O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Responder pergunta

Wellington silva

Normas para a lixeiras de condomínios

Por Wellington silva

Outras respostas (4)

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde! Welington ,pelo o seu relato e um pouco de conhecimento que você está se referindo a nova lixeira que inevitavelmente fará parte de novos projetos construtivos.

Se realmente é isso essa competência é municipal e a é o Códde Obras ( CO), dê uma olhada.

Quem fiscaliza deve informar a lei.

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva

Respondeu há mais de 1 ano

Wellington - As exigências para a construção de lixeira em condomínios verticais são estas, sendo em condomínios horizontais a lixeira tem que ter potão que dá para a rua e ficará destrancado na hora de passagem do caminhão que faz este recolhimento. Estas foram as exigências para a construção da lixeira em meu condomínio horizontal exigidas pela Prefeitura de minha cidade em 1998. Tem que ter um ponto de Luz para caso do caminhão passar na parte da noite e os seus empregados recolher o lixo, vendo o que estão fazendo. Torneira será usada para lavar o local quando houver necessidade e os latões, após cada descarga do lixo. Potão vedados para evitar que insetos e roedores entre no local e fique ali proliferando. Tambores tem que ter tampas, evitando que roedores entre e quando o recipiente for manuseados, evitar ser mordidos, porque eles causam doenças, podendo levar a morte. Os ralos tem que ser fixos, evitando que os mesmos sejam levantados por ratos e este penetre no interior da lixeira. Portanto siga as exigências da Prefeitura local. 0k

CADU
CADU

Respondeu há mais de 1 ano

Também quero saber se existe uma norma ABNT, legislação especificando que as lixeiras internas do condomínio devem permanecer tampadas para não proliferarem insetos e roedores.

Anônimo
Anônimo

Respondeu há mais de 1 ano

“Só pode ser justificado o que já sofreu acusação no decorrer do tempo”
Dietrich Bonhoeffer (Ética)

Sr. Cadu,

Boa noite,

Você pode: 1) reunião assinaturas de 1/4 dos condôminos para convocar uma assembleia para aprovar a regra do fechamento das lixeiras ou 2) obter uma ordem judicial, de acordo com o Código Civil e com as decisões do Tribunal de Justica do Estado do Rio Grande do Sul e Superior Tribunal de Justiça proferidas em situações exatamente iguais à sua, embora se respeitem as opiniões leigas, não jurídicas e interpretações pessoais em contrário

Este é o procedimento que tenho adotado com sucesso em situações como esta.

À disposição para maiores esclarecimentos,

******** (São Paulo e PORTO ALEGRE)
ADVOGADO, palestrante, Especialista em Direito Imobiliário e de Condominial
Coach em administração de condomínios
WHASTAPP (11) 99398-4151- SOMENTE EM DIAS ÚTEIS E DAS 9H AS 19H
https://www.instagram.com/luc008/

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.