O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Responder pergunta

Vagner Nicolau

Um condômino quer colocar um aparelho de AR condicionado no apto, mas o aparelho ficara na sacada.

Por Vagner Nicolau

Outras respostas (6)

Jose Alberto da C. Cordeiro
Jose Alberto da C. Cordeiro

Respondeu há mais de 1 ano

Caro Vagner

Na minha opinião se altera a fachada não pode e também é preciso ver se a rede elétrica comportaria a instalação de vários aparelhos, pois os demais moradores acharam que tem o direito.
Abaixo duas decisões judiciais contra a instalação de aparelhos de ar condicionado.
Nos novos prédios com sacadas "gourmets" as construtoras já entregam com uma área específica para instalação dos aparelhos de ar-condicionado.
Solicite ao síndico para que seja levado este assunto a uma assembleia e vejam quais as alternativas, pois morar em Ubatuba é excelente, mas com ar condicionado seria melhor.

Segundo essa e essa decisão, do Tribunal de Justiça de São Paulo, sim. Nesse caso, como a edificação é antiga, há também o fator de que nem todos os moradores poderiam instalar o aparelho, por falta de capacidade da rede elétrica do local.


Ementas:

1)
Condomínio - Retirada de aparelhos de ar condicionado externos na unidade pertencente ao autor. Improcedência. Descabimento. Situação que, além de irregular (vedação expressa à deliberação assemblear), implica em alteração da fachada do prédio. Prova pericial que, embora conclua que a instalação do ar condicionado na unidade do autor, por si só, não sobrecarregaria as instalações elétricas do prédio, fez a ressalva de que o contrário ocorreria se os demais apartamentos também instalassem o mesmo aparelho. Decreto de procedência da ação que implicaria em tratamento privilegiado ao autor, em detrimento da massa condominial. Precedentes envolvendo, inclusive, o mesmo condomínio. ( 01/09/2010), do Tribunal de Justiça de São Paulo



2)
Condomínio - Instalação de aparelho de ar condicionado na parede lateral externa do edifício. Situação que, no caso concreto, altera a estética e a harmonia da fachada. Proibição expressa na lei e na convenção do prédio. Necessidade de vedação a tal conduta, diante da evidência de que a rede elétrica do edifício não suportaria igual providência que viesse a ser adotada pelos demais condôminos. (18/12/2008), do Tribunal de Justiça de São Paulo

Arquiteto José Antonio
Arquiteto José Antonio

Respondeu há mais de 1 ano

Olá Vagner,

Boa tarde!

Na sacada, não tem um outro local que poderia ser instalado esta condensadora do ar condicionado?
O ideal é que sejam feitos alguns estudos para estas instalações, assim, pode se ter um padrão destas instalações, de uma forma alinhada dos equipamentos, imagine cada apartamento instalar o seu equipamento em locais diferentes e desalinhado.

Por isso que vem a ser bom estudos destas instalações e em posterior um projeto, projeto este com as especificações de um equipamento padrão, além dos drenos, fiações...........enfim.

A disposição

Anônimo
Anônimo

Respondeu há mais de 1 ano

Vagner

sim, pode ser colocado na sacada dele, sem problemas.

quanto ao consumo de energia, aos desavisados , um aparelho tipo split moderno consome tanta energia quanto uma televisão de 42 '', não sendo necessaria adequação nenhuma, tanto na fiação quanto do quadro de energia.

Osni - Assembleia.Click
Osni - Assembleia.Click

Respondeu há mais de 1 ano

Sr. Vagner

Como já disse aqui mais de uma vez, e sobre esse mesmo assunto, existem "problemas" novos que não podem mais ser considerados apenas pelas Convenções velhas.
Tivemos a época das redes de proteção (hoje quase nem se fala mais), envidraçamento de sacadas (também virou assunto batido) e agora os Split que, como afirmou o Roberto, dá para instalar tomando algumas providências. Então está na hora de começar a repensar no tema e achar uma solução porque, assim como as telas de proteção, os envidraçamentos, o ar split veio para ficar e na sacada e não mais naquele "buraco" que algumas construtoras deixavam.

Anônimo
Anônimo

Respondeu há mais de 1 ano

Osni

Boa Osni, esse é o caminho.

Ja percebeu que aqui em São Paulo, voce não ve mais as "boca de jacare" nos edificios, e alguns ate fechando essa area, pois não eram utilizadas.

Pois bem, desde 2010, com o advento do Split, essas bocas desapareceram.

cada proprietario tem que cuidar das instalações de sua casa e ponto.

o que tenho visto é padronização na fachada com acabamento arquitetonico, me surpreendeu o resultado final, muito bom mesmo.

nilo de araujo borges junior (advo)
nilo de araujo borges junior (advo)

Respondeu há mais de 1 ano

Vagner que tamanho é esse aparelho ? existem aparelhos e aparelhos. De outro parte não tem outro local ? não tem área de serviço ? tipo aeração do prédio. Coloquei a máquina que busca o ar na área de ventilação, ficando respeitada a fachada. Uns metros a mais de dutos e tudo se resolveu. E cuidado com a saída da água. Nilo de Araújo Borges Junior

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.