O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Responder pergunta

Ana Maria Prietsch

como deixar um condominio sustentavel?

Por Ana Maria Prietsch

Outras respostas (5)

Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Ana Maria, iniciativa louvável, mas de difícil implantação, pois depende dos moradores e aí é que a coisa pega.
Vamos listar alguns itens:
- instalar sensores de presenças para iluminação e lâmpadas econômicas ou mesmo de led;
- utilizar descargas com 6 lts ou mesmo de duplo comando, se possível individualizar a conta de água, assim cada qual sabe exatamente qto gasta e economiza seu próprio dinheiro;
- reciclar o lixo: separar o lixo o reciclável (incluindo-se eletrônico, óleo, pilhas, baterias e lâmpadas) e cuidar de sua destinação correta;
-implantar re-uso de águas servidas como água de máquina de lavar roupas para lavar calçadas e garagens;
-implantar uso de água de chuva para regas de jardins;
- se houver aquecimento de piscina ou sauna, verificar a possibilidade de usar o aquecimento solar;
- investir em revestimento verde (grama ou semi gramados) ao invés de calçadas e passeios internos impermeabilizados

Enfim, há muitas ações possíveis, algumas mais caras outras nem tanto, mas na sua maioria dependem de ações dos moradores então é necessária a conscientização de todos através de campanhas freqüentes.

Jussara Cunha
Jussara Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

Ana,
Não faltam textos sobre o assunto, assim como vídeos de diversos programas para dar idéias e ensinar como se faz para as práticas de sustentabilidade dentro de um condomínio. O Google é um mar para ser navegado: Palavra chave - Condomínio sustentável

Tudo dependerá do espaço que possuam, da verba que possuam e outras condições iniciais que vcs tenham que atender para implantar sistema sustentável.

Porém vc pode dividir por setores de sustentabilidade e em cada um deles tomar desde as medidas mais simples e atingíveis até as medidas mais complexas que exijam investimento. Por exemplo:
1 - Baixar o consumo de energia
2 - Geração de Lixo
3 - Baixar consumo de água

Esses são 3 setores básicos. Dentro deles:
1 - Baixar o consumo de energia
1.a) Instalações elétricas:
1.a.1) Lâmpadas - uso de : lâmpadas econômicas e/ou LED; sensores de presença; minuterias, etc - sem deixar o condomínio no escuro e, muito pelo contrário, deixá-lo o mais iluminado possível (por segurança).
1.a.2) Instalaçoes elétricas - se existem pontos de fuga, disjuntores inadequados, DR sobrecarregados, sobrecargas, etc.

1.b) Paredes claras - aumentam a luminosidade. Por exemplo as garagens com paredes brancas podem ser iluminadas com lâmpadas econômicas com menos Watts do que garagens com paredes mais escuras. O mesmo para os corredores dos aptos.

1.c) Bombas e outros elementos que consomem muita energia, como exaustores: Estão sob política de ligar/desligar? Uma bomba de piscina ligada 2 dias para fazer a filtragem é desnecessário e consome demais. Se colocar um timer no sistema, pode-se programar a entrada da bomba para filtrar diariamente durante o tempo que a piscina precisa, sem depender do zelador/funcionário ligue e esqueça de desligar. O mesmo para motores de exaustão.
As bóias automáticas estão funcionando? Assim evita que as bombas de circuito frio continuem jogando água para caixa e as enchendo desnecessariamente qdo o nível já tenha sido atingido.

2 - Geração de Lixo
2.a) Separação - lixo orgânico e inorgânico - aqui são 2 frentes: 1a) Motivar os funcionários a separar para vender (eu decidi que a $$ da reciclagem fica com os funcionários. Eles fazem uma caixinha. Ano passado deu 14o. salário somando o arrecadado do ano) e, 2a) Campanha entre os moradores para que coloquem em latões diferentes o lixo orgânico e lixo seco.
Se você tiver espaço e TEMPO daequipe de funcionários pode-se até fazer uma separação mais detalhada e eles ganharão mais na hora da venda. O que não tenha valor no mercado da reciclagem, no teu bairro, tem um horário diferenciado semanal que a prefeitura recolhe o lixo seco.
2.b) Fazer compostagem - caso tenha espaço e TEMPO e PERFIL do zelador, pode-se fazer uma pequena área de compostagem pois o adubo gerado alimenta o jardim e o paisagismo agradece.

3 - Baixar consumo de água
3.a) Caça vazamentos - vistorie todos TODOS os aptos para verificar fuga de água. No "meu" condomínio todos aptos já têm caixa acoplada e a cada vez que ficam vazios o zelador faz verificação do ajuste da válvula da caixa. Caso precise troca o condomínio já tem em estoque e faz a troca - material barato qdo comprado em quantidade. O mesmo para torneiras e os reparos.
3.b) Treinamento de equipe de limpeza - a encarregada recebeu curso e aprendeu como economizar água e ter o ambiente limpo. Uso dos produtos e equipamentos corretos para limpeza ser eficiente e não consumir muitos recursos.
3.c) Campanha de consumo de água com os moradores.
3.d) Rega do jardim - implantar sistema de irrigação para que possa ser feita a rega com menos tempo de gasto de água, assim como tempo do funcionário - "meu" jardim consome 3 h para rega-lo completamente.
3.e) Reuso de água - se houver espaço, implantar captação de água de chuva e pluviais para a lavagem de ágeas comuns - Hoje é meu sonho de consumo - não tenho espaço para a caixa d´água.

E por aí vai!

Tem uma engenheira ambiental participando do fórum e tomara que ela responda a essa tua indagação. Certamente ela pode orientar de modo mais abalisado que o meu. Eu apenas li bastante sobre o assunto na internet e fui implantando no condomínio conforme condições.

Outro sonho de consumo que possuo é implantar energia eólica no alto do condomínio com cata ventos verticais que fazem menos barulho e já li instalação deles em condomínio de Floripa. Se gerar pouca energia eu a jogaria para as luzes da área comum. Se for em boa quantidade eu a colocarei para o exaustor do condomínio.

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Ana,
Existem muitas regras, não é possível implantar todas, mas o que voc~e fizer já é umc aminho. Aqui no nosso condominio temos a reciclagem do lixo, recolhemos oleo de cosinha para não jogarem nas pias(causa entupimento sem contar que prejudica os esgotos), fazemos coleta de água de chuva e utilizamos para reuso (rega de jardins, lavagem das garagens e áreas comuns), redujção da quantidade de lâmpadas e uso ded sensor de presença, jardim (se tiver) com muitas árvores.

Enfim, comece.....é por aí.

juarezferreiraalves@hotmail.com
juarezferreiraalves@hotmail.com

Respondeu há mais de 1 ano

ECONOMIZE ATÉ 50% NAS DESPESAS DO SEU CONDOMÍNIO;
PARTE 1:
Existem inúmeras providências que se adotadas, pode-se conseguir alcançar esse objetivo, e tornar um Condomínio independente dos inadimplentes. Basta adotar a maioria das providências abaixo:
Economia de Energia - Faça um estudo em todo seu Condomínio e proceda como segue:
1. Substitua todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas Compacta.
2. Utilize lâmpadas acionadas por Disjuntores nos principais corredores das Garagens, e Sensores de Presença nas outras lâmpadas desses setores. Utilize sensores de presença nas escadarias, Barrilete, Casa de Máquinas, Casa de Bombas, Sala do Gerador, Sala de Pressurização, Halls, Portarias, Wcs.
3. Utilize lâmpadas acionadas por Sensores de luz que acendem automaticamente no Por do Sol e apagam automaticamente ao raiar do dia, em todas as lâmpadas externas do Condomínio.
4. Utilize Timer para o Salão de Festas (desligar às 22h), Piscinas, Bomba do Filtro (03hs por noite). Quadra Esportiva, Sauna, etc.
5. Troque a água da Sauna diariamente, quando ficam muitos dias ela enzinabra, corroe os metais e encurta a vida útil do aparelho.
6. Utilize válvulas redutoras de pressão em todas as torneiras dos apartamentos e das áreas comuns.
7. Faça regulagem das Válvulas Redutoras de Pressão, sempre que houver uma diferença significativa na conta mensal de água.
8. Exija do Zelador o controle do Hidrômetro, anotando diariamente o número que consta do relógio do Hidrômetro. Sempre que houver uma diferença substancial de um dia para o outro, espere que a diferença de consumo se confirme mais um dou dois dias e adote as seguintes providências:
a. No terceiro dia, chame uma empresa especializada como, por exemplo, a Al Corral Com. e Serv. Ltda. (Celi-Leste). Assistência Técnica Autorizada, das Válvulas de Descargas: Celite, Incepa, Icasa, Roca, Logasa. E-mail: alcorral@uol.com.br, e peça que ela faça uma revisão geral em todo Condomínio juntamente com o Zelador. Essa ou outra empresa do ramo, normalmente faz revisão geral sem cobrar nada do Condomínio pelo orçamento geral, desde que depois de aprovado, ela faça os reparos cujos orçamentos forem aprovados pelos moradores. Quem tiver problemas, mas não quiser fazer os serviços por ela, pode fazer com um encanador particular.
b. Estudar a troca de todas as descargas por Caixas Acopladas com duplo comando, um para o número um onde se gasta 3ls por descarga, a outro é para o número dois onde se gasta 6lts por descarga.
c. Quando o Condomínio Comercial for novo, propor na primeira assembleia a cobrança da água pelo número de funcionários, isso pode ser facilmente controlado por portaria informatizada. Já nos Condomínios Residenciais, a cobrança pode ser feita pelo número de moradores controlado pelo cadastro dos condôminos. É justo, uma unidade com uma só pessoa que dá uma média de cinco descargas de 30lts d?água por dia e 900lts por mês, pagar o mesmo consumo que uma unidade que tem 10 pessoas e gasta 300lts d?água por dia e 9.000lts por mês?
9. As vezes é preciso aspirar as piscinas drenando. Seu Zelador pode fazê-lo em trinta minutos no máximo, a força do motor expulsa centenas de litros d?água pra rua em poucos minutos.
10. Ao retrolavar o filtro da piscina quase que diariamente após aspirar filtrando, nunca gastar mais do que três minutos, a força do motor expulsa centenas de litros d?água fora em poucos minutos.
CONTINUA...

juarezferreiraalves@hotmail.com
juarezferreiraalves@hotmail.com

Respondeu há mais de 1 ano

ECONOMIZE ATÉ 50% NAS DESPESAS DO SEU CONDOMÍNIO;
PARTE 2:
11. Trocar Anodo e areia do filtro uma vez por ano. O uso diário do Filtro com a passagem por ele dos mais diversos produtos químicos, assim como, de toda a sujeira da piscina, faz com que a areia acabe empedrando e com o tempo a sujeira acaba retornando para a piscina, sempre que a mesma for aspirada filtrando, causando a necessidade de decantação mais frequente, aumentando em muito o consumo mensal dos produtos de manutenção das piscinas, caríssimos.
12. A Olin Brasil, fabrica os produtos hth e oferece Curso teórico gratuito de piscina para todos os Zeladores. Para isso, basta apenas ligar para a empresa Fone: 0800-112200 de 2ª á 6ª Feira das 09 às 17hs. e inscrever-se gratuitamente. Esse telefone também deve ser utilizado para tirar qualquer dúvida sobre piscinas. O seu fornecedor de produtos hth também está qualificado á tirar dúvidas. O curso teórico de Piscineiro da Olin Brasil ensina noções sobre o que são, pra que servem e como utilizar todos os diversos produtos de manutenção das piscinas, ou seja: Produtos pra Eliminar Algas, Decantação, Cloração, Limpeza de Bordas, Medir e corrigir pH, Alcalinidade, tratamento de choque, Algicida de Manutenção, Algicida de choque e todas as dúvidas de como proceder para consertar uma piscina, quando turva mesmo sendo tratada com quantidade certa de produtos e não dá certo. Cuidado com a falta de tampa no Ralo de Fundo, ele suga a água da Piscina e deixa a sujeira no filtro ou e a devolve á piscina pelo Retorno. Quando o Ralo de Fundo da piscina estiver com a tampa solta ou faltando, a força de repuxo do motor fará com que o filtro sugue á água pelo ralo, com força suficiente pra prender uma criança ao mergulhar e tampar o mesmo com os pés ou as mãos. O mesmo acontece com dispositivos laterais de retorno, só que com força menor.
13. Sempre que possível, evite contratar empresas que quarteirizam serviços, isso sempre dobra o custo. Muitos condomínios fazem isso sem saber, quando contratam empresas de engenharia de nome.
14. Se houver uma pequena área disponível nos jardins dos fundos, transforme-a num ?Mijódromo? de cães dos Condôminos.
15. Todo Reservatório d?água com ladrão, deve ter um ?Alarme extravazão?. Esse alarme aciona uma Sirene na Casa de Bombas ou na Portaria, sempre que houver um vazamento d?água pelo ladrão. O desconhecimento do Zelador ou Síndico de que houve um problema na boia do Reservatório é corriqueiro, isso sempre faz com que se percam muitos milhares de litros d?água, até que eles vejam, ou sejam avisados do problema, às vezes até por algum passante da rua.
16. Todo Condomínio deve ter um sistema moderno de controle de acesso ao Condomínio. O Sistema Linear é um deles. Por esse sistema, todo Condômino assim que aciona o Controle Remoto pra entrar ou sair do Condomínio pela Garagem, ou pelo Portão Eletrônico de Pedestre, tem seus dados vistos através da tela de um pequeno monitor que fica na Portaria. Todos esses dados ficam armazenados e podem ser reproduzidos por escrito ou pela Internet. Esses Controles Remotos não podem ser Clonados e todos eles têm botão de pânico, o qual ao ser acionado mostra uma mensagem de pedido de ajuda na tela da Portaria.
17. Mantenha em dia todos os Contratos de Manutenção, de Interfones, Gerador, Equipamento de Pressurização, Bombas e Motores, Portões e Controles Remotos, CFTV, Internet, Central de Alarmes em geral, Revisão anual dos Sensores de Fumaça, Sprinklers, Jardineiro, Lavagem semestral das Caixas d?água, Fazer medição ôhmica dos Para-raios, renovação do CIPA PPRA PCMSO e Brigadas de incêndio, uma vez por ano. Etc, etc, etc.
18. Faça o armazenamento e reaproveitamento da Água de chuva. É simples, custa de R$ 5 á 10.000,00 e se paga em poucos meses com a economia que proporciona. Instale uma caixa de 2.000 ou 5.000lts para lavar as garagens e rega de jardim. Instale também uma pequena bomba d?água de ½ CV ou 1CV e um chuveiro com a pressão para uma ampla distribuição e economia d?água.
19. Mediante consulta á convenção de condomínio, na qual consta quantos kgs o piso suporta por m², instale uma pequena caixa d?água de 250lts no topo do prédio, para lavagem dos Halls e Escadarias.
20. Nos Edifícios comerciais e residenciais quando for possível, desligue os Elevadores 24h aos sábados domingos e feriados (Porteiros não podem usá-los quando estão sós, podem ficar presos) e deixe apenas um Elevador funcionando diariamente das 23h00 às 06h00.
21. Coloque um sensor de peso em cada Elevador. Ele não sairá do lugar com excesso de peso.
22. Caso não seja usado, utilize o apartamento do Zelador para Cursos diversos, Monitores de Lazer, Aulas de Dança, um segundo Salão de Festas, etc.
23. Em Condomínios comerciais, o apartamento do Zelador pode ser modificado para ser arrendado e explorado como Escritório temporário ou Sala de Convenções por um dia ou mais. Dá uma boa grana.
24. Em Condomínios comerciais a garagens podem ser arrendadas por uma empresa do ramo, e sua renda irá proporcionar uma significativa renda de peso, se juntada à ela, for considerada a economia que se fará, pelas despesas de troca de lâmpadas e reatores, assim como, varrição diária, lavagem mensal das garagens e pinturas gerais que não mais serão feitas pelo Condomínio, enquanto o contrato estiver em vigor.
25. Quando um Condomínio trabalha com o número ideal de funcionários, é inadmissível a permissão de horas extras. Só são justificáveis á noite e aos sábados domingos e feriados quando não há substituto. Ao Zelador só é justificável pagar horas extras, pra substituir pessoal á noite, ou quando ele fica além do horário nas emergências.
26. Selecione no meio dos inúmeros prestadores de serviços que comparecem diariamente no Condomínio, aqueles que têm as melhores recomendações. O Condomínio precisa ter sempre a mão, um profissional polivalente que tenha bons preços e que entenda bem um pouco de tudo, Eletricidade, Encanamento, Pedreiro, Pintor e Serviços gerais. Nas emergências qualquer profissional pode trabalhar bem, desde que tenha um Síndico ou Zelador que entenda do riscado ao lado desse profissional. Só aí o Condomínio irá economizar um montante considerável e alto durante o ano.
NOTA: É preciso que a Portaria e o Zelador tenham sempre a mão, o telefone de um profissional desses, para chamar e mandar fazer qualquer serviço de emergência na ausência do Síndico, sem a necessidade de se preocupar com quanto vai custar, uma vez que o Síndico já autorizou previamente o profissional para qualquer emergência.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.