O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Responder pergunta

GERONIMO COELHO

a administradora alega que o predio nao tem capacidade eletrica para suportar ar condicionado

Por GERONIMO COELHO

Outras respostas (6)

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura

Respondeu há 4 meses

Boa noite! O quórum questione na justiça.

O ar precisa de uma avaliação técnica não pode mexer na fachada isso nem precisa constar no Regulamento Interno porque a lei já define.

Para facilitar seu lado e evitar custos com profissionais técnicos habilitados diferentes,a estrutura for pré-moldada ( parede estrutural)
Não pode ficar mexendo fazendo abertura por exemplo,fica aí a parte elétrica que pode ser avaliada por um engenheiro eletrotécnico ou um técnico em mecatrônica/eletrotécnico,cada um com suas atribuições.

GERONIMO COELHO
GERONIMO COELHO

Respondeu há 4 meses

obrigado Paulo.

CLAUDIO FAGUNDES SARAIVA FILHO
CLAUDIO FAGUNDES SARAIVA FILHO

Respondeu há 4 meses

A adm para afirmar com propriedade que pode ou nao pode, precisa ter em maos um laudo.

E desculpe, nao e' ADm quem diz isso. Pergunte ao sindico.
Mas sem um laudo, ele também nao tem a informação apropriada.

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há 4 meses

Não Geronimo, de jeito nenhum.

Instalação de ar condicionado depende de projeto estrutural da edificação, e, em sendo paredes estruturais a instalação não será possível; depende de laudo elétrico da edificação para saber se a atual rede comporta que cada condômino tenha seu ar condicionado; depende de projeto para recolha do gotejamento, para que o pinga a pinga não caia na janela do vizinho. Passadas essas etapas é preciso que a assembleia padronize os aparelhos.

Quanto à alteração do RI alguns entendem (eu não) que como o código civil retirou a obrigatoriedade de 2/3 pode-se altera-lo por maioria simples. E administrada e faxineiro apenas prestam serviços ao condomínio, quem altera o RI é a assembleia.

CLAUDIO FAGUNDES SARAIVA FILHO
CLAUDIO FAGUNDES SARAIVA FILHO

Respondeu há 4 meses

Geronimo,

AC em condomínio requer o seguinte:

1) Avaliação da parte elétrica. A carga contratada da concessionaria tem de atender a demanda do prédio.
O consumo de todo o condomínio com elevadores, áreas comuns etc, MAIS o de TODOS os condôminos, DEVE estar dentro deste suprimento fornecido.
E por isso se recomenda fazer uma medição de consumo, para se avaliar se o consumo de todo o condomínio esta abaixo disso.
Pode ser que esteja próximo do limite e já com moradores com AC, mas não todos (por isso não se pode aumentar o numero). E neste caso, o condomínio DEVE RESTRINGIR a instalação de novos ACs, Fornos Elétricos, Hidro-massagens, Chuveiros elétricos superpotentes. DEVE, porem e' dificílimo controlar isso.

Mas os efeitos começam logo a aparecer, quando a demanda contratada e'superada. Como o desligamento dos disjuntores (em instalações em que isto funcione). Onde não funciona, um dia pega fogo.
A concessionaria também costuma multar quando constata que o consumo esta ultrapassando o contratado.
Por isso é tao importante saber a situação real e adequar, se necessário. Mas são obras caras.

Então, seu sindico deve ser acionado e o condomínio (assembleia) aprovar a contratação de uma empresa que venha medir o consumo e apresentar um laudo. Com base nisto, o condomínio decide para onde quer ir.
Recomendo procurarem a Merlini Engenharia (idôneos, sérios e honestos).

Em caso de necessidade de aumento de carga, podem ser necessárias as substituições de todo o cabeamento e quadros de entrada, de distribuição e medição. E os condôminos terão de fazer a religação de suas unidades (novo cabeamento). Possivelmente a concessionaria tenha de trocar o transformador da rua e neste caso, o condomínio solicitante paga a conta.

2) Instalação-
a) O Condomínio deve proibir instalações que comprometam a estrutura, seja pelo peso dos aparelhos, seja pelas furacões necessárias. Em prédios de alvenaria estrutural, não se deve permitir a instalação das condensadoras sem consultar a construtora ou um Eng.Civil. Furacões em vigas e colunas estruturais devem ser proibidas.

3) Instalação e Estética - Para a instalação de AC pode ser considerada a instalação externa ao prédio.
Isto e' tema para assembleia e como uma alteração não necessária ao funcionamento do prédio e por envolver alteração de fachada, acho arriscado aprovarem a liberação com menos de 2/3 de aprovação dos proprietários (não e' da assembleia).

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha

Respondeu há 4 meses

Alteração do regulamento é com a assembleia, e sem o quorum exigido não tem validade. Esqueça a administradora, que não tem poder decisorio.

Instalação de ar condicionado deve seguir as regras internas, com projeto tecnico.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.