O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

como faço a cobrança da agua individual,melhor como é feita essa conta.

Por Francisco Gilberto Ramos Menezes
Perguntou há mais de 1 ano

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Ordenar:

Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Francisco, vocês têm medidores individuais de água? Essa é a única forma de fazer a cobrança individualizada, toda e qualquer outra fórmula de cálculo é facilmente questionada e derrubada na justiça.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Francisco, bom dia!
Se você não tem a individualização da água, não há como fazer esa conta. Como você acha que vai enconrar quantos m³ uma família gastou? pela dedução?
Ou você contrata uma em´presa parfa fazer a individualização ou deixa como está. Paga a conta e rateio por fração ideal. Não há outra maneira.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Kleber Gonçalves de Almeida
Kleber Gonçalves de Almeida

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde Prezado Francisco,

Faça a coleta de orçamentos, no mínimo três e apresente em assembleia devidamente convocada, com item de pauta em discussão para " Discussão e aprovação para individualização de água das unidades e rateio se necessário.".

Tal iten, para ser aprovado e tendo em vista que tal obra se faz necessário mexer com a parte hidraulica do condomínio e a mesma trata-se de área comun, se faz necessário a aprovação de 2/3 da totalidade da massa condominial.

Após a devida aprovação e implantação do sistema, passará a ser cobrado o valor de forma individual, conforme gasto determinado por cada ´hidrômetro.

Abraços - Kleber G. de Almeia - SP

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
ANTONIO CARLOS EVANGELISTA
ANTONIO CARLOS EVANGELISTA

Respondeu há mais de 1 ano

Só podemos fazer um cáculo exato, quando os relógios são individualizados. Porque formulas para hidrõmetro geral, haverá problema, na divisão, porque pode se dividir o gasto de metros cúbicos por Morador, mas e a fração ideal, não é respeitada? Mesmo que meu apto seja a maior fração ideal e tenha somente duas pessoas que trabalhem fora e só venham para dormir, terei que pagar mais do que os outros que podem até ser a menor fração ideal e possuirem muitas pessoas e crianças no apto, e , seguindo o raciocínio, irão pagar menos?
Ainda a considerar o gasto das partes comuns, ou seja do Prédio em si. Se houver piscina, sauna, bebedouros, vou considerar uma fração de quanto?
Não diz a Convenção que todas as despesas do Condomínio devem ser rateadas por fração ideal do Imóvel?
Caso venha a tomar uma atitude que infrinja este artigo, estarei passivo de erro.
Aconselho a não entrar nesta possibilidade, porque certamente na Assembleia, será questionada por vários ângulos inclusive o primeiro que é o de modificar a partilha de despesas.
Artigo 1.336, íten I - Deveres do Condômino: Contribuir para as despesas do Condomínio, na proporção de suas frações ideais!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Eduardo Gimenez Junior
Eduardo Gimenez Junior

Respondeu há mais de 1 ano

Se voce não tem a individualização da agua, o melhor seria por pessoa residente em cada apartamento.
Se voce tem a individualização da agua, não se preocupe, sua administradora se encarrega dessa medição e faz os calculos pra voce.
Se voce tem a individualização e esta numa auto-gestão, ai complica um pouco.
Voce vai ter que coletar relogio por relogio no mesmo dia e horario e é bom fotografar cada relogio para ter documentado a cobrança;
Calculo:Conta que a SABESP envia - Valor total da conta dividido pelo consumo total da conta.
Esse valor sera o valor por metro cubico cobrado que voce ira multiplicar pela quantidade de metros cubicos que apontou em cada relogio individual.O resultado da multiplicação será o valor que a unidade do apontamento ira pagar de agua.
Soma tudo e subtrair do valor total da conta da SABESP, essa diferença é o que o condominio vai pagar de agua(areas comuns).

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.