O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Responder pergunta

Luciano Octavio de Moraes

É correto o síndico indenizar unidade que teve bicicleta roubada sem convocar A.G.E?

Por Luciano Octavio de Moraes

Outras respostas (3)

angel ramon quintana
angel ramon quintana

Respondeu há mais de 1 ano

DEVERES DO SINDICO ART 1348 DO CODIGO CIVIL IV - cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia; ele não deve ressarcir ao menos sem anuência da assembleia,todo cidadão tem direito de processar a condomínio o caso e si procede o não e em este caso não procede

Maria Aparecida Ribeiro
Maria Aparecida Ribeiro

Respondeu há mais de 1 ano

Se o RI estabelece que o condomínio não se responsabiliza por furtos no interior da garagem, o síndico jamais pode cobrar dos condôminos essa despesa. Até mesmo porque é de responsabilidade do dono da bicicleta. Aqui no meu prédio, podem até guardar bicicleta no condomínio desde que sob responsabilidade de cada um.

Luizfelipe Advogado
Luizfelipe Advogado

Respondeu há mais de 1 ano

Luciano, o que determina os direitos e obrigações em uma relação condominial é a sua convenção, na sua ausência, o Regimento Interno.
No seu caso, você se refere ao RI, mas procure saber acerca da existência da convenção. Se não houver nada estipulado no sentido de indenizar o condômino que teve sua bicicleta furtada, entendo que nada deveria ser restituído ao condômino referido.
Isso pode motivar a não aprovação das contas do síndico, ao final de seu cargo.
Assim, sugiro que faça constar no livro de reclamações o ocorrido. Se não for solucionado o problema, convoque você mesmo uma AGE com o assunto supra em pauta.
Att.

LF

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.