O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Posso autorizar alguém a pegar o lixo reciclável, sem comunicar os moradores?

Por Rodrigo Aparecido da Silva
Perguntou há mais de 1 ano

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Ordenar:

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Se não há uma cooperativa para você vender o lixo e não há como angariar algum valor para o condomínio, não há necessidade de autorização dos moradores.
O problema é se você vender o lixo e ficar com o dinheiro e eu sei que você não fará isso, mas não precisa comunicar aos moradores.
Espero que logo mais o governo de todos os Estados crie uma Lei para se aproveitar melhor o lixo reciclável, criando cooperativas para coletar esse lixo. Essas cooperativas deveriam ter como cooperados os catadores de lixo. Essa seria uma boa redistribuição de renda não acha?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
E. Rui Franco
E. Rui Franco

Respondeu há mais de 1 ano

Rodrigo, pode, desde que se internamente, acompanhado por alguém. Existem cooperativas de vreciclagem e o Eco da Prefeitura, verifique aí na sua Cidade.
Mas lembre-se, não é todo material seco que serve para reciclagem, e cuidado com baterias, óleos, etc. pois existem locais e empresas para entrega desse material.
Opte por essa idéia e a todos seus vizinhos, pois o futuro depende disso.
Parabéns pela iniciativa.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Kleber Gonçalves de Almeida
Kleber Gonçalves de Almeida

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde,

Prezado Rodrigo,

Tendo em vista que a coleta seletiva foi instituida em Assembleia Geral, e nesta, ficou determinado como seria realizada, recomendo, também em Assembleia, explicar aos moradores que todo o lixo coletado não está sendo feito por empresa (cooperativa) e não vem sendo possível reverter em espécie qualquer dos itens coletados.

Assim, você estará sendo transparente e evitando que outros moradores acreditem que esteja o Senhor embolsado qualquer valor.

Importante também, é explicar a todos que, mesmo não gerando receitas para o condomínio, tal atitude contribui para o meio ambiente, tornando - um condomínio sustentável.

Procure aderir a coleta de óleo, está sim, pode reverter em receita para o condomínio e evitar diversos problemas, principalmente ao solo e trazer economias em caso de desentupimentos.

Abraços e boa sorte,

Kleber - SP
Abraços - Kleber - SP

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Jussara Cunha
Jussara Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

Rodrigo,
Na cidade de SP existe coleta de reciclado semanalmente - cada bairro possui o dia e horário para a coleta que ocorre em horário diferenciado da coleta urbana. Entre no site da prefeitura de SJC e veja sobre esse serviço. Essa coleta não retorna verba p/ o condomínio.

No entanto existem os materiais que retornam verba: uns sem custo p/ o condomínio, outros têm custo onde o retorno seria maior que o custo.

Face a convocação da ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) em que cada cidadão deveria separar os rejeitos de suas habitações, independente se o condomínio, bairro, cidade praticasse a separação, creio que seria saudável e alinhado com a responsabilização de cada habitante do planeta fazer a sua parte. Assim, um comunicado aos moradores os incentivando e instruindo a separação do lixo significa estar harmonizado com a política de Condomínio Sustentável.

No cond. que administro, os moradores são periodicamente lembrados sobre a separação do lixo, temos lixeiras coloridas no térreo e nas garagens e os moradores (a maioria são jovens) praticam a separação. E todos foram e são informados que a verba dos reciclados vendidos p/ cooperativa que busca no condomínio (latinhas, papelão, jornais e revistas) é revertida para os funcionários. No final do ano deu o valor de 1 cesta para cada um. De vez em quando os funcionários fazem um almoço caprichado para todos e todos os moradores sabem que trata-se da verba do reciclado que eles estão usando.

Fonte: Os materias que implicam em custo (por enquanto) eu não implantei a coleta separada. São os vidros, lâmpadas, bitucas (sim, isso vira papel!). Aí vão embora na coleta da prefeitura.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Rafael R S Lima de Siqueira
Rafael R S Lima de Siqueira

Respondeu há mais de 1 ano

Rodrigo Aparecido da Silva,

Sendo você o síndico pode.

Assinatura: RR S Lima de Siqueira
Subsíndico
Site: www.havilah.16mb.com

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.