Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×
Boa Noite
Estamos estudando implantar um poço artesiano em nosso condominio.
Queria saber os pros e contra
obrigado a todos
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Grson,
Antes que lhe responda a pergunta, gostaria de saber alguns detalhes:
1- vocês tem zelador, se sim ele é ativo ?
2- qual é a rotatividade de sindico ou mesmo do zelador no condomínio ?
3- quantos aptos. vocês são no total !!
fico no aguardo.
Harold
Gerson, o custo da perfuração e equipamentos será de 30 a 50 mil, mas a longo prazo valerá a pena com a economia que será gerada.
Olá Gerson,
Bom dia!
Venho informar que vem a ser mais os pros do que contra em se ter o poço artesiano, ainda mais pelo momento de crise que estamos passando, crise esta que infelizmente vem a piorar.
Tem um projeto de reuso de água e o uso explorãção da água por poço artesiano, projeto este que conta com incentivos do governo, embora para que possa ser implantado (executado) este projeto, tem todo um processo de aprovação junto a DAEE e SABESP.
O projeto de reuso da água, onde todo este sistema é denominado ETAR (Estação de Tratamento e Reuso da Água), este reuso vem a ser toda aquela água que sai dos chuveiros (muita água), lavatórios, cozinha e lavanderias (muita água), imagine toda esta água em estar sendo conduzida para um ou dois equipamento que trata da água e após o tratamento em estar sendo reservada em uma Cisterna (Reservatório), Cisterna esta que vem a ser instalada no terreo ou subterrânea. Toda esta água em estar sendo reutilizada para vasos sanitários, lavagens de áreas, jardins........, enfim, só não para uso humano.
POÇO ARTESIANO, pode ser incluindo neste processo também este poço, sendo esta água do poço artesiano para uso humano.
Pelas suas informações, o seu condominio vem a ser um condominio grande, com várias unidades, vale a pena investir, imagine a economia de água que vcs. terão, imagine da redução significativa que vc. terão na conta de água do condominio.
Provoque junto ao seu sindico uma conversa sobre este assunto, sobre a conscientização desta crise e qual a solução para a mesma.
Para mais informações, estou a disposição.
Atenciosamente
AJA - Arquiteto José Antônio
site: www.ajaarquitetura.com.br - email: ajaarquiteto@gmail.com
Caro Gerson
No meu condomínio há 8 anos atrás fizemos um poço artesiano no valor de R$ 64 mil e não funcionou, cada caso é um caso.
Veja a matéria abaixo, talvez te ajude:
Como funcionam os poços artesianos
Dicas e orientações ao consumidor
O que é um poço artesiano?
Mais profundo que os comuns, pode ter profundidade de 100 a 1.500 metros. Os poços comuns (também chamados cisternas ou cacimbas) dificilmente têm mais de 20 metros.
O artesiano tem vazão de água até mil vezes superior que o comum: 2 m3 (2 mil litros) em média. A vida útil fica por volta de 40 anos.
É perfurado com máquinas, por empresas especializadas. São necessários de 2 a 4 caminhões para a operação.
Para a perfuração, necessita-se de uma área de 7 metros de largura por 25 metros de comprimento.
O artesiano convencional não requer bombas, porque a água jorra. É revestido com tubos de aço, e requer um filtro especial.
Poços semi-artesianos: normalmente de profundidade menor que a do artesiano, não são jorrantes. Precisam de uma bomba para trazer a água.
É um investimento alto e de certo risco, já que em uma pequena porcentagem dos poços cavados não se encontra água.
Poços micro-artesianos: nome comercial para poços comuns (manuais) mais profundos, com até trinta metros.
Por quê traz economia?
Deve-se pesar os custos no caso de se necessitar uma bomba d'água (produto, manutenção e energia elétrica), e os custos adicionais para as instalações hidráulicas que ligarão o poço à rede do condomínio.
O custo de perfuração de um poço artesiano é alto, mas a longo prazo barateia os custos com a água: o condomínio terá sua própria fonte, desvinculando-se parcialmente da companhia de fornecimento local. Se o poço suprir totalmente as necessidades, paga-se à companhia apenas a taxa de esgoto.
Uma outra vantagem é a garantia do abastecimento durante racionamentos de água em épocas de maior consumo, como o verão principalmente em grandes condomínios. Desse modo, minimiza-se a necessidade de contratar carros-pipa.
Perigos e precauções
Existe uma probabilidade, embora pequena, de contratar uma empresa para perfurar o poço, e não encontrar água. Ainda assim, o condomínio terá de arcar com os custos da perfuração. Também há uma pequena possibilidade de o poço não ter um volume de água satisfatório.
Por outro lado, algumas das empresas perfuradoras desenvolvem contratos de risco: o solicitante só pagará pela água recebida. Caso não haja água no local, não perde nada. A empresa cobra pelo líquido fornecido, como se fosse uma companhia de água. Neste caso, o poço vale mais como uma garantia de abastecimento.
Para que a perfuração não abale a estrutura física do edifício, a empresa contratada deve realizar uma boa análise do terreno antes de perfurá-lo. O solo de calcário pode ceder, se retirada água de cavernas subterrâneas.
Em algumas áreas de Recife (PE) é proibida a perfuração. Em virtude da utilização excessiva das águas subterrâneas, há risco de esgotamento e salinização.
Em São Paulo (SP), já foram relatadas contaminações de lençóis freáticos, causadas por vazamentos em postos de gasolinas próximos. O controle constante da qualidade da água é necessário.
Providências importantes
No Estado de São Paulo, para fazer a perfuração, é preciso uma autorização (chamada outorga) do DAEE, Departamento de Águas e Energia Elétrica. Em geral, a empresa contratada se encarrega de obter esta autorização. É bom garantir que este item conste do contrato.
Assim que o poço começa a funcionar, ele precisa ser registrado no DAEE, para ter licença de uso. Esta parte é de responsabilidade do contratante.
Contatos com o DAEE: www.daee.sp.gov.br
Confira se a empresa contratada está cadastrada no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), e se contribui para a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas). A consulta pode ser feita pelo telefone (11) 3104-6412 ou no site www.abas.org.
Certifique-se da existência de assistência técnica.
Comprove se a empresa tem seguro de responsabilidade civil geral, para o caso de acidentes.
Verifique se o seguro do prédio vai necessitar mudanças.
Informe-se sobre a estrutura técnico-operacional e se está equipada com gerador próprio para testes de vazão.
Observe se há uma frota de caminhões-pipa. São eles que fornecem a água necessária para os trabalhos de execução do poço.
Fonte: Sindiconet
Bom dia
Somos um condominio de 142 casas
sindico sao 2 anos e o zelador trabalha de 2a a sabado
Gerson,
fiz a pergunta pelos motivos:
A instalação de poco requer pessoas habilitadas para colocar ele em funcionamento, aqui nó somos em tres predios e existe um sistema complicado de distribuição de agua por canos de PVC, note que a entrada foi feita para um prédio e depois tivemos que nos virar para mandar agua para os outros dois.
Como existe um sistema de manuseio automatico de acionamento da bombas quando falta agua, deve existir alguem para mandar agua para os outros blocos, este alguem deve ser uma pessoa que tenha conhecimento de funcionamento do poço.
O maior problema é colocar o poço para funcionar pelo menos uma ve por semana mesmo quando não se tem falta de agua para que não haja acumulo de corrosão nos canos de proteção que são de ferro.
Como tivemos nos ultimos 20 anos muita rotatividade de sindicos e de zelador, perdemos o nosso posso devido a isso pois outros que entravam nem sabiam como funcionava o sistema, pois atualmente ele esta com excesso de ferro que contamina a agua, por mais que já tenhamos bombado agua, continua com cor amarelada. Motivo, ficou parado por muito tempo.
por isso coloquei as perguntas, se voces tem rotatividade de zelador principalmente, ou sindico, vejam com a empresa priomeiro como vai funcionar o sistema pois equipes administrativas futuras não sabendo como manuser, vao perder o poço.
Existe manutenção que deve ser feita e não é nada barato.
ok
Tudo também vai depender da vasão de água do poço X consumo que vocês tem.
Levantes estas questões e depois sim se tiverem certeza, façam o Poço.
Abraços
Harold
Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:
Assinatura efetuada com sucesso!