O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Brenda

Dicas para iniciante

Por Brenda
50 dias

Eu tenho um imovel com 2 andares, sendo : 3 apartamentos [no 2 andar onde moro], e no primeiro andar: 1 casa, 1 ponto comercial. Eu me enquadro como casa / condominio / predio / o que ? Quais orientacoes voces me dariam para manuntencao e uma boa convivencia no local ? Tem garagem e 1 poco artesiano que abastece os 5 imoveis, todos contam com relogio individual de agua e luz. Nao cobro agua. O que mais Posso fazer? Obrigada a todos

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Osni - Assembleia.Click
Osni - Assembleia.Click respondeu
50 dias

Sra. Brenda. O imóvel (apesar de ter "alguns" moradores), são todos inquilinos e, neste caso, não é condomínio (domínio ou propriedade comum de várias pessoas). No máximo um "regimento interno" no que se refere a consumo de energia em áreas "comuns", fechamento de portões, economia de água, perturbação de sossego etc.

Assembleia.Click - A evolução da assembleia de condomínio desde 11/2000.
(13) 99144-4943 - Administrador desde 1998 - No Sindiconet desde 2009.

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
50 dias

Voce é proprietaria de edificio. Não é condominio porque tem somente um dono.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
50 dias

Brenda você é proprietária de um Prédio de um único dono onde poderá alugar os imóveis existentes do modo que desejar. Mas aconselho a reger um regulamento interno para disciplinar as atitudes dos moradores locais. Poderá também, exercer a divisão de despesas pela manutenção do local onde ira envolver as despesas ordinárias atribuídas pela Lei 8245/91 principalmente seus artigos 22 e 23. A cobrança destas despesas poderá ser dividida por unidade. Quando a unidade não estiver ocupada por um inquilino, você como dona da edificação assumirá a parte que couber a cada imóvel que não estiver alugado. A água de poço artesiano o consumidor pode não pagar o custo mensal, mas tem a taxa anual e também as despesas com o escoamento do esgoto ou o tratamento do mesmo e se a prefeitura cobrar de você, repassa para seus inquilinos, assim como o IPTU dos imóveis, que deve vir tudo em seu nome e talvez em um único carne. A Lei lhe dá está possibilidade, repassar estas despesas aos seus inquilinos.
Acho que deve dividir a garagem em vagas demarcadas uma para cada unidade, assim poderá evitar problemas futuros e quando o inquilino alugar o imóvel, já sabe a vaga que ocupara, inclusive para a loja. As que sobrarem, poderá demarcar como uso exclusivo seu e depois aluga-las separada do aluguel dos imóveis, mas para os moradores locais, caso suja solicitações. Vagas em garagem são os problemas maiores existentes em condomínios residenciais e não deixam fazerem na garagem acúmulos de "bagulhos" de seus inquilinos, tais como: carrinho de bebe, pranchas, mesas, pneu etc. se acostumarem, perderá o controle do local. Havendo disponibilidade de vagas, poderá criar uma ou duas para motos, sendo que cada vaga de automóvel, será ocupada por duas motos. Poderá também usar um espaço para ocupação de bicicletas. Consultando o Dr. Google poderá encontrar diversos RIs ou Convenções onde poderá tirar ideias ou itens para compor o Regulamento da sua Edificação. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Wagner Vieira
Wagner Vieira respondeu
49 dias

Boa tarde!

Por ser prédio de um único dono, o ideal é que tenhas um "Regimento Interno" com algumas regras e procedimento do dia-a-dia, para a boa convivência.

Att,
Wagner Vieira
Vieira Síndicos & Consultoria Condominial
contato@vieirasindicos.com.br
Intagram: @vieirasindicos

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...