O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

O sindico pode mudar o sistema de interfones sem realização de assembléia

Por Paulo
Perguntou há mais de 1 ano

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

Angelina Somolanji R. Oliveira
Angelina Somolanji R. Oliveira

Respondeu há mais de 1 ano

Paulo:

Desde que as despesas não tiveram que ser repassadas em rateio extra, eu acho que não há problemas. Isto desde que o sistema de interfones esteja realmente com problemas graves, pois é um meio importante de comunicação e deve estar sempre OK.
Não tenha medo, pergunte ao síndico porque foi trocado, quanto foi, etc.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Mauricio Castrucci - Síndico Profissional
Mauricio Castrucci - Síndico Profissional

Respondeu há mais de 1 ano

Paulo , boa tarde .

Na verdade , existe a necessidade da convocação da Assembléia , pois a troca do sistema implica na entrada dos técnicos na residência de cada condômino , logo , deverá ser votada em assembléia .

Segundo ponto , caso o atual sistema esteja funcionando normalmente , a obra é considerada Extraordinária . Por se tratar de obra Extraordinária , deve sim ser votada .
Agora , se o sistema atual está inoperante e é impossível sua recuperação , então não há necessidade de convocação de assembléia .

Atenciosamente ,
Mauricio Castrucci - Síndico

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
José Sierra Rio
José Sierra Rio

Respondeu há mais de 1 ano

Paulo, uma coisa importante é saber o valor total da substituição, e outro ponto muito interessante é que em assembléia seja definido um valor de gastos sem a necessidade de reunioes que normalmente são desgastantes. Outra coisa a expressão "mudar o sistema" dá margem à multiplas interpretaçoes do ponto de vista técnico. Porem uma coisa é clara, normalmente este tipo de modificação possui tres pontos básicos, que é a central em si, na portaria, a fiação entre a central e a unidade (apto), e o ponto final que é o aparelho colocado dentro da unidade, claro que se envolver tudo os custos são elevados e merece ser discutido em assembléia, até mesmo para que o síndico tenha respaldo necessário.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Rafael R S Lima de Siqueira
Rafael R S Lima de Siqueira

Respondeu há mais de 1 ano

Paulo,

Caso o valor seja superior ao dado por autonomia do sindico, ele não deverá alterar. Deve convocar assembléia e passar os orçamentos.

Boa sorte,

Assinatura: RR S Lima de Siqueira
Subsíndico
Site: www.havilah.16mb.com

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.