Pergunta

Qual procedimento do proprietário com a administração do condomínio, ao vender seu apartamento.
Por CRISTINA SILVA
Perguntou há mais de 1 ano
Quando um proprietario for vender seu apartamento, ele deve informar ao sindico? quais documentos ele deve passar para o sindico, informando o novo proprietario.
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Respostas (6)
Ordenar:
Boa tarde , ADRIANA é de bom entendimento que ao vender o antigo prorpietário solicite um NADA CONSTA , ao Condominio e o Novo proprietário se apresnte ao Sindico com os devidos documentos.
o correto seria o vendedor avisar e o novo proprietário apresentar os documentos - escritura - ao finalizar a compra.
nem todos os condomínios se preocupam com isto. Um amigo que comprou apartamento pediu a imobiliária que fazia a transação, o nada consta de IPTU, condomínio, e o nada consta da proprietária para o caso do apartamento estar alienado com outras dívidas etc.
Ao finalizar a compra apresentou a escritura e xerox de seus documentos para que a fatura da taxa e outros documentos fossem transferidos para seu nome. Isto foi em Abril até hoje a administração do condominio não promoveu a troca.
abs
ótimo 2013!
Adriana,
Não e necessário comunciar ao sindico que voce vai vender seu apto. Depois de vendido é que voce pode apresentar o novo morador, o qual deve apresentar a escritura do imóvel ou contrato de compra e venda.
Voce é que vai precisar que o sindico lhe forneça uma CND - certifisão nehativa de débito.
Adriana, é melhor avisar que o apto está à venda e quais os corretores ou imobiliárias estarão trabalhando a venda do apto, por questões de segurança.
Agora, estando a venda concretizada, deve-se informar ao condomínio que a unidade foi vendida e quem é o novo proprietário, também por questões de segurança.
Isso não tem a ver com a questão de titularidade, que será comprovada posteriormente com documentos, estamos falando apenas em informar a portaria / condomínio para liberar a entrada de pessoas estranhas ao condomínio.
Aqui passei uma circular aos condôminos (e volta e meia ela é repassada) informando a necessidade de avisar a portaria que o apto está à venda (e seus corretores ou imobiliárias) e qdo é vendido informar o nome e RG do novo proprietário.
Se o antigo proprietário não fizer isso, os corretores não entram no condomínio enquanto o porteiro não conseguir confirmar com o condômino que sua unidade está à venda e que esse corretor (sr Fulano) é um dos autorizados a entrar no condomínio para mostrar a unidade.
Tendo sido vendido, se o condômino não informar o nome e RG do novo proprietário, grande chance desse novo proprietário não entrar no condomínio sem conseguirmos contato com o anterior para confirmar tudo, o que aliás já aconteceu umas duas vezes.
Aqui, depois que assumi, somos mais chatos com relação a isso e nunca tive reclamação, afinal é a segurança de todos que está em jogo.
OK?!
Angela, Será que voce teria esse modelo dessa circular que voce passa para os condôminos, para me enviar uma copia? pois eu ajudo na administração de um condomínio e estou tendo diversos problemas com este caso. Muitos proprietários vendem seus apartamentos, depois querem que cancelemos os boletos do condomínio, retirando o nome dele e colocando o novo proprietário sem nos informar quem é quem. Eles acham que temos que adivinhar.
Fico no aguardo e obrigada.
Olá, em geral não, normalmente quem deve se apresentar é o novo morador, mesmo porque muitas vezes o vendedor negocia o seu apartamento através de alguma imobiliária, e o imóvel é vendido depois de muitos meses, e quem vendeu nem conhece o comprador.
Adriana para você não ser surpreendida por uma eventual cobrança de dívida condominial é prudente que você informe ao síndico (ou administradora) para quem você vendeu o ape, fornecendo cópia do documento de venda.
O usual é que o comprador tome essa providência, mas como seguro morreu de velho e desconfiado ainda está vivo, nada impede que você tenha esse cuidado. Aproveite e informe também a prefeitura e as concessionárias.
Não informar é mais ou menos como vender um carro e nao informar ao Detran. O BO será seu até prova em contrário.
Boa sorte