O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Chamada telefonia de emergencia no Elevador?

Por rafaela alves almeida
Perguntou há mais de 1 ano

Estava conversando com uma amiga que vive na Europa e me disse que lá existe uma lei que obriga a instalaçao de linha telefonica fixa nos elevadores para as chamadas de emergencia. A chamada é direcionada a uma central que se responsabiliza pelo resgate das pessoas. Já estao desenvolvendo até uma linha com uso de um chip GSM.
Essa tecnologia já existe no Brasil?
Como funciona o processo de resgate de emergencia? E se nao houver ninguem na recepçao do condomínio, o que acontece??

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (7)

Ordenar:

Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Rafaela, aqui no Brasil não existe essa lei e nem tem essa tecnologia disponível.
Os elevadores devem ter uma empresa responsável pela manutenção preventiva, essa empresa vai colocar uma placa no elevador com um número de telefone de emergência, esse número é o mesmo utilizado pela portaria ou pelo zelador para acionar a emergência /plantão da empresa, então, se não houver contato com a portaria (por interfone ou por telefone), o melhor é ligar direto para a empresa e falar com o técnico que atender a ligação.
OK?!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
francisco freitas mendes
francisco freitas mendes

Respondeu há mais de 1 ano

Rafaela, nos seus elevadores não tem interfone? Este é o meio de chamada de emergência. Ou veja no no. da assistencia tecnica contida no proprio elevador.

Francisco

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
marino lozio
marino lozio

Respondeu há mais de 1 ano

POIS É RAFAELA SUA AMIGA ESQUECEU-SE QUE AQUI É TERCEIRO MUNDO COMO SE DIZ, MAS A INSTALAÇÃO DE INTERFONE LIGADO DIRETO A APARELHO PORTADO PELO ZELADOR 24 HS CORRIGIR�� QUALQUER EMERGÊNCIA NO MEU CONDOMÍNIO FUNCIONA E BEM E TEMOS AINDA UMA POTENTE SIRENE INSTALADA SOBRE O CARRO DO ELEVADOR COM BATERIA PRÓPRIA QUE QUANDO ACIONADA NA EMERGÊNCIA O PRÉDIO TODO OUVE......... E ACRESCENTO QUE NÃO HÁ ABUSOS .

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Rafaela,

NoBrasil o que eu sei é que somente empresa prestadora de manutenção dos elevadores ou o corpo de bombeiros é que tem autorização para tirar alguém do elevador.

Também é obrigatório que tenha um telefone dentro do elevador, ligado diretamente com a portaria que, na hora do comunicado da emergencia eles acionarão ou o corpo de bombeiros ou a empresa que presta serviços de manutenção, inclusive eles têm o atendimento 24 horas.

É impossível não haver ninguém na recepção do condominio, pois porteiros não podem abandonar a portaria, então essa possibilidade nao existe.

No nosso condominio também é visualizado pelas câmeras se o morador está preso e aí os porteiros ligam imediatamente para as pessoas indicadas.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Jussara Cunha
Jussara Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

A situação que tua amiga expos é principalmente para elevadores comerciais. Não falta casos em que funcionário fica preso em elevador do trabalho por todo final de semana ou período de feriado e apenas é retirado no próximo dia útil.

Em prédio residencial seria uma situação praticamente impossível de acontecer.

Nada impediria que a central de telefone da casa de máquinas ligasse com o 0800 do fabricante do elevador.
O problema é que nem todo o condomínio contrata o fabricante para dar manutenção: fabricante cobra $$$$$ e não fabricante cobra $$$.

Não se trata de Brasil ser atrasado. É apenas uma situação que, desconheço os motivos, comum na Europa e Ásia - pessoas presas em elevadores comerciais que são socorridas dias depois, e que no Brasil nunca li sobre tal ocorrência. Certamente se tivesse os fabricantes de elevador disponibilizariam o serviço. Aliás somos bastante avançados em uso de celular pois fazemos pagamento de contas pelo celular, compramos ingresso de teatro e cinema pelo celular, temos celular na geladeira para enviar a lista de compras do que esteja faltando, ter celular no elevador seria "arroz-de-festa".

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
rafaela alves almeida
rafaela alves almeida

Respondeu há mais de 1 ano

Oi pessoa! Agradeço a participaçao de todos e as respostas super esclarecedoras!
Estava encucada com esse assunto e coomecei a pesquisar sobre essa tecnologia de chamada de emergencia. Isso porque no meu predio, ja conheci pessoas que ficaram presas e nao levavam celular e ate creiaças que saiam da piscina.. enfim!
Pesquisei e descobri que toda a europa aplica essa lei para predios comerciais e residenciais! e que ja tem empresas que estao venndendo esses intercomunicadores aqui no Brasil.
O problema está na central de recebimento de chamadas de emergencia, que ainda nao existe!
conversando com a associaçao do setor, eles me informaram que essa tecnologia está pra chegar no Brasil, com previsao ate 2014, se tuda der certo.
E depois poderá haver mudança na lei, pra adaptar as normativas de qualidades europeias.
Enfim, vamos esperar!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.