Condomínio horizontal. Alguns moradores querem a padronização p/ cercar seu terreno, outros não.

O caso é: condomínio horizontal, localizado em região com elevado índice de violência, casas separadas por muros laterais baixos, sem muros ou similar na frente, garagem na frente da casa, sem portão. Condomínio fechado, com cerca elétrica e câmeras. Alguns moradores querem colocar cerca ou similar na frente de suas casas e, consequentemente, portão na garagem. Outros não. Foi solicitada a realização de assembléia para CRIAR UM PADRÃO. A assembléia acabou dividida entre a turma do NÃO quero fechar e a turma do SIM, quero fechar. A turma do NÃO quer que todos fiquem abertos, diz que ninguém tem direito a fechar a frente da sua casa. A turma do SIM quer que se crie um padrão apenas, sem obrigatoriedade de fechar, nem prazo para isso acontecer, pois vai depender do bolso, da conta bancária de cada um. Quem quiser fecha, que não quiser não fecha. O síndico disse que se for pra fechar, todos tem que fazer com a mesma empresa e todos juntos, sem saber da disponibilidade financeira de cada um. A convenção apenas descreve o empreendimento, e o que é parte de uso e propriedade comum e o que é parte de uso e propriedade privada, além de descrever cada um dos imóveis. O regimento interno é de condomínio vertical, e cita que para o caso de fechamento de varanda, o padrão determinado pelo condomínio deve ser respeitado. Aqui não temos varandas! Com isso, gostaria de saber: 1 - Tem que ser assim: ou todos cercam sua propriedade ou ninguém cerca? 2 - É possível determinar um padrão e quem quiser fechar, fecha, quem não quiser deixa aberto? 3 - No caso de cercar, tem que ser todo mundo junto, na mesma empresa, ao mesmo tempo? 4 - Alegação para o não fechamento: fica feio se um fechar e o outro não. Porém, bonito e feio são conceitos subjetivos. OBS.: O portão não tem cerca elétrica e é fácil de pular. Cercas elétricas são facilmente cortadas - tem vídeo no youtube que ensina como fazer. Basta assistir ou ler os noticiários para vermos que câmeras de segurança não impedem nem intimidam bandidos. Cercas ou similares dariam um pouco mais de segurança. Sem contar em um pouco mais de privacidade, impedindo o livre acesso a porta de entrada e as janelas. Sinto que meu direito à mais segurança é desrespeitado com essa impossibilidade de cercar/murar meu terreno. Estou tão errada assim??

Imagem de perfil Lidiane Ferreira
Condômino(a)