O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Rafael Gonçalves

A Construtora é obrigada a fornecer o cálculo estrutural da edificação?

Por Rafael Gonçalves
Perguntou há 3 meses

Recebi da Construtora um monte de projetos impressos e salvos em CD, mas não me entregaram o calculo estrutural. Existem alguns condôminos me pedindo autorização para instalação de envidraçamento de varanda (fechamento retrátil), mas eu não posso liberar enquanto não tiver a certeza da carga que as vigas da varanda suportam. Inclusive não me entregaram os projetos de forma e armação impressos, apenas salvos no CD. Já li em algum lugar que eles são obrigados a fornecer todas as vias impressas também, mas eles alegam que são muitos projetos e é óbvio que eles não querem gastar dinheiro com as cópias.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura

Respondeu há 3 meses

Bom dia! E quem lhe disse que tendo o projeto estrutural terá o critério técnico e legal para liberar ou vetar o fechamento da sacada?

Projeto só é obrigado a apresentar na prefeitura para efeito de aprovação.

Mas é usual a construtora entregar o principal projeto,que é o executivo, neste consta a estrutura , hidráulica.

Dentro de um projeto tem vários outros projetos,tais como hidráulico, elétrico, fundação e o de combate ao incêndio quando é obrigatório.

Falar aqui é bem mais fácil, quero vê é ir ao local fazer uma análise técnica e emitir o documento com fé pública concluindo que o fechamento da sacada não irá causar problema estrutural.

Na construção depois de feito todos os cálculos o profissional aumenta a estrutura como margem de segurança e usa a nomeclatura coeficiente de segurança, então quando há alteração esse coeficiente diminui,mas é algo quase que insignificante considerando um fechamento de sacada, dependendo do porte físico do morador este pesa mais que a estrutura de vidro colocada no local,e nem por isso ficar 2 ou 3 pessoas na sacada esta irá apresentar problema estrutural.

Fonte: 12

Assinatura: paulosindicoprofissional@outlook.com 11 98440-4093.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
CLAUDIO FAGUNDES SARAIVA FILHO
CLAUDIO FAGUNDES SARAIVA FILHO

Respondeu há 3 meses

Rafael,

Sobre desenhos impressos, podem ser práticos, mas e' certo que 'e melhor tê-los eletrônicos, vetorizados em PDF (para poderem ser lidos no Autocad) e você pode distribuir para quem quiser, neste formato.

Sobre Calculo Estrutural, solicite formalmente o parecer da construtora sobre o envidraçamento. Ou eles respondem ou permitem que outros tenham o CE e assumam o que estão fazendo.

Este tipo de serviço a ser feito pelos moradores e' extremamente recomendável ser suportado por uma ART, emitida e recolhida por profissional competente.

E lembrando que o fechamento de varanda pode ser vedado pelas prefeituras e independente disso, deve ter aprovação da unanimidade dos condôminos em assembleia.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
CLAUDIO FAGUNDES SARAIVA FILHO
CLAUDIO FAGUNDES SARAIVA FILHO

Respondeu há 3 meses

O Manual do predio, entregue pela construtora já deve trazer estas informações ou limitações.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
HELIO SANDER DOS SANTOS
HELIO SANDER DOS SANTOS

Respondeu há 3 meses

rafael, arquivo digital tem validade tbm.

Então, se você recebeu a informação em formato digital, logo você recebeu a informação.

Então, a construtora está agindo corretamente,

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.