O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

O sindico pode convocar uma reunião com o conselho Fiscal e registar em ata?

Por Telma Bezerra
Perguntou há mais de 1 ano

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

E. Rui Franco
E. Rui Franco

Respondeu há mais de 1 ano

Telma, reunião é diferente de Assembléia, o que pode fazer é da reunião, fazer-se uma ata com os presentes, assuntos e resultado, e disribuir aos condôminos ou anexar ao livro de ocorrencia do Condomínio. Fazer ata no livro de atas e registrar acho um pouco de exagero. Pois além de custo, O conselho é um orgão fiscalizador das contas.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Telma,.
Nada impede, mas não há necessidade. A reunião é apenas para o conselho discutir o direcionamento que o sindico e seus conselheiros vão dar à gestão do condomínio.O bom sindico sempre divide o que pensa fazer na administyração, pois não faz sozinho.
Dependendo da convenção, é bom que se faça um livro de atas, apenas para quando o sindico precisar provar aos moradores, quando questionado, que tal obra foi feita com a aprovação do conselho (consultivo).
Se sua convenção não tem conselho consultivo, então o trabalho do conselho fiscal é apenas o de fiscalizar as contas e comunicar aos moradores , por carta, qualquer irregularida - botar a boca no trombone.
Caso esteja tudo bem, eles apenas apõem sua assinatura nas pastas de prestação de contas.
Se ele registrou, não tem nenhum problema, talvez para ele tenha alguma importância, mas não é errado. Gasta-se um dinheirinho para registrar sem necessidade, ok?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Josué Peter de Oliveira
Josué Peter de Oliveira

Respondeu há mais de 1 ano

Inclusive, no meu prédio os conselheiros não são meros fiscalizadores dos gastos do Condomínio. Aqui, nós montamos uma esécie de colegiado e, embora seja algo informal, já que essa não é uma prerrogativas dos concelheiros, todas as questões, antes de serem levadas à Assembléia é feita uma votação no próprio colegiado e tudo é conversado via e-mail já que cada um tem seus afazeres pessoais. Enfim, na hora da votação da Assembléia, todos já estão bem mais esclarecidos sobre as questões que serão postas na mesa e, por outro lado, no momento da aprovação das contas, todos já estarão cinetes de tudo e, portanto, não haverá problemas na aprovação dos balancetes. Um dos maiores defeitos dos Síndicos, em geral, é querer centralizar tudo.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Rafael R S Lima de Siqueira
Rafael R S Lima de Siqueira

Respondeu há mais de 1 ano

Telma Bezerra,

Sim, sem problemas.

Boa sorte,

Assinatura: RR S Lima de Siqueira
Subsíndico
Site: www.havilah.16mb.com

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.