O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Karine C. Martin

Campanha para Sindico (eleição)

Por Karine C. Martin
Perguntou há mais de 1 ano

Meu condominio tem 763un, sendo que a maioria (~400) são recentes e, portanto, os condominos não conhecem totalmente uns aos outros nem participam muito das reuniões .

Em março teremos as eleições e não sabemos ao certo quem se candidatará, nem as propostas.
Contatei a ADM e disse que na AG não há 'debates' nem exposição de idéias dos candidatos, apenas um breve perfil (não sei pois nunca participei).

Gostaríamos de poder, ao menos, divulgar internamente, seja por folhetos/comunicados nos murais como nas unidades, tanto a importancia do comparecimento (ou deixar procuração) quanto 'conhecer' seu candidato.

Mas a ADM disse que não podemos, a não ser que seja autorizado pela sindica... ainda, também não podem usar o espaço do condomínio para reunir pessoas para debater ideias, condominos e candidatos, sem também autorização da sindica (que creio que pensou que seria reeleita por falta de outros candidatos)


Como são feitas as Campanhas nos condomínios?
Então, é normal ser só no boca-a-boca e na AG descobrirmos quem são e votar no escuro?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (10)

Ordenar:

Harold
Harold

Respondeu há mais de 1 ano

Karine,

Infelizmente é assim mesmo reuniões em áreas comuns (se forrem salões, etc..) somente com autorização, apresentação de idéias ou debates nas assembleias de eleição, deveria ser uma obrigação, apesar que muitos não concordam neste fórum pois um assunto semelhante já foi colocado a algumas semanas.

Como você mesmo disse a maioria é nova e não sabe o que ocorre de certo e de errado no condomínio, visto que você coloca que muitos são desinteressados e não participam das AGES, isto também é normal, pois ninguém quer dor de cabeça, ser sindico(a) hoje em dia, para a maioria é perda de tempo e arrumar dor de cabeça de graça.

Você pode sugerir que a reunião que deve ser por uma quantidade menor de pessoas seja feito na casa de alguém (já fiz isto no passado onde dentro do meu apto. tinha umas 20 pessoas).

Faça uma coleta de informações , sugestões e pegue o email de todos par colocar todo mundo na mesma situação (cuidado com os espiões) eu tive nas minhas reuniões.

Mas antes, não deixe de consultar a sindica se voc ou o grupo podem fazer divulgações e reuniões.

ok

Em muitos condomínios, existe a lei da ditadura, ninguém consegue tirar ninguém ou a lei do empurra empurra ou seja ninguém quer ser o sindico.

de qualquer forma boa sorte.

Harold



Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Márcio Spimpolo
Márcio Spimpolo

Respondeu há mais de 1 ano

Karine,
Vocês, condôminos tem todos os mesmos direitos.
Se a sua convenção não regrar a forma de eleição, vocês devem aprovar um modelo na próxima assembleia. Pra tudo tem que ter regras claras porque senão vira bagunça.
Att

Assinatura: Márcio Spimpolo
Directa - Assessoria Jurídica, Cobranças & Negociações
Ribeirão Preto - SP
16-2102.2550

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Karine em muitos condomínios a briga é para encontrar candidatos. E sim, é costume se decidir na hora da assembleia e no "bater do martelo".

E sua administradora é incompetente, troque-a caso você se eleja. Porque síndico não autoriza nada, síndico cumpre e faz cumprir a convenção, o RI e as decisões da assembleia.

Então vamos lá: nada do mundo te impede de fazer os seus panfletos e colocar nas caixas de correios, debaixo das portas ou ficar na portaria abordando os passantes. E nem você e nem a síndica podem colocar esses panfletos pela área comum, a menos que já exista espaço específico para as manifestações dos condôminos.

Se existe um espaço destinado às reuniões então veja no seu RI como esse espaço é disponibilizado aos condôminos. Um salão de festas por exemplo pode ser reservado para servir um café da manhã e os condôminos serem convidados a esse café. E o que vocês conversarão nesse café será problema de vocês.

E você pode pedir para a assembleia que se abra um espaço para que os candidatos respondam as perguntas e exponham suas ideias, se a turma topar não há de ser administradora ou síndico autorizar ou negar, ok? Se a assembleia quiser ouvi-los vocês falam.

E MUITO IMPORTANTE: tudo o que eu escrevi só vale se a sua convenção for omissa quanto ao assunto, se houver matéria convencional cumpra-se.

Boa sorte

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
EDELCIO LUNARDI
EDELCIO LUNARDI

Respondeu há mais de 1 ano

Karine, não se esqueça que na sua campanha você sempre sairá em desvantagem pois infelizmente o síndico tem o privilégio de ter acesso a endereços, telefones e qualquer outro meio de comunicação com os condôminos, podendo fazer sua campanha silenciosamente, enquanto para você essas informações serão sempre negadas por ser invasão de privacidade. Agora, ser síndico por ser síndico, pensando somente em não pagar condomínio, ou mesmo auferir algum salário em função disso eu diria que não vale a pena, os problemas do dia a dia são principalmente de relacionamento entre os condôminos pois as demais demandas necessitam somente de verba e ordem de serviço para execução, que levado a bom termo nem precisaria de síndico. Se você realmente tem esse perfil, de se doar, de promover a harmonia entre os condôminos, de não administrar via privilégios, comece a mostrar isso para as pessoas e o tempo a levará naturalmente ao cargo de síndica, salvo se as pessoas de bem for a minoria, o que normalmente não é regra. Bom trabalho.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Jose Alberto da C. Cordeiro
Jose Alberto da C. Cordeiro

Respondeu há mais de 1 ano

Oi Karine

Nos condomínios de grande porte existem vários interesses, não vamos discuti-los, pois não vale a pena.
O ideal seria conversar com a síndica e dizer que estamos ainda num país democrático, embora ultimamente não pareça.
Solicite formalmente a síndica e se for o caso via cartório, que existem moradores que gostariam de se candidatarem e que necessitam utilizar o espaço comum e fazer campanha, pois é no mínimo o que se espera de um líder comunitário, que tenha transparência e que saiba conviver com a oposição.
Caso nada funcione, utilize as redes sociais, sem ofender a síndica (gostaria de colocar outra expressão, mas não posso) e tente divulgar este canal no boca a boca, vai ser uma luta dura.
Boa sorte e abaixo os síndicos ditadores e que não aceitam a democracia.
Pensando bem, converse com o conselho do seu condomínio e veja como anda a situação.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Karine C. Martin
Karine C. Martin

Respondeu há mais de 1 ano

Muito obrigada a todos !

A saber , não estou me candidatando, mas muito preocupada com essa campanha velada e boca-a-boca, gostaríamos mesmo de poder conhecer antes o(s) candidato(s) e ouvir o que pretendem fazer e principalmente que nos ouçam , ANTES da AG.

Temos um grupo no face, informal, e claro, bem polêmico . Mas não alcança a todos, inclusive um dos 'recados' que gostaríamos de divulgar seja no mural ou deixar debaixo da porta era este, que tomem conhecimento do grupo participem. Hoje em dia é bem mais fácil a todos interagir virtualmente .

Vou sugerir para que os candidatos protocolem o pleito de utilizar o espaço de lazer (adorei a ideia do café !) . Até lá, como sugerido, manteremos as reuniões dentro das casas e boca-a-boca ....

Duvida: geralmente assembléia de eleição tem como pauta somente as eleições, ou incluem outras pautas importantes que tomam tempo também ? caso seja somente eleição conseguiríamos sim erguer a mão e exigir um 'discurso' ao invés de só breve perfil como dito pela ADM, seria ótimo.


Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Osni - Assembleia.Click
Osni - Assembleia.Click

Respondeu há mais de 1 ano

Sra. Karine,

Já que são novos, (me permitam) dar um esclarecimento para todo o sempre!

Quem Administra um condomínio é o SINDICO. Empresa que presta serviços de administração manda tanto quanto o jardineiro, o mecânico dos elevadores, a empresa que limpa a fossa, o antenista.
Ou seja NADA. Não deixem essa empresa de administração achar que manda alguma coisa porque é o que elas querem e fazem "controlar tudo"!
Quem manda num condomínio é o Síndico eleito pela Assembleia.
Quem manda na Assembléia, a própria assembleia.
A senhora vai ouvir " A assembleia é soberana" e é, DESDE QUE, respeite os limites impostos pelas Leis (Federal, Estadual, Municipal), Convenção Condominial, Regimento Interno e decisões de assembleia respeitado os limites legais.

Boa Sorte!

Assinatura: www.procond.com.br
Sindico Profissional e Assessoria Condominial
contato@procond.com.br

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Karine C. Martin
Karine C. Martin

Respondeu há mais de 1 ano

Para atualizar àqueles que aqui vieram me auxiliar nesta questão, informo... : alugamos o salão de festas do condomínio e convidamos os condôminos que conseguimos chamar, e lá os presentes conversaram livremente, seja sobre o condomínio, idéias, melhorias, reclamações, assuntos particulares e etc., alguns comes e bebes e confraternizamos entre os vizinhos e conhecemos uns aos outros.

O que ocorreu? Na AGO , durante a pauta eleição de síndico, após os candidatos se manifestarem, darem um breve resumo e responderem a uma ou outra questão levantada, quando estávamos em vias de iniciar a votação de fato, eis que a antiga síndica surge com um papel e leva ao presidente da mesa e adm lá na frente... era uma notificação de multa (apenas tomada de ciencia (ainda em prazo para recorrer e como sabemos, ainda poderia ser levada à Assembleia), alegando que um candidato não poderia se eleger pois teve uma multa nos ultimos 24 meses e portanto, não poderia se candidatar....

a multa : UTILIZAR O SALÃO PARA "FINS POLÍTICOS"..... a tal reunião que nós condôminos fizemos ... é mole ?!?

Além de alegar que não era a multa em si mas apenas uma ciência (que ainda estamos até apurando...) , o então candidato também não era proprietário da unidade 'multada', não podendo então responder por isso.
Ganhou a eleição por ~80% dos votos.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Na prática ganhou uma monumental dor de cabeça (rsrsr).

Golpe sujo não? Ainda bem que a assembleia reagiu à altura. Boa sorte

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Márcio Spimpolo
Márcio Spimpolo

Respondeu há mais de 1 ano

Karine,
É por aí que as coisas se resolvem.
Att

Assinatura: Márcio Spimpolo
facebook.com/eumoroemcondominio

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.