Pergunta

Como fica o rateio do condomínio após individualização dos hidrômetros?
Por Leandro Anido Noronha
Perguntou há mais de 1 ano
Moro num condomínio com 10 unidades, sendo 2 coberturas. Atualmente as cotas condominiais são proporcionais a fração ideal, ou seja, as coberturas pagam valor maior, seguido dos apartamentos de frente e por último o de fundos.
Estamos interessados em instalar os hidrômetros individuais, visto que nossa conta de água é bastante alta, e também por um uso mais racional da água.
Acontece que esse assunto está gerando polêmica quanto aos valores das cotas condominiais. As coberturas alegam que pagam mais caro a conta devido a consumir mais água e que quando individualizar a conta de água, as cotas devem ser iguais para todos. Temos muitas dúvidas nesse aspecto. Gostaríamos de realizar a obra, mas não prejudicar a nenhum condômino. Poderia nos ajudar a esclarecer isso?
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Respostas (4)
Ordenar:
Tenho certeza que a individualização da água irá provar que as coberturas tem gasto igual aos apartamentos tipo. Piscina de cobertura não gasta água, trata a água. O que gasta água é banheiro, cozinha e lavação de roupas, gasto igual para todos. Quanto a modificar o resto das despesas que também todos utilizam igual os apartamentos menores não vão querer perder o subsídio. Esta é a injustiça.
Leandro
Quem mora no local e conhece a situação é que deve se entender. Para quem não conhece, fica difícil dar opinião.
Em condomínios pequenos como o seu, a conta de água é a principal despesa do condomínio e costuma representar a metade dos gastos. Quem mora em cobertura, potencialmente, gasta mais água. Não quer dizer que ele gasta mais que os outros. Mas, com certeza ele gasta mais do que se morasse num apartamento comum, porque tem que lavar esta área com alguma frequência, enquanto quem mora num apartamento comum não. Como cada um vai pagar a sua água, eu dou razão às coberturas para igualar o restante das despesas, tirando algumas em que elas devem mesmo pagar a mais, como seguro deve continuar pela fração ideal, pintura externa e outras que vocês analisarem e justificarem.
Leandro.
Concordo com o Ênio Peixoto.
Por experiência própria, o melhor é igualar a taxa para as demais despesas, quando há cobrança individual da água. A tendência atual é igualar a taxa de condomínio. As despesas extraordinárias como pintura e o seguro devem ser rateados conforme fração ideal.
As coberturas pagam mais pois são maiores, pagam pela fração ideal, consumo de água é outra coisa, pagarão pelo que consumir.
Atenciosamente.
Assinatura: Mauro Higa
Síndico Prof. / Gerente Adm
(11) 99152-5515
mauro.1965.higa@gmail.com