O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Natalia

Vizinho joga produto de cheiro forte nos ralos e invade meu apartamento. Como proceder?

Por Natalia
49 dias

Temos um problema de odor forte de esgoto que sobe pelos ralos. Em alguns apartamentos acontece na cozinha e lavanderia, outros nos banheiros. Já levamos isso ao Conselho. Porém agora alguns vizinhos resolveram jogar querosene nos ralos para diminuir esse odor. E o cheiro de esgoto está sendo substituído por cheiro de querosene. Mas sou asmática e estou tendo crises difíceis por conta disso. Há algo que pode ser feito?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Osni - Assembleia.Click
Osni - Assembleia.Click respondeu
49 dias

Sra. Natalia.
Jogar produtos só vai piorar a situação e causar um dano maior. O que devem fazer é solucionar o problema com empresa especializada para detectar o problema, solucionar e, principalmente, programar limpeza e desentupimento desses canos.

Assembleia.Click - A evolução da assembleia de condomínio desde 11/2000.
(13) 99144-4943 - Administrador desde 1998 - No Sindiconet desde 2009.

WESLEY DA SILVA LOURENCO
WESLEY DA SILVA LOURENCO respondeu
48 dias

Prezada Natália, o condomínio precisa contratar um serviço especializado para resolver o problema. Solicite que o síndico faça os orçamentos e leve o assunto para deliberação da assembleia.

Estou à disposição para eventual auxílio jurídico.

OBS: A análise concreta de casos específicos se enquadra em serviço de consultoria jurídica, portanto, sujeita-se ao ajuste prévio de honorários.

Atenciosamente.

Wesley da Silva Lourenço
Advogado/MG
Especialista em Direito Imobiliário
Consultor e Assessor Jurídico
we_lourenco@yahoo.com.br
Instagran: @aprendendodireitoimobiliario

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
48 dias

O sindico deve avisar aos condominos que eles não podem jogar quaisquer substâncias quimica na rede de esgoto — ainda mais querosene, que é altamente inflamavel.

A primeira coisa a fazer é verificar se há alguma perfuração ou obstrução na tubulação de respiro; depois, verificar os ralos das unidades.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
48 dias

Natalia muito simples de resolver sem usar nenhum tipo de liquido, como o querosene. Tanques e pias tem que usar sifão mantendo a água dentro dele, assim o cheiro não passa. Os ralos também, mas isto já necessitará de obras que quebramento, pois quem construiu a edificação deixou falhas. Se no prédio tiver fossa elas tem que ser limpas periodicamente para evita o cheiro.
"Agora vem o pulo do gato". No Final do encanamento de esgoto, o Síndico ou qualquer condômino compra uma peça chamada "Válvula de retenção Ponta" cujo custo é de R$19,00 e encaixa na saída do cano de esgoto dentro da caixa. Eliminará o cheiro em todos os ralos. Aconselho a colocar em todos as caixas. Esta válvula tem para canos de esgoto (100) como para canos de caixa de gordura (50). 0k

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1375093577-valvula-de-retenco-ponta-100mm-4-retenco-esgoto-_JM?matt_tool=26177295&matt_word&gclid=EAIaIQobChMI5rPDxPWL6wIVD4SRCh2SYQM1EAYYAiABEgJN5vD_BwE&quantity=1


https://www.tigre.com.br/sifao-ajustavel-multiuso-copo-branco

Este é o sifão é das Pias e tanques.

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Wagner Vieira
Wagner Vieira respondeu
47 dias

Boa tarde Natalia!

O ideal é solicitar ao Síndico, uma revisão do sistema cloacal do condomínio, pois pode ser um problema de entupimento de alguma caixa de passagem, ou até mesmo os encanamentos mal instalados pela construtora. Acredito que um Engenheiro possa verificar isto para vocês em um primeiro momento.

Att,
Wagner Vieira
Vieira Síndicos & Consultoria Condominial
contato@vieirasindicos.com.br
Intagram: @vieirasindicos

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...