O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Responder pergunta

Camila Oliveira

Decoração de Natal

Por Camila Oliveira

Outras respostas (13)

nilo de araujo borges junior (advo)
nilo de araujo borges junior (advo)

Respondeu há mais de 1 ano

Prezada Camila São dias de festa onde se comemora o nascimento de cristo. Todos se mostram alegres e querendo tranferir a alegria para os demais. São poucos dias dos 365 que temos no ano. Quem não gosta de comemorar o nascimento de cristo e louvar o amor entre todos ? Sendo precário e justificado o ato não é alteração de fachada. Aliás, o próprio condomínio devidamente aprovado em assembleia deveria fazer uma decoração natalina. Todos vão gostar, claro menos os rabugentos que não gostam de nada rsrsrs Um feliz Natal . Nilo A. Borges Jr.

sidinei longo
sidinei longo

Respondeu há mais de 1 ano

Enfeites de NATAL ira deixar o condominio com outra cara, mas para nao ter atrito com alguns moradores, faz uma votacao de porta em porta sera mais rapido que uma assembleia, e tera por escrito a votacao.

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Camila, sim é alteração de fachada.

Vamos lembrar que a maioria das religiões Cristãs não comemora natal, tendo ainda os judeus, muçulmanos, budistas e etc.

Por tradição eu veria com a assembleia sobre a decoração do prédio. Só isso.

Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Assim como as bandeiras de times de futebol, as luzinhas de Natal alteram a fachada, por isso é melhor levar o assunto para a assembleia discutir.
Uma observação, não existe votação de porta em porta por escrito, se um dos rabujentos entrar na justiça, o juiz invalida facilmente esse tipo de votação.

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

E como o que não falta é rabugento né Amiga.

Se todos fossem como uma condômina minha... ela simplesmente disse na assembleia: como testemunha de Jeová eu não comemoro natal mas sei que vocês comemoram de forma que voto favorável aos enfeites. Não é o máximo de respeito ao outro?

Beijo

Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

É amiga, há pessoas com bom senso, até pq se a decoração for de bom gosto, nem se gasta tanto e fica bonito, mas o que vc escreveu é verdade, há várias religiões que não comemoram essa data e algumas até que comemoram em outras épocas.

Eu sempre oriento a decorar de forma mais genérica, não utilizar figuras religiosas (presépio), o tradicional Papai Noel e suas renas e uma árvore bem montada atende bem aos que comemoram e não irrita os que não comemoram.
BJ

ANGELICA THOMAZ
ANGELICA THOMAZ

Respondeu há mais de 1 ano

Camila.
Geralmente em condomínios nem que seja uma árvore de Natal, coloca-se na portaria.
Com relação a decoração do prédio (condomínio), deverá ter a aprovação dos custos em assembleia.
Alguns condomínios aprovam a decoração em janelas, mas cada um tem suas regras.

Angelina Somolanji R. Oliveira
Angelina Somolanji R. Oliveira

Respondeu há mais de 1 ano

Como todos já informaram é interessante discutir numa assembleia se for gastar muito. É uma coisa provisória de um mês mais ou menos mas sempre tem os que não gostam.
No meu condomínio permitimos sem exagero mas com retirada obrigatória no começo de janeiro. Eu decoro a portaria de modo simples e mesmo assim sempre tem os que acharam que não precisava ou que podia ser melhor. Nunca se agrada a todos mas fica só no "fala e fala" ninguém me solicita para tirar a decoração, mas cada condomínio é diferente.

Camila Oliveira
Camila Oliveira

Respondeu há mais de 1 ano

Obrigada pessoal! Pior que acabamos de fazer uma assembleia e agora que surgiu o primeiro pisca pisca nos atentamos para isso..proibir ou n? Pq no Regimento e Convenção diz:

k) não usar toldos externos, colar placas e cartazes de publicidade ou objetos estranhos à fachada do edifício;
5.1.1 É proibido mudar a forma externa das fachadas e das partes de uso comum, acrescentar cômodos que influenciem diretamente na volumetria da edificação, decorar as paredes e esquadrias externas, usar vidros e toldos ou pintar em cores ou tonalidades diferentes das usadas no conjunto do condomínio. É permitido o uso de telas de proteção na cor branca nas sacadas e janelas.

Mas no contexto, são quase 500 unidades, a maioria nunca morou em condomínio e muitos querem poder colocar seus enfeites natalinos. Pensei que a administração poderia autorizar os enfeites de natal, especificamente, durante um periodo..Será que pode?

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Citando seu RI: proibido "decorar as paredes e esquadrias externas". Responda à sua própria pergunta Camila, sabendo que síndico cumpre e faz cumprir as determinações da convenção, do RI e das assembleias.

Não está entre os deveres do síndico estudar exceções, permita por sua conta o natal e aguente o 02 de fevereiro, simples assim. Principalmente em uma comunidade tão grande é necessário manter a disciplina com mão de ferro ou a coisa fica feia.

Abraços

Anônimo
Anônimo

Respondeu há mais de 1 ano

Camila

se o pisca pisca for colocado na parte interna da janela ou do terraço ou da varanda não tem problema nenhum.

se o proprietario quiser montar uma arvore de natal no seu terraço ou varanda, tambem não tem problema nenhum.

Não ha de se falar em alteração de fachada.

marineu jorge figueiredo
marineu jorge figueiredo

Respondeu há mais de 1 ano

Camila,

Em se tratando de NATAL, dia do nascimento de CRISTO, você, na qualidade de subsíndica juntamente com a sindica, convoque uma AGE e solicite a assembleia autorização para decorar se edifício. Garanto que vai ser fácil e que todos vão gostar e concordar!
"Desejo a você e aos seus vizinhos, um FELIZ NATAL e um próspero ANO NOVO".
Boa sorte!

Abraços,

Vinicius Marion
Vinicius Marion

Respondeu há mais de 1 ano

No nosso condomínio alguns moradores decoraram as janelas com luzes no ano passado, e apesar de ser um condomínio grande, não houve nenhuma reclamação, sem sequer informal. Acho que é uma preocupação desnecessária, mas se quiser se sentir mais segura, encaixe esta pauta em alguma assembleia próxima.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.