Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×Na portaria do prédio e com catracas que não permite a passagem de cadeirantes, não tem outro acesso. São 720 apartamentos e somente uma vaga para cadeirantes no meu do estacionamento. As portas são todas medidas padrão o cadeirantes precisa estar acompanhado para passar pelas portas. Tenho uma pessoa que é cadeirante em minha família, mora comigo e infelizmente não pode utilizar o condominio por essa falta de estrutura.
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Wesley,
Se o condomínio é mais antigo, é difícil ajustar para os cadeirantes, porém, se for condomínio novo é obrigado a construir com acesso a cadeirantes.
É preciso verificar se essa entrada com catraca (nunca vi isso em condomínio) possa ser modificada, permitindo assim o acesso aos cadeirantes.
Oi Weskley,
Talvez essa matéria te ajude.
Acompanhe também as ações da Deputada Federal Mara Gabrilli que luta pela acessibilidade.
www.maragabrilli.com.br
Fonte: www.sindiconet.com.br/456/Informese/Acessibilidade
Weley, existe lei da acessibilidade, porém, não tem como vc adaptar tudo no condomínio se ele não foi projetado para isso, o máximo que conseguimos é fazer rampas de acesso até um dos elevadores e alguma coisa em relação a áreas comuns, mas não adianta ser mais realista que o rei.
Agora, desculpe a franqueza, se vc já tinha essa pessoa cadeirante na família qdo comprou a unidade, então deveria ter se atentado a isso e procurado um condomínio melhor adaptado.
Sorte que tem uma vaga pra cadeirante, pois isso não é obrigatório em condomínio residencial.
Hj estão sendo criados os empreendimentos PNEs, para Portadores de Necessidades Especiais, estes sim devem estar adaptados para a circulação de cadeirantes e ter um percentual de vagas destinadas aos PNEs, mas exigir isso de condomínio antigo, fica difícil e por vezes impossível.
OK?!
Angela, o condominio não e antigo foi entregue em 2011 e essa pessoa cadeirante veio morar conosco a 1 ano. Cheguei até a solicitar uma adaptação em meu apartamento qto a porta da sacada, pois ela e fechada com vidro e solicitei a retirada da porta que fica entre a sala e a sacada para que a cadeira passasse e não foi autorizado.
Weskley, é complicado, pois essa sacada compõe a facada do prédio e realmente vc não pode alterar, mas eu tentaria levar o caso para a assembleia autorizat a reitrada da porta, por ser um motivo justo e dentro da sua unidade, memo assim, precisaria que 2/3 do total dos condôminos aprovem, ou então, vá para a justiça e o juiz pode dar ganho de causa autorizando vc a retirar essa porta da sua sacada.
Com relação a outros acessos do condomínio, aí é outra história, a cadeira em si passa? Normalmente as portas de áreas comuns são largas, ao menos para a cadeira em si já é possível passar; o prédio da minha mãe tem quase 40 anos e qdo ela precisou de cadeira de roadas, eu conseguia passar a cadeira pelas portas e sair pela garagem, uma vez que pelo hall social tem degraus para chegar à rua.
Acho que vale a pena detalhar todo o caminho possível com a cadeira e verificar se a cadeira passa por caminhos alternativos, infelizmente é isso, adaptar significa ter uma possibilidade de acesso ao menos, não quer dizer que deve passar em todos os cantos.
OK?
Boa sorte.
Obrigada Angela pela orientação, vou tentar por esse caminho.