Brigada de
 incêndio no
 condomínio

Descubra o que é, para que serve e como funcionam.

O que é?

É uma empresa contratada pelo condomínio que é especializada em treinar moradores para lidarem em caso de incêndio.

O treinamento deve ser anual ou se houver alteração de 50% de membros da brigada.

Quando deve ser feito?

Critérios básicos para
 seleção de candidatos a
 brigadista

- Permanecer na edificação;
- Preferencialmente possuir experiência anterior como brigadista;

- Possuir boa condição física e boa saúde, além de bom conhecimento das instalações;
- Ter responsabilidade legal;
- Ser alfabetizado.

Organização da brigada

- Brigadistas: Quem executa as atribuições de avaliação dos riscos existentes de combate a incêndio;
- Líder: Responsável pela execução das ações na sua área de atuação;

- Chefe da brigada: Responsável por uma edificação com mais de um pavimento/compartimento;
- Coordenador-geral: Responsável geral por todas as edificações que compõem uma planta.

Candidatos a brigadistas devem frequentar curso com carga horária mínima de 12 horas, sendo a parte prática de, no mínimo, 4 horas.

O treinamento

Deve ter formação em Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho, registrado nos Conselhos Regionais competentes ou no Ministério do Trabalho.

Profissional habilitado
 para treinamento...

Os treinadores devem ser engenheiros de segurança, além de curso de no mínimo 100 horas de primeiros socorros e 400 horas de combate a incêndios.

Já em edificações de alto   risco...

Leia a matéria completa aqui!

Gostou do conteúdo?