O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Responder pergunta

Keila Rodrigues dos Santos

Morador usa a lixeira do condomínio p/reciclagem e ainda leva lixo para a área comum.

Por Keila Rodrigues dos Santos

Outras respostas (6)

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva

Respondeu há mais de 1 ano

Keila - se a antiga sindica autorizou o atual pode desautorizar sem nenhum problema. Áreas comum tem destinação certa e se ela sua indevidamente, multe de acordo com as normas existentes ou a Lei 10.406/02 que constitui o Código Civil 2002 usando o seus artigos:
Art. 1.335. São direitos do condômino:
II - usar das partes comuns, conforme a sua destinação, e contanto que não exclua a utilização dos demais com possuidores;
Art. 1336 Deveres dos Condôminos:
IV - dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes.
Art. 1.277. O proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha.

O que não falta, são artigos da Lei onde poderão enquadrar o ato desta condômina. 0k

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Vocês têm o direito de fazerem cessar essa incursão no lixo de vocês até porque ela está largando lixo na área comum e pode danificar a janela da lixeira. Será só seguir as regras quanto à sujeita, advertir, multar, cobrar multa na justiça, ação de obrigação de não fazer, etc. etc. etc.

Por outro lado ela vai angariar muita simpatia pelo social. Não teria como combinar com ela retirar o lixo diretamente nas unidades que aceitem doar esse material a ela?

De concreto, o que você já tentou fazer para que ela fique com o lixo sem sujar a área comum? Qual o destino que atualmente vocês dão a esse lixo?

Tristes tempos em que o lixo de um é o pão do outro, não é mesmo?

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde! Legal o que ela faz , acontece que esta faltando orientação para que seja feito de forma correta.

Derek
Derek

Respondeu há mais de 1 ano

Keila, não seria melhor fazer um acordo com essa moradora para que ela separe o lixo reciclável e deixe na própria lixeira? Ela poderia separar em sacos de lixo de cor diferente do lixo orgânico e ela se responsabilizaria por dar uma destinação correta a esse material. Não sei como funciona em sua cidade mas verifique se não existe lei que obrigue os munícipes a realizar a reciclagem.

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Derek eu sou chata com x e com ch, então te pergunto: se oficialmente o condomínio deixar a ela a incumbência de separar o lixo não daria ensejo a causa trabalhista? Ou mesmo que não chegue a tanto, o condomínio ser responsabilizado em caso de eventual acidente ou doença do trabalho?

O que vocês acham?

Power Bear - Contentores e Lixeiras
Power Bear - Contentores e Lixeiras

Respondeu há mais de 1 ano

Administrar conflitos nunca é fácil e o Síndico é a figura mais importante nessa relação.
Nossa sugestão para esse caso seria a convocar a todos para decidirem se querem ou não colaborar com a implantação da Coleta Seletiva no Condomínio.
Implantar Coleta Seletiva não é só vantajoso para resolver essa situação específica, mas também um bem comum para toda sociedade.
O problema pode ser resolvido se todos os condôminos aceitarem e colaborarem para a separação dos resíduos em 2 categorias: recicláveis e não recicláveis. Isso é feito de maneira fácil, incluindo 2 lixeiras ou conteineres diferentes e identificados.
Em contra-partida a moradora, que no caso se propõe a destinar os resíduos recicláveis, deve se compromoter a manter o local da lixeira limpo e fazer a remoção com frequência para que não haja acúmulo e transbordos nos contentores, pois ela deve entender que reciclar não pode significar incomodar ou sujar o ambiente comum.
Nosso E-Book ensina como implantar e dimensionar Coleta Seletiva em Condomînios: http://powerbear.rds.land/e-book, ou acesse nosso site: www.powerbear.com.br.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.