O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Responder pergunta

ROGERIO PINHEIRO NUNES

A Pauta "Assuntos Gerais" pode ter os tópicos já pré-determinados na Convocação?

Por ROGERIO PINHEIRO NUNES

Outras respostas (6)

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Oi Rogerio

Normalmente a gente aproveita esse item "assuntos gerais" para ouvir as sugestões (e reclamações) dos condôminos. E se as sugestoes agradarem já se convoca uma nova AG com esses itens na pauta. É extremamente arriscado deliberar sobre qualquer assunto que não tenha constado especificamente da pauta.

E se o que a gente quer é ouvir os condôminos não teria como esses itens estarem pré definidos, não é mesmo? Se aguém já te apresentou algum assunto pertinente inclua-o na pauta, assim já pode ser deliberado.

Abraços

Jussara Cunha
Jussara Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

Rogério,
Como o assuntos gerais, por definição, seria para o trato - não votação - de situações do condomínio, inclusive as reclamações e sugestões, nada impede de assuntos NOTÓRIOS já sejam informados que serão discutidos e, inclusive para incentivar que os interessados participem da AG.

O importante é ficar claro para todos que os tópicos explicitados para Assuntos Gerais não serão os ÚNICOS assuntos abordados - ou seja, não é uma pauta trancada.

Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Rogerio, se já há assuntos pré-determinados não é mais Assuntos Gerais, esses podem ser itens de pauta , mesmo não tendo votação.
Eu entendo que Assuntos Gerais é a maneira de você abrir espaço na assembleia para os condôminos, e mesmo o síndico, incluirem sugestões e reclamações que serão discutidos, encaminhados ou mesmo aprovados em assembliea futura; é uma das formas para dar voz aos condôminos dentro da assembleia.

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Rogerio,
Se você vai pré determinar os tópicos que serão tratados em assuntos gerais, porque não o coloca como pauta?

Assuntos gerais não podem ser votados, só discutidos. Farão parte da ata mas não poderão decidir nada. Normalmente é nesse tempo que as pessoas dão sugestões, criticas e o sindico aproveita para conversar com os condominos.

Renata Csuzlinovics de Castro
Renata Csuzlinovics de Castro

Respondeu há mais de 1 ano

Se você precisa discutir um assunto é importante especificá-lo. Assuntos gerais é para se dar sugestões.

JORGE PEREIRA
JORGE PEREIRA

Respondeu há mais de 1 ano

Rogério , eu normalmente relaciono os assuntos que efetivamente pretendo votar e decidir , deixando o tópico assuntos gerais para que os proprietários coloquem suas ideias e sugestões sempre interessantes e principalmente inteligentes ., como por exemplo a sugestão de se colocar uma seta indicativa onde existir uma camera de monitoramento no condomínio. ( será que o inteligente proprietário " táva " pensando que a camera é um " pardal " de transito e que pode multar ? ). É na hora do " assuntos gerais " que eu normalmente vou ao banheiro , bebo café ou algo assim .
Abraços

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.