O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Hayxima Milhomem Soares

Como organizar um parqueamento? Existe sistema de gestão de parqueamento p/ condomínio?

Por Hayxima Milhomem Soares
46 dias

Prezados.

O condomínio que eu resido é bastante antigo, do ano de 1973 possuindo 216 unidades, mas de acordo com a convenção e escritura dos imóveis não há nenhuma menção sobre disposição de vaga de garagem à estas unidades, mas na convenção há a única menção abaixo sobre "estacionamento".

"As partes de uso comum das edificações se encontram distribuídas na área de urbanização onde se localizam os edifícios e a casa do zelador e assim se discriminam: ruas internas, praça e seus acessórios e componentes, área de estacionamento (...)"

Porém a área do condomínio não comporta a quantidade de veículos que existem, então necessito adotar um sistema de parqueamento, porém, necessito de um software de gestão de controle e saída de veículos para usar na portaria. Alguém tem ideia?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
46 dias

Como "a quantidade de veiculos que existem". A quantidade de vagas não pode ser ilimitada. Quer dizer que se alguém decidir comprar mais um veiculo, poderá estacionar no local? A convenção não estipula quem terá direito a vaga, e a quantas? Nas escrituras das unidadades não há menção a vagas?

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Hayxima Milhomem Soares
Hayxima Milhomem Soares respondeu
46 dias

Boa noite Luiz.

Então, respondendo a sua pergunta, na convenção atual que ainda é a mesma de lançamento deste condomínio, ou seja, do ano de 1973, não estabelecia quantidade de vagas tampouco o regulamento interno também estabelecia isto.

Não sou síndico atual do condomínio mas estou me candidatando para a próxima gestão, pois a síndica atual esta há 14 anos na função e em todos esses anos nunca houve por parte dos condôminos a intenção de substituí-la e tampouco de prestar esclarecimentos, então ficou por isso mesmo todo este tempo e somente agora "acordaram" para vida e de fato irá haver a devida substituição.

De fato existem condôminos que possuem 2 ou mais veículos e sempre estacionaram dentro do condomínio justamente por esta ausência de previsão ou norma, e na escritura dos imóveis também não há informação sobre vagas de garagem.

Deste modo para tentar resolver de forma mais rápida o problema com a gestão do estacionamento, até que a convenção seja atualizada e seja instituído um regimento interno necessito de um software em nuvem ou então desktop para gerenciamento do parqueamento ou contato de empresa que possa realizar.

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
46 dias

Hayxima - Você tem que contratar um Engenheiro e este verificará quantos veículos poderá estacionar dentro do seu condomínio. Dependendo do número de vagas uma assembleia com quórum especial de 2/3 poderá determinar o número de vagas para cada unidade e assim, poderá mudar a convenção e adapta-la as condições reais do seu condomínio.
A minha convenção é de 69 e já determinava o número de vagas para cada unidade. A Lei erá de 64, 4591/64 hoje 10.406/02 artigos 1331 a 1358. Consulte as Leis pelo DR.GOOGLE, assim você ficará esperto em questões de condomínio e suas soluções. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Hayxima Milhomem Soares
Hayxima Milhomem Soares respondeu
46 dias

Boa Noite Geraldo.

Compreendo quanto a assembléia e o quórum especial de 2/3, porém, uma AGO será realizada em data oportuna a partir do momento em que for realizado o estudo de todas as mudanças necessárias que devem ser realizadas na própria convenção, além também de elaborar a minuta do regimento interno, pois, há a grande necessidade de restruturação por completo da parte jurídica do condomínio.

Quanto a questão de assessoria especializada para elaborar laudo para instalação do parqueamento isso também já está sendo ventilado, porém, inicialmente diante da desinteligência por parte dos próprios condôminos não há viabilidade nenhuma em promover tais gastos devido a gestão desastrosa dos último 14 anos que tornaram a inadimplência acima de 50% mensal algo comum durante todo este tempo.

Quanto a convenção, lhe digo, a nossa é de 73 e estou de posse da mesma, e não faz menção alguma sobre as vagas e tampouco sobre estacionamento a não ser a única frase que contém a palavra estacionamento que está justamente ilustrada nesta publicação.

De fato, pode parecer uma situação de outro mundo, mas a situação está demasiadamente complicada e inicialmente estou procurando outro meio de aplicar um controle temporário enquanto o resto das providências necessárias e mais importantes podem ser adotadas, tais como: redução da inadimplência; aumentar a confiança dos condôminos com a sindicância; acordos trabalhistas e com prestadores de serviços que estão atrasados há mais de 1 ano.

Por isso depois de muito analisar a situação vivenciada neste condomínio uma das poucas alternativas a ser adotada inicialmente quanto ao estacionamento/parqueamento é a adoção de um controle de parqueamento para "diminuir a bagunça do trânsito de veículos dentro do condomínio".

Hayxima Milhomem Soares
Hayxima Milhomem Soares respondeu
46 dias

Apenas complementando as questões trazidas à luz aqui.

A administração do condomínio é realizada internamente sem gestão de software, e ainda à época de elaboração de acordo em cadernos pautados. Os pagamentos das taxas condominiais ainda são realizadas diretamente na administração sem estabelecimento de multa ou juros de mora por atraso, e pagamentos estes somente realizando em espécie diretamente na própria administração. Por aí já se dá para perceber o nível que estamos. E de fato há uma extrema necessidade em reestruturar 100% o condomínio com a adoção de sistemas inteligentes.

Porém, o único sistema que ainda não consegui encontrar foi o de gestão de parqueamento em condomínio, pois os demais já estão concretizados.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...