Abaixo-assinado 
 em condomínios 


Em qual situação usar e como elaborá-lo.


 Quando é usado? 

Quando os moradores não conseguem resolver uma situação diretamente com o síndico. Então, buscam ajuda dos vizinhos para somar forças.


Deve conter:
- Destinatário
- Parte dos fatos e fundamentos
- O pedido
- E a assinatura dos moradores

 Como moradores
 podem fazer um abaixo- 
 assinado para o síndico? 

 Além disso... 

Deve estar em destaque o nome do síndico, o cargo e o nome do empreendimento. Em seguida, um texto de apresentação da solicitação com as justificativas.


 Atenção! 

Detalhe os fatos, afinal, essa etapa é fundamental para conseguir uma resposta positiva do síndico. Além disso, o documento deve ser escrito de forma objetiva. 

 Argumentação 


É fundamental para convencer o destinatário! Por isso, dependendo do caso, use embasamento jurídico e/ou técnico para defender a solicitação. 


Deve haver espaços enumerados para colocar o nome e assinatura das pessoas.

 Área de assinatura 


É aconselhável que conste apenas o número da unidade. Segundo a lei de dados, só o mínimo deve ser coletado, portanto, evite colocar RG, CPF ou outras informações pessoais no documento.

 LGPD 


É interessante nomear um responsável dentre as pessoas que assinaram o documento. Assim, o destinatário (síndico) consegue centralizar a comunicação.

 Porta-voz 


Não se esqueça de mencionar o local e a data.

 Ao final do documento... 


Não deve ignorar o abaixo-assinado. O ideal é marcar uma reunião com o responsável para entender e resolver a demanda da melhor forma possível.

 O papel do síndico 

Assista ao vídeo e confira!

 Quer saber quando o 
  abaixo-assinado 
 deve ser utilizado?