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Pergunta

Bernardo Vieira

Interfone de unidade com defeito. Quem paga?

Por Bernardo Vieira
Perguntou há mais de 1 ano

Um interfone (aparelho) de uma unidade apresentou problemas e precisou ser trocado e também já não está mais na garantia . Foi constatado que não haviam problemas no sistema dos interfones.

Pergunta-se: Quem paga pela substituição do interfone desta unidade, o condomínio ou proprietário?

Agradeço desde já.
Bernardo

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Respostas (13)

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Jussara Cunha
Jussara Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

Interfone é o equipamento o qual é manipulado pelos usuários da unidade e está interno ao apto/casa. Assim sendo, trata-se de algo sobre o qual o morador da unidade tem responsabilidade e, em caso de defeito, cabe a este morador a manutenção ou troca.

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Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Bernardo, é como a Jussara já explicou, o aparelho em si é responsabilidade do morador; aqui eu troco e coloco a cobrança no próximo boleto da unidade.

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Edvaldo santos santos
Edvaldo santos santos

Respondeu há mais de 1 ano

Amigo, se o problema for interno, ou seja em seu apartamento, é você ou seja o proprietário.

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Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Defeito no aparelho que só o condômino usa é responsabilidade do condômino.

Abraços

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Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Se o problema está no interfone do morador, quem paga as despesas é ele. Precisa comprar outro aparelho. O ocndominio só se responsabiliza quando o problema é na central.

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Vagner Cesar Medeiros
Vagner Cesar Medeiros

Respondeu há mais de 1 ano

O proprietário da unidade. pois da pórta para dentro é , no meu ponto de vista, sua responsabilidade.

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jonildo tavares malta
jonildo tavares malta

Respondeu há mais de 1 ano

No meu entender, quando o condomínio faz um contrato de prestação de serviço, é necessário que conste no contrato a o conserto do ap0arelho ou a troca do aparelho se necessário.
O por que se o morador já paga o condomínio, não pode ser tributado com o pagamento de um aparelho de interfone; salvo se este morador resolver colocar um interfone doiferente dos demais moradores.

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Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Comentou há mais de 1 ano

Tudo tem uma vida útil não é mesmo? E a durabilidade está relacionada também com a forma de uso. Se nós fizermos um contrato com uma prestadora de serviço que inclua a troca de aparelhos é certo que muitos inferfones vão "virar brinquedo" e todos os condôminos terão o "privilégio" de pagar pelos aparelhos dos estragões.

Coloca-se o interfone dentro do ape e cada um que conserve o seu. É o mais justo.

Axé

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Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Comentou há mais de 1 ano

Jonildo, todo equipamento tem vida útil, isso sim, mas requer cuidado, veja só: estou no prédio há quase 20 anos e meu interfone ainda é o original da construtora, meu vizinho de frente está aqui há 3 anos e provavelmente já trocamos 5 vezes o intefone dele, segundo ele é culpa da faxineira que não tem cuidado para limpar e acaba derrubando o fone ou batendo com a vassoura ou seja lá o que for que usa para limpar a parte fixa na parede.
Tudo isso pra dizer que,as pessoas não têm cuidado com suas coisas, então não é o condomínio, ou melhor os demais condôminos, que terão que repor esse equipamento, você até pode não concordar com isso, mas eu que tenho ainda o original, não vou pagar um parte do interfone que a faxineira do meu vizinho insiste em não ter cuidado e quebrar, ele que pague.
Essa é minha opinião.

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homero cerizza
homero cerizza

Respondeu há mais de 1 ano

Melhor consultar primeiro o Regimento Interno que talvez possa dispor de algo a respeito. De maneira diversa, acho que o condômino deve assumir o débito até porque não se sabe o real motivo do estrago. Será que o interfone caiu, bateu, foi interferência elétrica na tensão?

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Denis Cesar Duarte Vieira
Denis Cesar Duarte Vieira

Respondeu há mais de 1 ano

A primeira instalação o condomínio quem paga todos os equipamentos inclusive o de cada unidade.
Defeito após a garantia do fabricante, será de responsabilidade do condômino.


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Bernardo Vieira
Bernardo Vieira

Respondeu há mais de 1 ano

Venho agradecer a todos pelos esclarecimentos.
Caro Sr. Jonildo, como informado todos os procedimentos durante a garantia foram respeitados pelas partes e estamos sempre fazendo manutenções a cada 6 meses com o mesmo responsável. O sistema de interfone foi instalado a 4 anos (substituindo o que a construtora colocou) e nunca houve problemas, somente com os aparelhos das unidades. Alguns moradores pagaram pela substituição e outros não querem pagar achando que o condomínio deve arcar com a despesa. Penso que se meu celular quebra, mando consertar ou compro outro. Caso contrário, terei que colocar mais uma despesa no orçamento anual do condomínio (substituição de interfones) que será de aproximadamente R$ 1300,00 (20 unidades x R$ 65,00 por aparelho), contando que cada aparelho seja substituido uma só vez.
Sou síndico e antes de tomar alguma atitude, costumo solicitar informações aos parceiros do sindiconet. A partir daí, junto todas elas e vejo a melhor decisão a tomar ou expor em assembléia.
Mais um vez, agradeço as informações de todos.

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jonildo tavares malta
jonildo tavares malta

Comentou há mais de 1 ano

Agradeço a colaboração de todos, no prédio em que moro temos um contrato com ua empresa que prestra este tipo de serviço, e consta no contrato á troca do aparelho dese que seja defeito do próprio aparelho, não originado pelo morador, como ; quebra do aprelho, agua no aparelho, pois precisamos entender que estes aparelhos são programados para determinado tempo de vida útil.
E não podemos só penalizar o morador sem analizar o acontecido juntamente com o técnico responsável.

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Claudia Regina
Claudia Regina

Respondeu há mais de 1 ano

Em meu condomínio a troca do aparelho é paga pelo proprietário e problemas com o sistema pelo condomínio através de um contrato de manutenção.

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Marcio Chaves Braga
Marcio Chaves Braga

Respondeu há mais de 1 ano

No meu caso o interfone nao esta com problema no apartamento, o problema esta na parte externa um tecnico fez testes e disse q provavelmente o fio trincou, nesse caso que é fora do apartamento, a despesa do conserto é de quem do proprietario do apartamento ou do condominio ? Grato fico no aguardo

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