dever de opinar e participar. Além do mais, eu sou condômino como qualquer outro e não especialista em legislação. Se estou aqui é porque tenho a humildade de dizer que não sei como resolver o caso em questão. Por que você não vai descarregar sua prepotência em outro lugar? Faça-me o favor!

Mari Bauer
Mari Bauer respondeu
1 dia

Então não estou errada mesmo, tanto que vc confessa que não entende nada de "legislação". Nesse caso, vc assinou seu atestado de incompetência. Para ser sindico necessário: experiencia na gestão administrativa, financeira, contábil, jurídica, operacional e infraestrutura. Pelo o visto, vc não preenche nenhum desses requisitos. Detalhe: não tem nada de prepotência, tem verdade e assunto encerrado.

allisson
allisson respondeu
1 dia

Vc é maluca, não mora em condomínio ou não entendeu nada o que escrevi. Você diz que "Para ser sindico necessário: experiencia na gestão administrativa, financeira, contábil, jurídica, operacional e infraestrutura". Qual o percentual dos síndicos condôminos que tem todas essas experiências que vc aponta? Se toca, minha querida! Nem todo condomínio tem grana para pagar um síndico profissional e nem todo condomínio tem condomínios com todas essas experiências. Eu não recebo nenhuma remuneração como síndico e nem por isso minha intenção é fazer as coisas de qualquer jeito.
A práxis cotidiana tem o potencial para nos capacitar e não há nada de errado assumir nossas limitações. Ou vc nasceu sabendo ser prepotente? Como qualquer habilidade social e profissional, a experiência é fundamental e a sua deve ser bem amarga. Assunto encerrado!

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...