Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×
Bom dia.
Este fim de semana a síndica marcou uma reunião dizendo que era para discutir sobre a utilização do estacionamento e solicitou a todos os condôminos que entregassem seus controles para serem recodificados, minha esposa entregou nossos 2 controles mas no entanto na hora da reunião ela disse que iria recodificar todos os controles e devolveria somente 1 por apartamento, o problema é que eu possuo 1 carro e minha esposa possui 1 moto e saímos/voltamos de casa em horário diferente e não tem como utilizarmos somente 1 controle, minha esposa argumentou isso com a síndica ( eu estava viajando ) e ela disse que cada morador tem direito a 1 vaga de carro somente, mas no nosso caso nós temos só 1 carro mesmo e temos moto justamente por causa de espaço, gostaria de saber se há algo que eu possa fazer quanto a isso, já que o regulamento do condomínio se refere especificamente a 1 automóvel por apartamento, não há nenhuma restrição sobre motocicletas. Sobre as vagas, temos espaço reservado para motocicletas, estas não atrapalham os automóveis.
Aguardo resposta de vocês para conversar com a síndica à respeito.
Obrigado.
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Sr, Antonio Martins Almeida Junior.
A garagem conforme o Senhor mesmo menciona, é para um carro.
Todavia, a Sindica permite que se guarde também motos.
Realmente ela ao distribuir os controles, tem obrigação de entregar um para cada vaga. Se tivesse duas, acredito tranquilamente que iria lhe entregar dois controles.
Agora controle para motocicleta é uma exceção que foi acordado de poder também guardar, mas não que tenha a obrigação de lhe entregar outro controle.
Agora Sr. Antonio, este Controle, custa tão barato que não há necessidade de iniciar uma demanda por algo que o senhor pode em lojas especiais levar o seu e comprar outro igual.
É questão de Bom senso!
Acredito ter lhe esclarecido.
Abraços.
Bom dia Sr. Antonio Carlos.
Sim sim, sei que um controle sai barato mas então eu posso simplesmente fazer outra cópia para mim, isso não me traria nenhum problema não?
Obrigado pela resposta.
Grande abraço.
Claro que sim, desde que esteja na mesma frequência do aparelho original, o Senhor pode ter quantos desejar, dois, três, cinco. Porque é o Senhor quem está comprando e não o Condomínio.
A restrição do Condomínio é relativo a fornecer apenas um aparelho para cada vaga. Agora não impede que o Senhor adquira quantos desejar.
Hummm... bom saber, vou providenciar outro então, apesar de que os 2 que eu tinha eu paguei do meu bolso, não recebí nenhum do condomínio não, me cobraram os 2.
Muito obrigado pela ajuda.
Grande abraço.
Oi Antonio
Acredito eu que o objetivo é justamente disciplinar o uso da garagem. Quem tem direito a uma vaga não pode, via de regra, estacionar carro + moto. Isso foi discutido em assembleia? Vocês estavam na assembleia, como os outros condôminos se manifetaram sobre o assunto?
Talvez esse seja o caminho (não o melhor caminho, concordo) mas ainda assim um caminho para coibir a prática? Melhor conversar e ver qual é realmente o problema.
Abraços
Bom dia Marisa.
A reunião foi para conversar sobre o estacionamento dos automóveis, porque alguns moradores tem mais de um e o estacionamento está lotado, as motos nunca geram discussão porque não dão problema, elas tem o espaço delas e está tudo certo. A questão é que a síndica quer limitar a quantidade de controles para evitar que entre mais de 1 carro no estacionamento mas ela não levou em consideração que no meu caso por exemplo eu tenho só 1 carro mas tenho moto também e preciso de outro controle porque não há como usar 1 só por questão de horários. Minha esposa estava na reunião e como eu disse, só discutiram sobre a limitação de 1 carro por apartamento. Ninguém se manifestou sobre o mesmo problema nosso. ( talvez nem tenha outro morador com carro e moto, sei lá. )
Obrigado pela resposta.
Grande abraço.
Antonio,
Se o seu regulamento interno não diz nada com relação ao estacionamento de motos, ele não pode negar-lhe os controles. Foi você que pagou?
O que não pode é estacionar na mesma vaga 1 carro e uma moto, pois as vagas são destinadas a apenas um veículo, mesmo que, como disse, não atrapalhe os outros.
Uma moto cabe em qualquer cantinho. Sujiro que converse com ela, pois nao há motivo para tanta exigencia. Onde o senhor vai deixar sua moto, na rua?????
E os outros moradores que têm moto? ficaram "satisfeitos"?
Se é proibido colocar motos lá dentro e o senhor só tem uma vaga de automóvel, não faça a loucura de comprar outro controle porque com certeza leverá uma advertencia e em seguida multa.
A melhor coisa é conversar com os moradores que tem moto (hoje em dia muta gente usa moto para sair nesse transito medonho) e fazerem uma reuniãi com a sindica. Ele é rfespons´~avel administrativamente, entre outras coisas, mas não pode administrar com mãos de ferro, afinal de contas você não pode sentir tristeza no momento de voltar para seu lar.
Converse, essa é a melhor saída.
Boa sorte.
Antonio,
Então se o prpoblema é só o contgrole, converse com ela, insisto na conversa e diga que ela está tirando seu direito de ir e vir. Recentemente uma amiga advogada me enviou um artigo em que um juiz setenciou o condominio a permitir duas motos na mesma vaga (os moradores nao tinham veículo); o morador entrou na justiça e ganhou.
Também ela usou de má fé quando pédu os controles para uma coisa e fez outra. Você pagou os controles?????
Senhor Antonio Martins.
Se o Senhor afirma que foi obrigado a pagar, então deve ter sido a resolução da Assembleia que os controles seriam pagos por todos e não vejo a razão, se o Síndico possue em estoque mais alguns de lhe vender!
No nosso Caso não, foi adquirido pelo Condomínio e distribuído entre cada um dos Condôminos. Quem possuía uma vaga, recebeu um aparelho quem tinha duas vagas recebeu duas vagas. Depois disto, já aconteceu de Condômino vir a mim informando que o dele quebrou, o outro que perdeu, o outro que estava com defeito, e todos fiz ver que providenciasse quer seja o conserto, quer seja a compra pois o Condomínio somente autorizou a aquisição de uma determinada quantidade relativa as vagas não possuindo nenhum para troca, substituição ou coisa parecida. Indiquei-lhes o Fornecedor para quem desejasse fosse diretamente a ele ou procurasse em qualquer outro lugar sabendo que deveria possuir a mesma frequência porque senão não funcionaria, e ficou tudo normalizado. Hoje não existe problema algum sobre esse assunto.
Abraços.
Oi Maria, tudo bem com vc?
Sim, fui eu quem paguei do meu bolso pelos 2 controles que possuía e a síndica fixou um comunicado na portaria de cada bloco um aviso sobre a reunião e solicitou neste aviso que deveríamos entregar os controles para serem recodificados, na hora da reunião ela disse que entregaria somente 1 deles de volta, retendo os extras que qualquer condômino tivesse.
Sobre o estacionamento, nem dá pra deixar o carro e a moto na mesma vaga porque elas são a conta do carro, mas temos área própria para as motos, minha esposa tentou explicar à síndica que possuímos 1 carro mas temos moto também ( justamente por conta do transito, minha esposa trabalha no centro da cidade e é praticamente impossível dela ir trabalhar de carro lá, congestionamento, valor de estacionamento, tudo isso fez ela optar pela moto ) e ela não se importou, foi inflexível e disse que controle seria só 1 e pronto.
Por isso entrei aqui neste fórum para procurar saber dos meus direitos antes de tomar qualquer decisão, ainda não conversei com a síndica e quero saber o que posso e o que não posso fazer pois achei uma sacanagem da parte dela simplesmente tomar um controle, sendo que não fiz cópia do primeiro, todos os 2 eu paguei direto ao síndico na época que me mudei.
Vou conversar com os outros proprietários de moto e ver se eles animam de marcarmos uma reunião com a síndica, mas estou achando que vou procurar um advogado pra já adiantar as coisas...
Só para constar, sou o proprietário do imóvel e não inquilino.
Obrigado pela ajuda.
Grande abraço.
Então Antonio Carlos, quando eu me mudei pro apartamento eu procurei o síndico e solicitei 1 controle, pois na época minha esposa ainda não tinha a moto, daí ele me disse que providenciaria o mesmo e que havia a taxa de R$ 35,00 por ele, nem questionei valor nem nada, isso é o de menos.
Daí alguns meses depois minha esposa comprou a moto e solicitei mais um controle, paguei a mesma taxa de R$ 35,00 pelo controle e não tive nenhum problema, até este fim de semana.
Aqui no nosso condomínio é uma verdadeira bagunça, o estatuto não esclarece nada, é totalmente vago e quando tentam resolver alguma coisa é desse jeito, impõem e pronto, complicado viu...
Grande abraço.
Antonio ser o proprietário ou inquilino não faz diferença.
Existia uma situação tolerada de se estacionar mais de um carro, e existe vaga para motos. Do jeito que eu vejo a coisa, são duas possibilidades:
1. as vagas para motos são só para quem NÃO usa as vagas de carro.
2. as vagas para motos são liberadas e podem ser usadas livremente, ainda que o condômino tambem use vaga de carro.
Se for o primeiro caso, ela está fazendo valer o RI, ainda que tardiamente; melhor vocês convocarem uma assembleia para rever as normas. Quem sabe até cobrar uma taxa extra para quem usa as duas coisas, não faz sentido a vaga ociosa e condômino na rua.
Se for o seguindo caso ela esta sendo arbitrária, comunique a ela por escrito e exija que se cumpra o que foi determinado. Porque se a pauta da assembleia não incluia rediscutir o estacionamento e suas vagas, vale o que foi discutido lá atras, em pauta específica.
Abraços
Oi Marisa.
Veja bem, em momento algum a síndica reclamou de termos moto e carro, isso nem foi questionado, o problema é que tipo, nas palavras dela, nós temos de nos virar com 1 único controle da garagem, ou seja, se minha esposa sair para trabalhar mais cedo que eu, eu terei de ir até o estacionamento abrir o portão pra ela sair e se ela for chegar em casa mais cedo que eu eu preciso ir no trabalho dela e deixar o controle com ela, ou quando ela chegar ela vai ter de me ligar pra mim esperá-la chegar e abrir o portão, e vice-versa. Ou então temos de esperar outro morador que estiver entrando ou saindo pra passar.
Agora imagine, sou fotógrafo e muitas vezes chego em casa de madrugada pois cobrí uma festa por exemplo, mas saí de casa e minha esposa não tinha chegado ainda, ou eu deixo ela sem controle e ela espera algum vizinho aparecer ou eu chego de madrugada e ligo pra ela pra ir abrir o portão pra mim, fala sério...
Na minha opinião seria melhor termos um porteiro porque assim não precisaria de controle nem nada, cada carro e moto usava 1 adesivo do condomínio e só passa quem tem o adesivo, mas já dei esta sugestão e não aceitaram e agora o prejudicado sou eu, dose...
Obrigado pela ajuda.
Grande abraço.
Provavelmente ela estava de TPM. Tentem uma nova assembelia (junte 1/4 dos condôminos) e faça colocar em ATA que os controles serão um para cada veículo autorizado a entrar no condomínio.
Ou então tente "perder" o seu controle. E aí você compra um novo.
Senhor Antonio Martins,
O Senhor diz que pagou R$ 35,00 ao Síndico por cada aparelho. A trinitron de SP vende dentre vários produtos controles no valor de 17,até 24 Reais. Os nossos custaram R$17,00. É preciso saber se o Sindico foi autorizado na Assembleia a vender por este Preço, se foi o preço que o Condomínio pagou e se este valor está sendo retornado ao caixa. Para isso não deixe de frequentar as Assembleias para dar suas sugestões, fazer seus questionamentos e não ter que passar por isso.
Acredito que se eu consegui comprar por 17 reais, deva ter em SP maior polo do que o Rio com valor igual ou até menor.
Grande Abraço
Olá, um controle para portão custa menos de R$ 15 e pode ser comprado e codificado por vocês mesmos a partir do existente.
Basta saber se ele é de 300, 400 ou 500 MHz, para o que a loja eletrônica pode fazer um teste.
Não estou dizendo para infringir as regras do condomínio, mas creio que seja de pleno direito do morador possuir quantos controles quiser desde que fique responsável por sua guarda. Abraços.
...Aliás, eu nunca vi condomínio nenhum fornecer controles, em geral quando é feita a primeira instalação do portão, a firma responsável fornece somente um que vem incluso no kit de automação do portão. Depois cada morador compra o tamanho e modelo (chaveiro, colorido, preto...) de controle que mais lhe agrada e codifica quantos quiser.
A convenção é soberana, se diz que só é permitido um carro por apartamento, e não menciona nada sobre motos, entendo que não é permitido estacionar também uma moto. Em alguns condomínios isto é discutido e decidido em assembléia mas não muda a convenção. A política de boa vizinhança deve prevalecer, mas acho que a qualquer momento alguém pode impugnar a permanência de 2 veículos. (a moto e o carro).
Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:
Assinatura efetuada com sucesso!