O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Padronização para instalação de ar condicionado

Por tereza kamiji
Perguntou há mais de 1 ano

Nosso condomínio ainda não temos nenhuma normativa para instalação de ar condicionado. Estamos efetuando assembleia para padronizar a instalação dos aparelhos. Gostaríamos de sugestões de condomínios que já tem as normas ou já teve experiências sobre esse assunto. Temos algumas reclamações como: drenagem de água pingando nos andares de baixo ou fazendo barulho de pingo na caixa de ar do andar de baixo no período da noite; local de instalação; aparelho instalado com mangueira exposto do lado externo, prejudicando a estética do prédio.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (1)

Ordenar:

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Começando do começo (rsrsrs)

1. laudo elétrico;
2. laudo estrutural;
3. projeto para recolha do gotejamento. Vocês podem rasgar a fachada e embutir os canos. Mas o mais provável é que nem todos queiram instalar ar condicionado, de forma que o projeto também pode prever a recolha dessa água para a área de serviço do interessado. O que não pode mesmo é cair na cabeça dos passantes.
4. aprovação disso tudo numa assembleia com quórum de 2/3 dos condôminos (altera a fachada).

Nós ainda pretendemos exigimos laudo elétrico das instalações internas da unidade. E um termo de responsabilidade que cada unidade fica responsável por quaisquer danos de seu aparelho na área comum. Pode parecer exagero, mas do jeito que a minha cidade tem pombo, tô até vendo onde isso vai levar.

Enfim, alguns condôminos querem, nossa obrigação é ao menos tentarmos viabilizar a coisa.

Fui

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.