Pergunta

Porta de acesso ao terraço do prédio, trancada a cadeado.
Por Ricardo Barbin
Perguntou há mais de 1 ano
Em nosso condomínio, há uma porta de alumínio, no alto de uma escada, único acesso ao terraço do prédio, que permanece trancada a cadeado. Gostaria de saber se este local caracteriza ROTA DE FUGA, pois assim afirmou um morador em uma de nossas reuniões informais. De acordo com o condômino, em caso de incêndio, este local, o terraço e a escada que dá acesso ao mesmo, seria utilizados com rota de fuga. É procedente o que afirma esta pessoa ? Devo, como síndico retirar a porta, mantê-la aberta ?
Obrigado
Ricardo Barbin
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Respostas (5)
Ordenar:
Sr. Ricardo,
Quem melhor pode responder se essa porta pode ou não ficar trancada, se é uma rota de fuga ou apenas um alçapão para acesso ao telhado, é o Corpo de Bombeiros de sua cidade.
A nossa (melhor, a minha) opinião pode não ser a mesma do Corpo de Bombeiros que fará a vistoria no local.
Assinatura: www.procond.com.br
Sindico Profissional e Assessoria Condominial
contato@procond.com.br
Ricardo, via de regra o terraço é sim uma das rotas de fuga, devendo o acesso a essa área estar liberado; em caso de alguma ocorrência que as pessoas não possam descer ao térreo para fora do prédio, devem subir para serem içadas de helicóptero, como vc já deve ter visto em alguns salvamentos pela TV.
Mas, como o Osni falou, um Bombeiro pode analisar e te responder com propriedade.
Caro Ricardo
Em princípio nenhuma rota de fuga pode estar obstruída, porém o órgão competente para tal assunto é o Corpo de Bombeiros, como mencionaram os demais colegas.
No meu prédio foi colocado uma câmera com sensor de presença, para inibir que pessoas não autorizadas subam até o telhado.
Recomendo que avalie a situação pois o risco é grande, imagine um incêndio nos andares intermediários, como as pessoas que estão acima dos mesmos iriam fugir, para serem resgatadas por helicóptero por exemplo.
Prezados amigos. Que eu saiba não se usa mais Helicóptero para salvar pessoas em telhados, pois o calor dissipa o ar e a nave pode despencar por falta de sustentabilidade. Mas abstração feita a este fato, rota de fuga para onde ? tem outra saída ? Terraço, por si só, não é rota de fuga. Faz algum tempo eu tinha problemas sérios com o uso do terraço e na época as câmaras não eram tão divulgadas. Expliquei o que estava ocorrendo e o CONTRU autorizou o fechamento da porta com grade e cadeado. . Nilo de Araújo Borges Junior
Um projeto de PPCI ou AVCB não é feito em reuniões de condomínios e sim por um profissional capacitado da área.
Primeiro passo: contratar um engenheiro ou arquiteto para montar projeto de PPCI/AVCB;
Segundo passo: o profissional vai aprovar esse projeto no CBM (Corpo de bombeiros militar de sua cidade);
Terceiro passo: Emissão do certificado de aprovação do projeto de PPCI/AVCB;
Quarto passo: Contratar um engenheiro ou arquiteto para execução de projeto aprovado (instalações in- loco) seguir o projeto aprovado no CBM.
Fonte: System Tecnologia Projetos e Obras ja
Assinatura: Jackson Santos