O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Responder pergunta

roberto waldow

A manutenção da rede de gás nas áreas comuns é do condomínio e, das unidades privadas?

Por roberto waldow

Outras respostas (4)

Julio Vieira
Julio Vieira

Respondeu há mais de 1 ano

Olá Roberto, como vai?

É uma questão polêmica. Veja o que diz essa materia abaixo do SíndicoNet:

"...Apesar da instalação de gás ser composta por diferentes canos, todos individualizados, cada qual servindo a uma dada unidade, é considerada coisa comum, tendo em vista o potencial de perigo que cerca o assunto e por conta da instalação percorrer áreas de uso comum.

Desta forma, tanto a instalação, quanto a manutenção dos canos de gás, são de responsabilidade e incumbência do condomínio, e seus gastos deverão ser arcados por todos os condôminos, com base no critério de rateio de despesa previsto na Convenção..."

Materia completa:
www.sindiconet.com.br/7598/Informese/Gas-instalacoes/Manutencao-das-instalacoes-de-gas


abs!
julio

Angelina Somolanji R. Oliveira
Angelina Somolanji R. Oliveira

Respondeu há mais de 1 ano

É complicaddo mesmo, pois por exemplo em meu condomínio em SP, a rede de gás é bem antiga da década de 60.
Conforme foi dando vazamentos de gás, o pessoal foi refazendo por instalação por fora (mais segura) e arcou com os custos.
O certo seria o condomínio como um todo refazer toda a linha de gás fazendo por prumadas por fora, mas o pessoal que não tem problema não aceita pois sai caro. O pessoal que já fez por fora também não aceita pois já gastou a um tempo atrás e não vai gastar de novo.
Eu acho que só polemizei, mas ....

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

É do condomínio, pois fica na área comum. A despesa é rateada para todos, de acordo com as frações ideais.Embora se diga que a despesa é do condominio, entenda que as despesas doo condomínio são pagas por todos os moradores.

E. Rui Franco
E. Rui Franco

Respondeu há mais de 1 ano

rOBERTO, a praticidade e a segurança, vai falar mais alto que o texto da Lei. Externamente até o registro, é do Condomínio, internament é do Proprietário, porém é mais seguro e mais barato a manutenção ser feita pelo Condomínio. O proprietá só vai se tocar, quando fizer booof na cara dele. Agora como o Síndico ( zelador ou profissional acompanhado ) tem que sazonalmente verificar as instalações internas, de água principalmente, e elétrica, por que não o gás ? Evita acidentes e é salutar.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.