O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
PEDRO

Bloqueadores/redutores/eliminadores de ar para redução do consumo de água.

Por PEDRO
7 anos

Meu condomínio fica em Belo Horizonte e tem um consumo elevado em comparação à outros de características semelhantes. Não temos vazamento, então pensei em instalar um bloqueador de ar. Alguém sugere algum modelo disponível aqui? Sei que exitem as marcas Blokear e Aquabras.Gostaria de opinião de quem já instalou, inclusive em outras cidades, e outras marcas e se realmente dá resultado.
Obrigado

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (13)

francisco freitas mendes
francisco freitas mendes respondeu
7 anos

Pedro, eu coloquei no meu condomínio e não vi resultado. Aconselho que faça um contrato, a cada mes que houver redução no consumo, você pagara 50% da redução à empresa, até liquidar a compra. Se garantirem a redução, não havera motivos para não aceitarem a proposta. Você pode ainda, regular as boias das descargas reduzindo a quantia de agua e existe também um redutor de torneiras, que mesmo que abra tudo, a vazão sempre sera o suficiente, mas sem exagero, para escovar dentes, lavar louça por exemplo, estes dois exemplos são de bons resultados. Claro que não podera ter redução na maquina de lavar. AH!, ia esquecendo se você tiver poço na garagem, podera fazer exame/análise da agua e usa-la para lavar as areas comuns, bem como as garagens e ai a economia sera muito significativa.
Francisco

Enio Peixoto
Enio Peixoto respondeu
7 anos

Pedro, a instalação de eliminador de ar, só surte algum efeito, quando ocorre falta de abastecimento de água com muita frequência. Senão ele é completamente inútil.
Quando a tubulação está cheia d'água, ela não tem ar. Só entra ar, quando o fornecimento de água é interrompido para fazer algum reparo ou manutenção na rede. Quando a água volta, ela empurra o ar, que vai ter que sair por algum lugar.
As concessionárias instalam ventosas para retirar o ar que entra e parte dele acaba passando pelos hidrômetros também.
Só nestes casos, é que o tal eliminador de ar surte efeito. E isso, se ele realmente funcionar, porque a maioria não passa de picaretagem e podem ser um ponto de contaminação para a rede de água.

Se o local não for muito alto e não houver falta de abastecimento de água, a economia vai ser ZERO.

Se o equipamento funcionar realmente e houver falta de abastecimento de água, pode economizar alguma coisa, mas não dá para afirmar quanto. Isso, se o equipamento funcionar de verdade, porque nenhuma instituição séria aprovou este troço.

Em Belo Horizonte, a UFMG e o CETEC (Fundação Centro Tecnologico de Minas Gerais) fizeram ensaios e comprovaram a ineficiência destes equipamentos.

A COPASA está sendo obrigada por decisão judicial, a instalar estes dispositivos a pedido do cliente. O custo fica em torno de 300 reais. Não sei se é só o serviço de instalação ou se inclui o equipamento.

Foi instalado num edifício vizinho ao meu e a síndica de lá informou que não houve economia nenhuma. Nem poderia ser diferente.

Algumas medidas podem ser tomadas para reduzir o consumo, entre elas:

Instalação de redutor de vazão nas torneiras. Conforme dito pelo Francisco Freitas em sua respostas.

Troca do mecanismo de acionamento da descarga. A Celite tem um sistema que tem 2 botões. Um botão libera 3 litros de água da caixa acoplada (Para xixi) e outro botão libera 6 litros (Para o número 2)

Sandro Araujo
Sandro Araujo respondeu
7 anos

Caro Pedro:

Primeiramente contrate uma empresa para verificar a existência de vazamento. Se não houver, verifique se não há obra no prédio. Um apartamento em reforma, às vezes, gasta mais do que o normal. Bloqueadores, redutores e eliminadores de ar só surtem efeitos quando há desabastecimento de água e o retorno.
Com relação a fazer comparação com outros prédios semelhantes, isso não é correto. Cada imóvel tem um padrão de consumo diferente, o que torna impossível comparação. De qualquer forma, peça para a empresa que você escolher uma relação de clientes já atendidos e visite pessoalmente os prédios. Peça para verificar a conta antes e depois da instalação. Assim você vai saber se houve mesmo redução no consumo após a instalação do redutor. Um abraço e boa sorte!

Aquamax Campinas
Aquamax Campinas respondeu
7 anos

Pedro,
Se quer saber sobre Bloqueadores de Ar e Eliminadores de Ar, veja o que o Painel Setorial INMETRO em seu debate, diz sobre DESEMPENHO DE EQUIPAMENTOS INSTALADOS EM TUBULAÇÕES DE ÁGUA. O debate contou com Empresários do Setor, Autoridades, Universidades, tudo documentado onde fica claro e não resta dúvidas de que há fluxo de ar no interior das tubulações de água e que o setor deve ser regulamentado para não mais prejudicar os consumidores. Copie e cole no seu navegador os links abaixo para ver o material completo do debate, e os depoimentos de consumidores que tem instalado em seu condomínio bloqueadores de ar.

http://www.inmetro.gov.br/painelsetorial/palestras/Relato.pdf

No meu Condomínio a economia média é de 32% ao mês. Mas sei de condomínios que não houve economia. Depende da região e da Cia de água . Quando falta água, e você fecha todas as torneiras da casa, a boia da caixa d água fica aberta, contabilizando o Ar que passa pelo Hidrômetro, o tempo todo que faltar água, normalmente a noite,... quando todos dormem.
O Ar gira os ponteiros do hidrômetro 20 vezes mais rápido que água, principalmente onde a distribuição da água é feita por pressurização.
As Cias de água alegam que são rigorosas quanto ao ar na rede e que instalam ventosas (Eliminadores de Ar) em toda a rede para não prejudicar os consumidores e que quantidade de ar é mínima: cerca de 1%. Vamos aos cálculos. Se em cada 1000 litros de água, 1% é Ar, quer dizer que pagamos a cada 1000 de água, 10 litros de Ar. Como cada litro de ar gira os ponteiros do hidrômetro 20 vezes mais rápido que água temos: 10 X 20 = 200 litros de Ar a cada 1000 litros de água, ou seja 20% é Ar.
Fazendo um paralelo, os postos de gasolina no Brasil são obrigado por lei a ter broqueadores de gases nas bombas de gasolinas, pois estes gases são contabilizados quando passam pelos medidores da bomba de gasolina, e mesmo assim apesar de toda tecnologia contida nestes medidores, são obrigados a ter bloqueados de gases para não prejudicar os consumidores. Agora imagine você a tecnologias num hidrômetro para não contabilizar o nosso gás (Ar).
Segue uma pequena amostra dos condomínios que usam bloqueadores de ar Aquamax, no site a lista é mais completa. A economia gerada é em média de 20%, mas com falei depende da região.
Condomínio Costa do Marfim - 20% de economia.
http://www.aquamaxcampinas.com.br/CostadoMarfim.html
Condomínio Edificil Las Vegas - 65% de economia.
http://www.aquamaxcampinas.com.br/LasVegas.html
Condomínio Residencial Baía Azul - 20% de economia
http://www.aquamaxcampinas.com.br/ResidencialBaiaAzul.html
Condomínio Residencial Via Especiale - 50% de economia
http://www.aquamaxcampinas.com.br/ViaEspeciale.html
Ibis - Accor Hotéis - 17% de economia
http://www.aquamaxcampinas.com.br/AccorHoteis.html
Ritter Hotéis - 25% de economia
http://www.aquamaxcampinas.com.br/RitterHoteis.html
Plaza Camboriú -36 de economia
http://www.aquamaxcampinas.com.br/Camboriu.html
Restaurante Ancora D`Ouro -50% de economia
http://www.aquamaxcampinas.com.br/AncoraOuro.html
Supermercado Mini Preço - 50% de economia
http://www.aquamaxcampinas.com.br/MiniPreco.html
Panificadora Trigos 23% de economia
http://www.aquamaxcampinas.com.br/PanificadoraTrigos.html
Wetzel - Fundição de Alumínio - 30 de economia
http://www.aquamaxcampinas.com.br/Aluminio.html
RESIDENCIAS: Veja depoimentos neste link,
http://www.aquamaxcampinas.com.br/depoimento
Segue também uma matéria feita pela RBS TV Emissora afiliada da Rede Globo de SC postada no YouTube
http://youtu.be/K4PnDOFMchM
Este é negócio de milhões de reais, sem muita fiscalização, com muito lobby, e muita desenformação, tire suas conclusões.
Luiz Herenha
http://www.aquamaxcampinas.com.br

Aquamax Campinas
Aquamax Campinas respondeu
7 anos

Não vou questionar, veja o Painel do INMETRO: http://www.inmetro.gov.br/painelsetorial/palestras/Relato.pdf
http//www.aquamaxcampinas.com.br

Aquamax Campinas
Aquamax Campinas respondeu
7 anos

Não vou questionar, veja o Painel do INMETRO: http://www.inmetro.gov.br/painelsetorial/palestras/Relato.pdf
http//www.aquamaxcampinas.com.br

Aquamax Campinas
Aquamax Campinas respondeu
7 anos

Primeiro veja este Painel do INMETRO e se interessar compre o meu bloqueador de ar. Painel do INMETRO: http://www.inmetro.gov.br/painelsetorial/palestras/Relato.pdf Copie e cole no navegador.
http//www.aquamaxcampinas.com.br

Aquamax Campinas
Aquamax Campinas respondeu
7 anos

Primeiro veja este Painel e se interessar compre meu bloqueador de ar . Copie e cole no seu navegador esta URL. http://www.inmetro.gov.br/painelsetorial/palestras/Relato.pdf
http//:www.aquamaxcampinas.com.br

Aquamax Campinas
Aquamax Campinas respondeu
7 anos

Primeiro veja este Painel e se interessar compre meu bloqueador de ar . Copie e cole no seu navegador esta URL. http://www.inmetro.gov.br/painelsetorial/palestras/Relato.pdf
http//:www.aquamaxcampinas.com.br

Aquamax Campinas
Aquamax Campinas respondeu
7 anos

Copie e cole no seu navegador esta URL. http://www.inmetro.gov.br/painelsetorial/palestras/Relato.pdf
http//:www.aquamaxcampinas.com.br

Thiago Silva
Thiago Silva respondeu
4 anos

Boa noite Pedro, instalamos o da marca Great LIgth e tivemos uma economia superior ao esperado, a empresa nos deu garantia de 6 anos da produto e devolução do dinheiro pago pelo bloqueador caso não obtivéssemos economia. Efetuamos a compra pelo site da mesma . Segue o site da marca www.bloqueadordear.net o telefone é 11 2626 9102

Fonte: www.greatligth.com

Thiago Silva

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.773 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...