10 pecados do síndico

Ser síndico não é missão para qualquer um. Para evitar que você erre justamente onde não deve, veja quais são os 10 "pecados"!

1. Fornecedores sem seguro de vida

Nesse caso, se o funcionário da empresa contratada falecer ou sofrer um acidente durante o trabalho no condomínio, o empreendimento deverá pagar indenização .

2. Seguro vencido

01

Contratar/renovar o seguro do condomínio é uma das obrigações do síndico expressa no Código Civil. Caso haja eventos que danifiquem instalações ou prejudiquem pessoas, o gestor responderá do próprio bolso.

3. Assembleia irregular

02

Isso acontece quando a reunião não foi convocada nos moldes da convenção do condomínio, por exemplo. Qualquer decisão advinha deste encontro não terá validade jurídica.

4. Oferecer descontos aos inadimplentes

03

Esse dinheiro não é do síndico, mas da coletividade. Ele pode ter que devolver ao condomínio o que foi abatido dos inadimplentes, além de responder por má gestão.

5. Descuidar da manutenção

04

A manutenção constante nos equipamento evita acidentes. Caso alguém fique ferido ou morra, o síndico pode responder por criminalmente e ainda ter que cobrir os estragos do próprio bolso.

6. Falta de comunicação entre os moradores

03

Isso desgasta a relação com os moradores e se o síndico não se mostra acessível, dá a impressão que não sabe dialogar, é pouco democrático e transparente.

7. Não pagar encargos sociais e impostos

03

Sendo este um direito do trabalhador, seja ele do condomínio ou de uma terceirizada, a pendência pode gerar uma ação trabalhista e dívida junto a órgãos como INSS e o FGTS.

8. Obras em aprovação

03

Se o síndico aprovar uma obra (que não seja emergencial) sem a anuência da assembleia, pode ser obrigado a desfazer a reforma e a ressarcir o condomínio do próprio bolso.

9. Exposição dos inadimplentes

03

Pode gerar danos morais contra o condomínio! O síndico não pode deixar de informar quais unidades estão devendo, porém, deve fazê-lo sem constranger ninguém.

10. Destinação de fundos do condomínio

03

Diferentes fundos são pagos por diferentes pessoas. Não respeitar a finalidade de cada caixa pode levar o síndico a restituir esses valores do próprio bolso.

Clique e leia mais!

O que fazer para não cometer esses pecados?