Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×Estou fazendo algumas reclamaçoes em relação a sujeira no condomínio, autorização de compras que acho incabíveis, pagamento de horas extras ao zelador sem necessidade, enfim .... A síndica não me respondeu a nenhuma das perguntas que fiz ele tem o dever de me responder ou a propria administradora pode fazer issso.
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Débora,
Depende da sindica do seu condomínio. Se ela achar que não quer lhe responder, você vai ficar esperado muito tempo. Se ela tiver uma gestão transparente, ela vai lhe responder.
A administradora só cumpre ordens, ela não pode saber porque a sindica pagou HE ao zelador ou porque o condomínio está sujo.
Estas solicitações voce pode fazer por escrito e enviar a administradora.
Esta por sua vez repassará a sindica ou voce pode entregar para o zelador entregar para ela.
Ela poderá ou não responder as suas solicitações.
Mas o ideal é documentar, pois assim voce tem meios legais de solicitar as respostas.
Lembrando sempre que toda historia tem dois lados.
Débora , documente seus questionamentos para que ela possa te responder, caso não obtenha as respostas você poderá levar essas questões para a próxima assembléia porque com certeza esta também deve ser a dúvida de outros condôminos. A melhor forma é documentar todas as solicitações. Boa sorte !
Débora, na fria luz da lei a síndica tem obrigação de prestar contas exclusivamente para a assembleia, ao menos uma vez ao ano, mas sempre que a assembleia solicitar.
Então você sempre pode reunir 1/4 dos condôminos e convocar uma assembleia.
A administradora é "pau mandado" do síndico, que provavelmente até saiba responder sobre as despesas, mas duvido que tenha alguma informação quanto à sujeira.
Abraços
Ola Debora.Sim é dever do Sindico dar satisfação . faça os questionamentos por escrito ou registra no livro de reclamações, que fica na portaria.Caso ele não se pronunciar procure alguém do conselho e se mesmo assim não tiver sucesso,,poderá pedir as pastas para verificação e ainda fazer um abaixo assinado e pedir uma ASSEMBÉIA EXTRORDINÁRIA, para essa ASSEMBLEIA precisa de assinaturas de 1/4 dos Condôminos.
O sindíco naõ é o dono do Predio ele foi eleito para Administrar convinietemente o Condominio eperstar conta dos seu atos ao Condôminos.
Abs e BOA SORTE
Ola Debora, só para complementar a sua pergunta: Em relação a sujeira np Condominio,faça uma reclamação por escrito que pode ser endereçada ao Zelador ( SE CASO TIVREM ZELADOR), com Copia ao Sindico.
Débora nem pense em questionar diretamente o zelador ou quaisquer funcionários do condomínio. Acredite em mim, isso pode se convertem em um belo processo de assédio moral no trabalho.
Tudo que você relatou que está errado tem um único responsável: SINDICO. E a única maneira legal de forçar o homem a prestar contas é via assembleia extraordinária, convocada por 1/4 dos condôminos;
Esqueça administradora, esqueça zelador, esqueça conselho. Responsável é só o síndico.
Abraços
Prezada Sra Marisa,
Não vejo nenhum problema em a Sra Debora procurar o Zelador para falar da sujeira do Predio!!!
Uma vez que dentre as inumeras responsabilidades do Zelador, uma delas é fiscalizar o faxineiro.
E atualmente, O conselho tem um papel fundamental na Administração de um Condominio.Haja vista que para ser Conselheiro precisa ser proprietario e morar no Condominio,enqto que para ser Sindico não e´preciso esse quisito,pois hoje já existe o Sindico Profissional,que nem mora no Condominio.
No caso especifico da senhora Debora ,como o SIndico(a) náo se manifestou com suas reclamações,ela deve sim procuar alguem do Conselho e melhor ainda fazer isso por escrito assim fica documentado..
Será Humberto???
O zelador responde ao síndico, ok?
Mesmo numa escola um diretor não entra dentro da sala de aula sem pedir licença ao professor, que em sala de aula é a autoridade máxima. Questão de hierarquia. E disciplina.
Numa empresa o gerente procura o encarregado, que por sua vez vai procurar o funcionário. Questão de hierarquia. E disciplina.
Reforço o meu conselho: não faça isso. No meu prédio, na melhor das hipóteses, o condômino que se meter a dar ordens aos funcionários será advertido. A BRIGA É COM O SÍNDICO. Não adianta tentar crescer para cima dos funcionários.
E eu realmente não onde está escrito que conselheiro precisa morar no condomínio. Na sua convenção, talvez? Mas então isso só serve para o seu condomínio OK? A lei não exige isso.
Por LEI a síndica devera responder a qualquer momento a questionamento tanto de ordem simples, como de ordem jurídica. Veja sua convenção ou siga o que diz o Código Civil é LEI, não quer ser questionado, então não queria ser sindico. Tem que responder sim.
Fonte: Tem que responder.
jcncarlos
Só lembrando Funcionários, estes independentes de quem for o síndico "selão pelo seu Patrimônio e pelo seu bem estar" cabe a cada um saber suas obrigações e respeitar a todos. A melhor informação quando você tem conhecimento um pouco de tudo, infelizmente hoje é assim. Boa sorte.
Fonte: Continue cobrando
jcncarlos
Boa noite. Pelas atribuições a qual você se refere, cabe ao síndico responder seus questionamentos. Sugiro registar no livro de ocorrências que deve estar disponível na portaria para qualquer morador.
Atenciosamente,
Cesar Meirelles
Administrador - CRA RJ 20-65049
Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:
Assinatura efetuada com sucesso!