O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Flavio

INDÍCIO DE SOBREPESO NA ESTRUTURA COM RISCO DE ACIDENTE

Por Flavio
Perguntou há mais de 1 ano

Sou morador de um condomínio na Zona Norte e aproximadamente 2 meses atrás foi observado que um vizinho entrou com um aquário de aproximadamente 2 metros de comprimento e 60cm de largura, e de acordo pesquisas a proporção mínima mais comum para este tipo de aquário seria de 50cm de altura ( podendo ser 60cm ). Com estas dimensões, o esforço na área seria de 200x60x50 = 600kg de água, mais o peso do vidro que seria aproximadamente 100kg, peso do armário de madeira, que precisa ser reforçado e pesa aproximadamente 100kg, e do filtro auxiliar que fica dentro do armário e é praticamente um segundo aquário, só que menor, que para o porte deste teria um peso mínimo de 100kg, então estamos falando de 1000kg em uma área de 200x60 = 1,2m2. De acordo com informações que um vizinho do prédio que já teve aquário conseguiu junto à administração, o resistência do piso seria de no máximo 300kg/m2, então nesta condição de 1,2m2, o peso máximo permitindo nesta área seria de 360kg, e na verdade o conjunto do meu vizinho pesa quase 3x o máximo suportado pelo piso.
Sei que por ele estar encostado na parede, isto confere um certo aumento de resistência, mas estamos falando de um fator MUITO acima do oficial, e que pelo apartamento ser de alvenaria estrutural, fora o risco imediato ao vizinho debaixo que pode receber tudo em sua cabeça, existe o risco de colapsar uma porção maior do prédio.
Toda esta questão foi passada ao Síndico, mas o mesmo disse que não pode fazer nada sem ter uma denúncia, mesmo a entrada do aquário sendo presenciada por funcionários, câmeras e etc.
Não quero entrar em confronto direto com o meu vizinho, nem colocar em situação desconfortável os outros vizinhos que visitaram o dito apartamento. O Síndico não tem o poder de pedir as informações do aquário junto ao morador ?

Sds

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

Anthero Santos
Anthero Santos

Respondeu há mais de 1 ano

Flavio,

Pelo seu relato, essa carga acidental do aquário e seus componentes ultrapassa e muito o descrito da norma de 150Kg/m².
O síndico pode solicitar as informações sobre o aquário e o laudo de um engenheiro descrevendo as cargas e se estas são aceitáveis para a estrutura em si.
Contudo, por se tratar de unidade privativa o proprietário pode se recusar a fornecer tais dados.

Caso não se resolva amigavelmente, faça uma denúncia no 1746 na área de Defesa Civil.

Eu também sou do RJ, caso precise de apoio técnico, estou à disposição.

Assinatura: Anthero Santos
Engenheiro Civil
21 99104-2366
eng.antherosantos@gmail.com

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura

Respondeu há mais de 1 ano

No tarde! O cálculo não esse não.
Primeiro o volume d'água uma vez quantificando o volume teremos uma estimativa do peso daí o o peso apenas da estrutura e faz- se a soma.

Sobre resistência do piso,o mesmo não se calcula a resistência para este fim ,se calcula a sua espessura para se determinar o seu peso por m² que sendo a média de 12 cm de espessura vai pesar a proximidade o valor informado por você 300 kg m².

O peso da laje é transportado via vigas para as colunas e essas levam toda a carga para o solo.

Seguindo o projeto feito pelo o engenheiro calculista 1 c m² de coluna é suficiente para suportar um m² de laje feito todos os cálculos há ainda uma margem de segurança estrutural de 1,5 que na engenharia é = a 15 %.

O que acontece é que tem outros fatores a serem considerados, exemplo tipo da estrutura convencional ou parede estrutural, independe do tipo da estrutura se o peso estiver em cima da viga não há problema algum agora no meio da laje aí é outra coisa.

Fonte: 12

Assinatura: paulosrodriguesmoura@hotmail.com

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Flavio
Flavio

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde,

Tentei fazer denúncia pelo 1746 mas não é possível fazer de modo anônimo, então será o último recurso que irei utilizar. A informação oficial que o síndico tinha também era de 150kg/m2, mas ela falou que poderia considerar 300kg/m2.
Eu sou leigo neste assunto, onde tenho essas noções de cálculo de área pela minha profissão que para calcular quanta carga podemos colocar em certo local, sempre é nos informado a resistência do piso para podermos trabalhar em cima deste número, e realmente não sei como esta resistência é calculado na engenharia estrutural.
Paulo, então nestas construções a construtora não é obrigada a informar qual a resistência do piso por m2 ? Eu acho este item essencial, especialmente na varanda, que deve ter menor resistência.
Semana passada ainda fiquei mais preocupado pois um vizinho relatou que seu piso de durafloor soltou e para tentar encaixá-lo ficou pulando nos pisos e no dia seguinte seu vizinho debaixo reclamou que apareceram rachaduras no teto... enfim, estou meio perdido.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Anthero Santos
Anthero Santos

Respondeu há mais de 1 ano

Flavio,

A carga acidental (não permanente como o concreto, armação, contrapiso e acabamento) segundo a NBR 6120 para edifícios residenciais é de 1,5 KN/m², equivalente a 150Kg/m².
Assim sendo, pela dimensão do aquário informado, existe um excesso muito crítico na laje do apartamento em si.

Converse com o síndico e caso ele não resolva urgentemente, mande um e-mail formalizando tal pedido.
Forneça provas documentais (como e-mail, carta com AR) caso ocorra algum problema como rachaduras no teto do apartamento inferior, entre outros, o condomínio poderá responsabilizar e processar civil e criminalmente o proprietário do aquário e o síndico por omissão.

Caso você considere válido a visita técnica de um profissional, converse com o síndico.
O custo de uma visita técnica e um laudo profissional é irrisório quando comparado com o risco de morte e prejuízos que tal acidente pode provocar.

Assinatura: Caso prefirar entrar em contato diretamente, segue o meu contato:
Anthero Santos
Engenheiro Civil
21 99104-2366
eng.antherosantos@gmail.com

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.