Posso processar o condominio por não demitir um porteiro que ameaça moradores?

- Minha esposa não conseguiu passar o cartão de aproximação na portaria do condominio por problemas tecnicos do sistema. Imediatamente eu que estava no banco do passagedeiro acendi a luz e abri o vidro solicitando a abertura do portão. Houve uma grande e desnecessária demora para o porteiro sequer abrir o vidro da portaria, pois no meu entendimento, ele não estava lá. Ele estava fazendo qualquer coisa menos cuidando da portaria. Então questionei ´´Você não vai abrir?´´. Em seguida ele abriu e começamos a nos desentender verbalmente pois há poucos metros dali havia 3 elementos suspeitos que em questão de segundos poderiam ter nos abordado e algo pior poderia ter acontecido. No momento em que estacionei o carro em minha garagem o porteiro estava parado em frente a minha residência discutindo comigo e com minha namorada, tirando satisfação, falando palavras de baixo calão, intimidando e ameaçando. Em seguida, entrei em minha residência me acalmei pois estava assustado com o ocorrido porem indignado com o descontrole de um funcionário terceirizado que é responsável, no turno mais perigoso o da noite, pela vida de outras famílias. O desentendimento entre nós foi o último de uma serie de ocorrências sempre cercados de intimidação e ameaças por parte do porteiro. Para minha surpresa recebi uma advertência por destratar o funcionário em questão antes de ter a chance de relatar ao Conselho do condominio a minha versao dos fatos. Nem mesmo as cameras de segurança que evidenciam a agressividade do porteiro foram consultadas. Na minha opinião o conselho do condominio e o sindico estão sendo negligentes, omissos e cumplices. Um funcionario terceirizado que destrata os moradores e os ameaça deveria ser desligado imediatamente. Houve uma inversão de papéis pois quem recebeu uma advertência fui eu. Gostaria de uma orientação de como prosseguir nesse caso. Se devo fazer um Boletim de Ocorrência ou até mesmo processar o condominio por danos morais, omissão / negligência. Minha esposa ficou muito assustada e hoje esta com medo de reprasalias. Enquanto isso o sindico não tomou nenhuma medida para com o porteiro.

Imagem de perfil Augusto Togni Pellegrinelli
Gerente Predial