O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Responder pergunta

Sandro de Alvarez

Qual é a regra para verificação das pastas do condomínio?

Por Sandro de Alvarez

Outras respostas (6)

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Sandro a lei não disciplina o assunto, de forma que cada convenção é livre para fazê-lo, ok?

E é bastante usual que os síndicos dificultem dessa maneira "hora marcada, na presença, etc.".

De concreto é certo que a guarda dos documentos é de responsabilidade do síndico, de forma que os documentos originais ele não é obrigado a emprestar. No meu caso, cada condômino pode ir na administradora e verificar o que quiser, pelo tempo que achar necessário (no horário comercial, claro). Mas sinceramente: o que eu mais vejo é síndico autoritário ou enrolão dificultando as devidas fiscalizações.

Minha sugestão pessoal a você: já que a desculpa é sempre a mesma "guarda de documentos é responsabilidade do síndico" leve para a assembleia as seguintes sugestões:
- pasta com xerox de todos os documentos à disposição de quem quiser vê-las;
- digitalizar as pastas.

O custo é marginal, quando se pensa na transparência, ok?

Boa sorte

Dona Síndica
Dona Síndica

Respondeu há mais de 1 ano

OI Sandro,

Sim. Conforme a Lei, o síndico é obrigado a prestar contas em Assembleia, uma vez ao ano. Este é o momento que o condômino tem de tirar todas as dúvidas e ter todos os esclarecimentos que precisar.

Fora da Assembleia, o condômino pode ter liberdade de verificar as pastas, mas não poderá levá-las para casa. A responsabilidade da guarda delas é do síndico. Essa regra é disciplinada pela Convenção, então consulte-a para ter certeza de mais detalhes.

Se desconfia das atitudes do síndico, em Assembleia solicite auditoria nas contas.

Se puder detalhar suas desconfianças, poderei auxilia-lo melhor.

Abç

Tatiana Corovtchenco
www.donasindica.com.br

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Tati o Sandro não está falando de prestação de contas, e sim de exibição de documentos. Embora a lei não regulamente o assunto, a justiça majoritariamente tem entendido que é um direito de todos os condôminos verem as pastas, fora da assembleia inclusive, ok?

Até porque nós duas sabemos que no "calor da assembleia" o síndico ladrão vai enrolar e não vai mostrar nada, sob os aplausos deslumbrados das eternas "vaquinhas de presépio" que frequentam as assembleias.

Eu mesma já consegui, na justiça, o direito de verificar as pastas de contas aprovadas em duas assembleias; o juiz determinou que a ladra apresentasse os documentos nos autos. Claro que ela fugiu do prédio com todo o dinheiro que tinha roubado (e não foi pouco).

Então é uma atitude salutar que os condôminos examinem as pastas; quem não tem nada a esconder disponibiliza isso. E caso a convenção seja omissa a assembleia pode deliberar sobre essa exibição de documentos, ok?

Abraços

Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Sandro não há uma regra definida, mas se houver estará na sua Convenção.
É prática comum que os síndicos agendem hora e tempo para que o interessado em ver as pastas possa fazê-lo, normalmente na frente do síndico e / ou de conselheiros, aliás, estando o síndico presente pode na mesma hora esclarecer eventuais dúvidas.
Ao dizer que vc não vê sentido em ser vigiado, eu discordo, vc mesmo escreveu que seu relacionamento com o síndico é péssimo, então ele pode pensar que vc possa de alguma forma querer prejudica-lo adulterando ou mesmo retirando algum documento.
OK?!

Compliance Sindico Profissional
Compliance Sindico Profissional

Respondeu há mais de 1 ano

Sandro,

Consulte a convenção e se omissa, na pratica o síndico agenda horário para que vc tenha vista da pasta. Essa cautela é prudente e deve o síndico adotá-la, vez que, é o responsável pela guarda dos documentos do condomínio. Ademais, e como já, essa falta de afinidade respeitosa entre vc e o síndico, repercute na falta de confiança.

celso candido de oliveira
celso candido de oliveira

Respondeu há mais de 1 ano

é bom que alguem esteja presente para sanar suas dúvidas ex em meu condominio
limpeza da caixa dágua e desratização em 2012- 1.150,00 em 2013 5.127,50 o sindico vai me mostrar as pastas e me explicar qual o motivo da brutal diferença
boa sorte

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.