Pergunta

Instalação de Placas Solares em Condomínio
Por Luís
Perguntou há mais de 1 ano
Atualmente estão surgindo diversas formas de captação de energia, dentre elas a captação de energia solar com placas fotovoltaicas, em condomínios de apartamentos, como fica a questão, já que a maioria das Convenções e também os R.I não mencionam sobre local e instalação das mesmas? O morador pode instalar o sistema no telhado do condomínio?
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Respostas (5)
Ordenar:
Não Luiz, o morador não pode instalar nada em cima do telhado. Apenas uma assembleia, após todas as analises técnicas de praxe, poderá mudar ou adaptar a estrutura do condomínio para captar luz solar.
De forma isolada cabe ao condômino adaptar-se às estruturas do condomínio e não o contrário, ok?
Abraços
Luis, é claro que as Convenções não falam nada sobre isso, a esmagadora maioria qdo foi escrita nem se falava de placa solar.
Agora, uma coisa é certa, para tentar pensar em instalar placa solar devemos ter em mente algo que possa atender a todas as unidades, em condomínio se um pode todos podem, com certeza a laje não vai conseguir atender a todos os condôminos.
Se for para instalar placas na laje, elas devem servir apenas ao condomínio, uma vez que a laje é área comum.
seria possível no telhado da garagem autônoma?
Luis,
Verdade, tem que ter anuência da assembleia. Leve essa sugestão ao síndico, o projeto é bom, certo?
Sr. Luiz Bom Dia.
A Maioria dos Prédios novos já São Entregue com Toda Infraestrutura Para a Instalação do Sistema Solar. Sendo que O corpo diretivo do Condomínio. vão Trabalhar em Conjunto com todos os Condôminos para aprovar a Sua Instalação Coletiva no Condômíno. Mediante Autorização da Assembleia de Condômínos. é Uma Obra de Valor Razoavelmente Alto. mais os Benefícios São Muito Grande.
LUiz,
Um morador não pode fazer absolutamente nada que contrarie ou que não esteja disciplinado na convenção e com certeza esse fato não estará, já que é uma coisa nova.
Na verdade, é necessário uma análise de um profissional da área e após as análises deverá ser votado em assembleia.