O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Italo Ferreira

Qual quorum para aprovar uso de salão de festas para parentes de 1º e 2º grau?

Por Italo Ferreira
9 anos

Na última assembleia do meu prédio, alguns condôminos decidiram que parentes de primeiro e segundo graus também podem utilizar o salão de festas. Fiquei indignada com essa aprovação porque essas pessoas que não residem no condomínio poderão utilizar o salão de festas, que é um espaço comum e que pertence a todos que moram naquele edifício.Durante a assembleia disse que não concordava, pois o que será cobrado deles é apenas uma taxa de R$ 60,00, que é o cobrado dos moradores, e que não cobrem os gastos com faxineira, água, luz, gas e outras coisas que acabam se desgastando em função do uso. Argumentei também em relação à segurança, pois haverá um fluxo enorme de pessoas desconhecidas. A´pesar disso, como não estavam todos presentes, venceu o voto da maioria simples. Minha dúvida é em relação ao número de pessoas que precisam votar. Uma aprovação como essa não necessita aprovação de todos? Por favor, alguém poderia me orientar em relação ao que fazer?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Kleber Gonçalves de Almeida
Kleber Gonçalves de Almeida respondeu
9 anos

Boa tarde Senhor Italo,

Verifique o que dita seu regimento interno a respeito da forma de utilização do salão de festas.

Verifique também sua Convenção a respeito de quorum para alteração de Regimento Interno. Normalmente falam em 2/3 da totalidade dos condôminos.

Caso exista regramento para utilização do salão, determinado por estes dispositivos, a alteração só pode ocorrer mediante a presença de 2/3 da totalidade e ou, o que dita a Convenção do Condomínio.

Agora, caso não exista norma para utilização do salão definida pelo Regimento Interno e ou, Convenção do Condomínio, o regulamento poderá ser aprovado com quorum simples.

Abraços - Kleber - SP

José Sierra Rio
José Sierra Rio respondeu
9 anos

O tema é dilicado, autorizar ou nao autorizar, já que um morador pode simplesmente fizer a reserva do salao e não dizer a ninguem que é para um parente, pricipalmente se ele estiver presente. Pessoas extranhas estarão presentes em qualquer tipo de evento que venha acontecer E se houver abusos que o mesmo responda com as penalidades previstas.

RAQUEL RIBEIRO BARROS FECCHIO


Depende....
Você precisa ler sua Convenção coletiva e o Regulamento interno para saber o que rege estes documentos sobre o tema....

E também, se esta votação estava pré agendada na convocação da AGE.. Porque, se a Convenção e o RI nada determinam.. Se todos os Condôminos foram convocados e sabiam que este tema seria votados e ainda assim não se interessaram... O Resultado da AGE alcança também os ausentes...

O que você pode fazer é enviar uma notificação Extrajudicial ao Síndico que, esta decisão fragiliza a Segurança dos Condôminos. E que se acontecer algo, o Condomínio será responsabilizado civilmente, pelos danos que estas pessoas causarem a terceiros.

Rafael R S Lima de Siqueira
Rafael R S Lima de Siqueira respondeu
4 anos

Italo Ferreira,

Veja o regulamento. Caso não há restrições use-o.

RR S Lima de Siqueira
Subsíndico
Site: www.havilah.16mb.com

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...