O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Ana Clara Mathias Moreira

O que posso fazer e a quem recorrer contra vizinho que estaciona carros de parentes não moradores?

Por Ana Clara Mathias Moreira
5 anos

Meu prédio é um pouco complicado, não tem convenção e não sei muito sobre documentação e registro do mesmo. Desde que vim morar aqui, estava estabelecido uma vaga de garagem para cada apartamento, mas a área utilizada como garagem é mais uma área comum adaptada do que uma garagem propriamente dita. Os limites não são demarcados e os carros estacionados a frente são bloqueados pelos de trás, fazendo com que tenhamos que pedir ao morador retirar. Atualmente, apenas 2 dos 5 apartamentos utilizam a garagem, sendo que em um deles - segundo eles dizem - tem direito a 2 vagas. O problema é: eles ocupam 1 vaga com o carro do morador, a outra vaga com entulho e os filhos, netos e genro sempre estão estacionando nas outras vagas. Sem autorização dos outros moradores. Eles têm o controle do portão se serem moradores. Já conversei, mas fui hostilizada. Olhei a escritura do meu imóvel e lá não diz sobre a garagem, acredito que os outros também não dizem, já que, como disse, esse espaço é improvisado como garagem. Como e a quem posso recorrer para estabelecer que estacionem apenas moradores, nesse caso?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Conteúdos relacionados

Respostas (7)

Ordenar:

Aderson José de Oliveira
Aderson José de Oliveira respondeu
5 anos

Ana, se vocês não tem convenção, provavelmente não são um condomínio de fato, ai vai ficar dificíl colocar regras, são imóveis de um único proprietário alugados?

Aderson José
Sindico
lt.adm@bol.com.br
Sorocaba-sp

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
DJ Silva Filho
DJ Silva Filho respondeu
5 anos

Ana a coisa ai esta complicada sinceramente eu acho que e tanto problema junto e misturado que voce deve juntar tudo que voce tiver de documentação procurar um advogado especialista no direito imobiliario e ve o que pode ser fieto ai.

Att.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Elias Hastenraiter
Elias Hastenraiter respondeu
5 anos

Infelizmente sem RI fica dificil mexer nesse vespeiro.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
5 anos

Ana,

Sem convenção e regulamento interno, fica impossível enquadrar infratores, porque não há infrações definidas. Entulho em vaga de garagem é inaceitável. Já permitir que parentes estacionem nelas não chega a ser um problema, a menos que a convenção ou regulamento o proíbam. Se se condomínio existir legalmente, essa convenção poderá ser obtida no registro de imóveis.

Luiz Leitão da Cunha

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
5 anos

Ana Clara - Você pode procurar no cartório que registrou o seu apto se ele tem arquivados a convenção e o RI do seu condomínio. Se tiver solicite uma cópia (tem que pagar pelos serviços) e a partir daí você poderá verificar o que foi estipulado para cada apto do seu condomínio. 0k

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ana Clara Mathias Moreira
Ana Clara Mathias Moreira respondeu
5 anos

Aderson, pelo que sei da história daqui, o prédio era de um único dono e os apartamentos foram vendidos. Cada um tem o seu próprio IPTU. Infelizmente, a minha "briga" é com quem mora há mais tempo aqui e agora é bem provável que ela não me passará mais nenhuma informação - como já fazia antes. Eles se resumem a essa informação e não falam mais nada. Assumi a sindicância de forma simbólica, já que nada nesse prédio é registrado ou tem convenção.

DJ Silva, Elias, Luiz Cunha e Geraldo,
Fui no Cartório de Imóveis hoje para pedir a Certidão de Ônus Reais para ver a situação do meu apartamento e talvez do prédio, mas infelizmente eu não tenho muitas informações e mal sei por onde começar. Comecei por aqui com a dica de vocês. Muito obrigada. E agradeço mais ainda se puderem me dar os próximos passos! :)

Esse problema com a garagem não é de hoje e nem só comigo, mas relevamos porque não temos carro, porém quando o portão da garagem tem um problema, todos nós rateamos, o que não acho justo, pois a vida útil dele diminui com o entra e sai de pessoas que não moram aqui, não dividem condomínio e muito menos colaboram no conserto do portão. Gostaria que tudo fosse mais transparente e fôssemos amparados por alguma lei, pra justamente acabar com esse monopólio desse apartamento.

Obrigada pela ajuda!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Rafael R S Lima de Siqueira
Rafael R S Lima de Siqueira respondeu
4 anos

Ana Clara Mathias Moreira,

A base para argumentar as possíveis infrações será o regulamento e convenção. Tente localizar, caso contrário será muito complicado.

Boa sorte,

Fonte: Sindiconet

RR S Lima de Siqueira
Subsíndico
Site: www.havilah.16mb.com

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...