O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
cleudo alves celia

quero ser sindico profissional, o que tenho que fazer?

Por cleudo alves celia
8 anos

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (9)

ANTONIO CARLOS EVANGELISTA
ANTONIO CARLOS EVANGELISTA respondeu
8 anos

Ter experiência comprovada de já ter exercido em vários locais a Sindicatura por meio de cartas que atestem suas funções e trabalhos executados.
Apresentar-se aos que solicitam levando todos seus dados e essa informações para que possam averiguar a veracidade e fazer sua proposta constando o que irá proporcionar como Síndico ao Condomínio, horário, e finalmente o preço e como será pago.

Kleber Gonçalves de Almeida
Kleber Gonçalves de Almeida respondeu
8 anos

Boa tarde,

Faça cursos na área, é necessário conhecimentos de hidraulica, departamento pessoal, contabilidade, finanças, investimentos, leis condomíniais, saber relacionar-se com as pessoas, dinâmico, corajoso, não pode ser impulsivo e nem centralizador, ser paciênte, saber trabalhar sob pressão, não ter familia, nem vida particular. rsrsrs.

Te assustei né, mais é assim mesmo.

Muitos condôminos acham que Síndico é funcionário deles, obrigados a atende-los até de madrugada, não pode viajar que todos começam a falar que o Síndico ganha isenção de condomínio e não faz nada,entre muitas e muitas situações absurdas.

Abraços - e boa sorte - Kleber - SP

Maria Telma Falcão de Carvalho

Prezado Claudo,

A primeira coisa que você tem que fazer é um curso de sindico profissionla, pois mesmo exeercendo a sindicância, você ser um desses síndicos que só fazem bobagens, clocando o condominio em risco.

Já comece entrando para o conselho do seu condomínio, e vá pesquisando no sindiconet : tem muitas informações valiosas e você pode aprender muito neste site.

Somente quando voce tiver experiencia é que deve se oferecer a candidato de sindico profissional.
Boa sorte!!!!!

Marcelo Nunes da Motta
Marcelo Nunes da Motta respondeu
7 anos

Olá, passei alguns dias lendo as resposta á algumas questões exposta aqui no síndiconet e tenho que dizer que as suas respostas são as mais coerentes, esclarecedoras de forma simples e direta. Parabéns Maria Telma.
Meu condomínio esta partindo para a contratação de um síndico profissional e eu estou pensando e me candidatar. Não só por querer ajudar o condomínio, mas, por visualizar uma possível profissão futura para mim. Porém preciso me qualificar, estudar e me inteirar da legislação específica. O que acha?

Vander Ribeiro Elme
Vander Ribeiro Elme respondeu
6 anos

Recomendo que faça bastante cursos, para começar o curso da Sindiconet Online, irá ajudar compreender este assunto, depois recomendo cursos mais específicos, como contabilidade, administração e manutenção predial.
Acima de tudo você deve gostar do cargo de sindico e ter foco em um plano diretor decidido em assembleia pelos moradores.

Boa Sorte!!!

Tânia
Tânia respondeu
2 anos

Boa tarde quero ser síndico profissional , como devo fazer

Tânia Sarmento

Julio Vieira
Julio Vieira respondeu
1 ano

Veja abaixo algumas matérias e vídeos que o SíndicoNet disponibiliza sobre o assunto:

PERFIL DO SÍNDICO PROFISSIONAL
www.sindiconet.com.br/informese/quando-contratar-um-sindico-profissional-para-o-condominio-administracao-sindico-profissional

CAPACITAÇÃO
www.sindiconet.com.br/informese/capacitacao-do-sindico-administracao-sindico-profissional

CURSO ON-LINE PARA SÍNDICOS PROFISSIONAIS
https://cursos.sindiconet.com.br/sindico-profissional

Fonte: SÍNDICONET

at
Julio

Luiz Cesar queiroz
Luiz Cesar queiroz respondeu
1 ano

Boa tarde , assumi um condomínio a pouco mas de um ano e realmente é tudo isso que disseram , temos que dispor de muitas atitudes e submeter a alguns sacrifícios, para manter a ordem e a decência do codomínio.
sua vida pessoal sera muita afetada por isso a principal ferramenta sera sua honestidade e transparência traga pessoas responsáveis e esclarecida para seu lado , para ajuda a semear o bem , se entrar nessa pensando em ganhar dinheiro o risco é grande de cair em tentação e sera amaldiçoado pois nunca mas seu nome sera o mesmo.
Da para fazer um serviço serio e honesto , digo isso pois assumi um condomínio popular com 232 unidades doado pela prefeitura com parceria da caixa econômica federal , ondem muitos vendem ilegalmente e temos vários conflitos pelos perfis que não sabe morar ou ligar com regras de condomínio .
onde se tem que fazer um projeto social para convivência , tira ideia da cartola todos os dias para harmoniza todos e mostra a importância que é de respeitar e ser respeitado.
Entrei nessa apenas por me achar um bom administrador , mas tive que evoluir muito e ainda estou buscando muitos recursos , mas para saber se você se encaixa no papel ta um dica.
Esta disposto a pegar o ódio do morador e transforma em solução pois o ódio não pode ser transferido para outro morador se não piora a situação , sindico é o meio de campo , não toma partido impõem a lei e naos a inventam tem que ter o regimento gravado ou uma boa cola sobre o tema .
esteja disposta a trabalhar nos feriados pois muitos correm em datas comemorativas pois sabe que nesse período é onde o sindico é mais acionados mesmo sendo seres humanos como todos , eles não iram filtrar isso nem dia nem hora rs.
cabe ao sindico impor e implantar recursos para filtra .
atenciosamente
Luiz César Queiroz
Trindade - Goias

Ronaldo Silva
Ronaldo Silva respondeu
1 ano

Aprender a nova profissão, por intermédio dos cursos oferecidos, na internet e fora dela.
Conversar com síndicos, para aprender com eles.
Observar as seguintes ações:
A primeira e mais importante ação do síndico é conhecer a convenção do condomínio, documento que expressa a vontade dos condôminos, redigido com base na legislação aplicável aos condomínios.
A segunda ação importante do síndico é realizar as assembleias ordinária e extraordinárias e seguir o que nelas for deliberado pelos condôminos, desde que não contrarie a legislação aplicável aos condomínios.
A terceira ação importante do síndico é ouvir os condôminos e responder rápido suas indagações.
A quarta ação importante do síndico e prestar contas dos recursos financeiros do condomínio, tempestiva e intempestivamente.

Fonte: Experiência como síndico.

Ronaldo Silva

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...