O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Edilson Cunha

Instalar ar condicionado - Regra ABNT

Por Edilson Cunha
Perguntou há mais de 1 ano

Olá!
Sou síndico em um condomínio em Porto Alegre/RS e tenho tentado cumprir as novas regras da ABNT sobre as reformas nos aptos.
Mas o maior problema é o de instalação de ar condicionado, que a maioria das empresas que instalam não fornecem a ART, e alguns condôminos estão ficando indignados.
Sei que eu como síndico não tenho muito o que fazer em relação a isso, pois não foi eu quem criou a regra, e o que tenho lido é de que precisa da ART. Mas minha dúvida é, realmente é necessário? Pois para instalar o split é apenas necessário um furo.

Além disso, a maioria das instalações necessita de cadeirinha ou jau ou andaime, acho que por este motivo se agrava, e mais ainda seria necessário.

Agradeço a ajuda de vocês.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

Vinicius Marion
Vinicius Marion

Respondeu há mais de 1 ano

Olá Edilson,
O projeto de instalação do ar condicionado já foi aprovado em assembleia, correto?
Se sim, qual profissional assinou o projeto? Acredito que este mesmo profissional poderá auxiliar na questão que você citou sobre como instalar (cadeirinha, jau ou andaime).

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Edilson esqueça a norma ABNT

A ABNT é uma entidade privada, representante no Brasil da ISO, que não tem nenhuma legitimidade para legislar e muito menos impor nada. Você precisa verificar o que dizem as leis municipais de Porto Alegre no tocante às reformas.

E já te adianto que a instalação de ar condicionado fora dos projetos originais exige:
- laudo elétrico do prédio,
- laudo estrutural do prédio,
- projeto para recolha do gotejamento,
- 2/3 dos condôminos favoráveis em assembleia quanto às despesas e padronização, porque isso é uma obra voluptuária e que altera a fachada.

É ruim que eu admitiria algum gaiato largando furos nas paredes do prédio. E se esse "inocente" furo do split for bem na coluna de sustentação? E se as paredes do prédio forem estruturais?

Abraços

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Arquiteto José Antonio
Arquiteto José Antonio

Respondeu há mais de 1 ano

Olá Edilson,
Bom dia!
Informo que nem tudo que parece ser simples vem a ser, dependendo da capacidade do equipamento a ser instalado não vem a ser um "furinho", é um furo considerado.
Tenho visitado alguns condominio onde querem um projeto de padronização para a instalação destes equipamentos, em estar sendo feita uma instalação das condensadoras de uma forma alinhada e não um em cada parte da fachada.
Além da estética visual, tem estes furos a serem feitos e não pode ser feito na estrutura do prédio ou em até como esta sendo muito usado hoje em blocos estruturais (edificios sem vigas e colunas), para ser feito este furo nesta paredes estruturais tem que ter uma análise estrutural antes.
Tem também o processo da instalação dos mesmos, imagine um funcionário da empresa que vai instalar estas condensadoras em estar em seus EPIs para tal trabalho, e com isso em estar se apoiando nas janelas com apenas uma corda para tal instalação.
Por estas e outras que vem a ser de fundamental importancia esta norma e consequentemente o laudo e a RRT no caso de arquiteto ou ART no caso de um engenheiro.
Quanto as suas informações sobre a maioria das empresas não fornecerem RRT ou ART das instalações destes equipamentos, me desculpe sim, mas vc. procurou uma empresa de médio ou grande porte?
Como o Vinicius informou o autor do projeto pode auxiliá-lo nesta parte com a RRT ou ART

Assinatura: Atenciosamente

AJA - Arquiteto José Antônio

site: www.ajaarquitetura.com.br - email: ajaarquiteto@gmail.com

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
sidinei longo
sidinei longo

Respondeu há mais de 1 ano

Se aprovou em assembléia precisa de um laudo técnico, pois irá ter que abrir um buraco na parede precisa escoar a agua para algum lugar precisa de um engenheiro para aprovar a obra, aprovado é so comprar e instalar.


Assinatura: Sidinei Longo
Sindico Profissional.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.